Diretoria da ABS-DF eleita em 1109

Novos ares para a Associação Brasileira de Sommeliers do DF (ABS-DF) que empossa nova diretoria

No último dia 23/9, tomou posse oficialmente a diretoria da recém fundada Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF).

Diretoria empossada da nova Associação Brasileira de Sommelier do Distrito Federal

O processo foi concluído após registro em cartório do resultado da assembleia que elegeu a diretoria da entidade em 11/09, ocasião em que foi aprovado o estatuto social da organização, que tem chancela da ABS-Brasil. À frente da nova entidade está Sérgio Pires, como presidente, e Cláudia Oliveira, como vice-presidente. Ambos sommeliers profissionais e com vasta experiência na área de Educação em Vinhos, destilados e outras bebidas.

Para a implantação efetiva da entidade foi necessário um trabalho minucioso realizado durante meses. “Como não havia mais ABS na cidade, pois a ABS Brasília fora descredenciada pela ABS- Brasil, um grupo de ex-professores se uniu para viabilizar uma nova ABS no Distrito Federal”, explica a vice-presidente Cláudia Oliveira. Para ela, que esteve à frente das negociações junto à ABS nacional para viabilizar a implantação da nova entidade,“Brasilia é um mercado importante para o comércio de vinhos e há grande demanda de profissionais buscando maior profissionalização, além de apaixonados por vinhos querendo conhecer mais sobre a cultura enogastronômica e vitivinícola”. Na prática, a instituição veio suprir uma lacuna deixada pela antiga ABS Brasília. ”Seria uma grande perda para o Distrito Federal não poder contar com a expertise da ABS para cursos e eventos de vinhos e demais bebidas ”ressalta a vice-presidente Cláudia Oliveira.

Sérgio Pires, presidente da ABS-DF

O presidente eleito da nova associação, Sérgio Pires, sabe que tem uma importante missão pela frente, mas diz estar bastante empolgado com o desafio. Ele revela os planos que pretende desenvolver com o apoio dos sócios fundadores: “Além dos cursos de vinhos, inclusive o de formação de sommeliers profissionais, vamos oferecer também capacitação focada em outras bebidas e serviços, visando atender a mão de obra local, ou seja, garçons, bartenders etc. Projetos de inclusão  para os portadores de deficiências (visual, auditiva ou de locomoção) em nossos cursos e mídias também estão em nossos projetos, além de apoio ao desenvolvimento do setor vitivinícola do terroir do cerrado”.

 

A história e o legado da (antiga) ABS-DF

A Associação Brasileira de Sommelier do DF- ABS/DF,  entidade  sem fins lucrativos que tinha a premissa de agregar  apreciadores de vinho,  foi fundada em Brasília em 22 de agosto de 2001 pelo carioca Antônio Duarte. A primeira sede da seccional  do DF teve a benção do restaurateur Francisco Ansiliero que abriu as portas do seu restaurante para a primeira sede da entidade.

O objetivo à época era  propagar o conhecimento sobre a arte de degustação, e  por anos atuou fortemente na qualificação de  profissionais do vinho, que hoje são sommeliers premiados e atuam em restaurantes da capital.   A  seccional do DF teve o  esforço e empenho coletivo de um grupo de dedicados apreciadores do vinho, que  perceberam à época o crescimento dos setores de gastronomia e enologia e o interesse dos brasilienses pelo assunto,  o que gerou  um papel muito relevante ajudando a transformar a história do setor.

Em 2011 a diretoria da ABS-DF atuou  incansavelmente junto à parlamentares para concretizar o reconhecimento da  profissão de sommelier,  o que finalmente  aconteceu pela Lei Federal 12.467 assinada pela então presidente Dilma Rousseff, e que regulamentava o exercício da profissão de Sommelier,  dando a devida  importância ao profissional no setor de alimentos e bebidas.  Essa conquista foi um marco para a profissão que passou a ser mais valorizada em todo o Brasil.

Prova de serviço de vinho da Homologação Profissional de Sommelier promovido pela ABS-DF

Outro legado da ABS-DF foi trazer para Brasília a disputada e concorrida Homologação Profissional de Sommelier, que antes ficava apenas no eixo Rio-São Paulo  e finalmente contemplou os profissionais do DF.  A primeira edição da  homologação foi realizada em 7 de outubro de 2013 em conjunto com a  ABS/Brasil, e contou com a presença do presidente à época Danio Braga, além de outros diretores da entidade.

Tive a honra de participar da segunda edição do certame como avaliadora da prova do serviço de vinho, e para ilustrar a importância do evento, posso dizer que era idêntico a um Concurso Nacional de Sommelier, pois tinha o objetivo de distinguir os melhores profissionais que  após aprovação com média em provas teóricas e práticas do serviço do vinho, eram certificados e tinham a reconhecida competência profissional, e os aprovados passavam a fazer parte de um seleto time de profissionais no Brasil detentores do exclusivo botton verde-amarelo.

Outro importante projeto  que a ABS realizou em parceria com  a UPIS, foi  o Curso de Extensão Preparatório para Sommelier, que oportunizava aos interessados  ingressar no mercado de trabalho com uma qualificação de alto nível, para atuação nos mais diversos ramos da comercialização do vinho, com destaque para o segmento de  restaurantes. Este curso tinha duração de 16 meses e as perspectivas eram que o profissional já saia habilitado para o mercado de trabalho.    Porém, tantos feitos não foram suficientes para que a ABS-DF, se mantivesse atuante em Brasília e amargasse um triste fim. Após anos sem renovação de diretoria e com uma gestão centralizada a entidade perdeu forças e recursos, e, sem sede, ficou completamente inoperante por diversos anos o que culminou com o  lamentável descredenciada da ABS-Brasil.

 

Sobre a ABS-DF (nova entidade) e sua diretoria 

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF) é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo divulgar a cultura nacional e internacional relativa ao vinho e outras bebidas, tanto em relação ao cultivo, produção, experimentação e avaliação respectiva. Além disso, visa  propagar conhecimentos  da área por meio de cursos regulares destinados a profissionais e amadores. A nova ABS é uma das 13 entidades seccionais vinculadas à Associação Brasileira de Sommeliers Brasil, que tem sede no Rio de Janeiro.

Presidente – Sérgio da Silva Venancio Pires

Vice-Presidente – Cláudia Silva Oliveira

Secretário – Jorge Salim Waquim

Diretor Tesoureiro – Rudinei dos Santos

Diretor Executivo Pedagógico– Juan Jose Verdesio Bentancurt

Diretor Executivo e Consultor de Mercados – Cyro Torres Junior

Diretora Executiva de Mídia e Relações Públicas – Etiene  Gomes de Carvalho

Diretora Executiva de Eventos – Alessandra Freire de Mendonça

Diretor Executivo – José Valter Teles da Silva

Conselho Fiscal: Adriana de Oliveira Aguiar, Antonio Ricardo Kowalski e Mara Flora Lottici Krahl.

 

Edição: Su Maestri

Crédito foto da Diretoria: Divulgação da assessoria

Crédito foto de Sergio Pires: Bárbara Cabral

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta