O restaurante que acaba de abrir as portas na 215 Sul propõe uma imersão na culinária do Mediterrâneo
As incertezas provocadas pela pandemia no início do ano foi o estopim para que bares e restaurantes mundo afora interrompessem suas atividades temporariamente, e até fechassem, em alguns casos, definitivamente portas de tradicionais restaurantes. Porém, a crise mundial não impediu que outras operações gastronômicas começassem a funcionar na contramão das estatísticas desanimadoras.
Empresários e chefs com grande dose de empreendedorismo desafiaram os prognósticos e apostaram em novos projetos gastronômicos. Esse foi o caso do novíssimo Istambul Restaurante e Bar que acaba iniciar suas atividades na 215 Sul – antigo ponto do Empório Árabe – que tem à frente do empreendimento os palestinos Nader Nadi, o irmão Abdel Nadi e o primo Issan Karaja, que já administram negócios na cidade no ramo de roupas infantis e varejo de alimentos.
Um início de incertezas
Issan conta que inicialmente o trio pretendia abrir um bar para apreciadores de narguilé, um tipo de cachimbo de origem árabe, muito utilizado em países Africanos, asiáticos e do Oriente Médio, e bastante apreciado pelo público jovem da capital. A ideia, porém, logo foi descartada quando analisaram o grande espaço físico do imóvel destinado ao novo empreendimento, e as possibilidades de uma operação na área de gastronomia, já que o ponto – 215 Sul- propiciava um negócio no segmento.
A chegada da pandemia veio exatamente no momento decisivo para os empresários que, mesmo na adversidade tomaram a decisão de continuar tocando as obras do restaurante. Nader, conta que o período de obras foi também um momento decisivo de aprendizado e de conhecimento do segmento gastronômico de Brasília.
Cozinha Mediterrânea é o foco do Istambul
O estilo mediterrâneo da gastronomia do Istambul foi determinado pelas origens dos proprietários palestinos. Tendo como filosofia a valorização do sabor simplista dos produtos frescos, preparos leves e cozimento delicado, a cozinha mediterrânea muito versátil, visa valorizar os sabores originais dos alimentos, e é muito consumida em países do norte da África, sul da Europa e o oeste da Ásia. Na África, o mar Mediterrâneo banha o Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos. Na Europa, países como Espanha, França, Mônaco, Itália, Malta, Eslovênia, Croácia, Montenegro, Grécia e Turquia, e na Ásia, a Síria, Líbano, Israel e Palestina.
Para dar vida ao ousado menu em terras brasilis, o sócio Nader Nadi que comanda a parte operacional do restaurante convidou o experiente consultor e chef de cozinha Edilson Oliveira, que teve a missão de elaborar o menu, e o desafio de preparar pratos árabes. Desafio aceito, o chef com larga experiência em panificação e confeitaria surpreendeu a todos com o preparo de diversos pratos da culinária árabe, especialmente no preparo de um típico doce sírio, o knafa, preparado com pasta cabelinho de anjo, calda delicadíssima de água de rosas preparada pelo próprio chef, queijo de cabra e finalização com pistache crocante. O famoso doce é acompanhado de sorvete de pistache. Uma iguaria que já está sendo considerada a estrela das sobremesas da casa. Orgulhoso, Edilson revela que os sócios se emocionaram com o sabor que ele conseguiu imprimir nos pratos, incluindo o pão sírio assado na pedra, preparado no restaurante como manda a tradição.
Menu Diversificado
Inicialmente o cardápio do Istambul Cozinha Bar foi elaborado com muitas opções de pratos mediterrâneos, porém, recebeu recentemente uma alteração para torna-lo mais enxuto facilitando o comensal em sua escolha. Para começar com as entradinhas o chef indica uma sequência de delícias como o pão sírio feito na pedra, babaganuche (pasta de berinjela), quibe cru, homus (pasta de grão-de-bico) e a coalhada seca. No cardápio principal, o arroz de pato a $ 69,90, ragu de rabada com polenta cremosa por $ 59,90. Um dos destaques do Istambul é o cordeiro, que é abatido de acordo com os preceitos e as normas islâmicas, sendo o carré marinado no vinho tinto e assado lentamente. O prato vem escoltado com arroz de lentilha e cebola crocante por $ 69,90. Uma grande seleção de pratos com frutos do mar e peixes são o destaque da casa, incluindo polvo e bacalhau. O delicioso camarão grelhado com risoto de queijo brie e castanha sai por $ 79,90.
A Adega
A Adega do Istambul é uma atração à parte. Com arquitetura moderna e elegante está localizada em ponto central da casa. Possui 120 rótulos passando por países do velho mundo como, Portugal, Espanha, França e Itália, sem naturalmente esquecer os ótimos rótulos do Chile, Argentina e, claro, Brasil. A casa possui vinhos para todos os gostos com preços bem atrativos, indo dos rótulos mais envelhecidos até os mais jovens. Um dos destaques da adega do Istambul é o vinho libanês Reserve Du Couvent do Chateau Ksara, que pode ser solicitado ao sommelier. A casa também promove regularmente uma ótima promoção de vinhos. Outra atração são os drink’s diferenciados e refrescantes assinados pelo mixologista Rinaldo Honorato.
O restaurante possui área interna bastante arejada e varanda aberta para o jardim da quadra. As mesas estão com distanciamento atendendo todos os protocolos de segurança. Os horários de funcionamento são de terça a sexta, das 17h à 1h; sábado, das 12h às 2h e domingo, das 12h às 17h. Reservas pelo telefone 3223-5892.
Edição: Su Maestri
Imagens: Divulgação