Natal com inspiração no Cerrado. Com esse tema o chef dinamarquês Simon Lau Cederholm criou o menu natalino em cinco etapas, harmonizados com vinhos naturais da Bodega do Caetano. O jantar será no próximo dia 19/12 às 20 horas, no Aquavit. A inovação fica por conta dos vinhos naturais que serão servidos De novidade, pela primeira vez, uma harmonização de pratos com vinhos naturais. Serão oferecidos vinhos de regiões tradicionais do Velho e do Novo Mundo feitos a partir de uvas orgânicas e com baixa intervenção no seu processo de produção. Resultado final: o vinho expressa o terroir local com mais vivacidade e frescor. Vinhos sem maquiagem, saborosos e de qualidade. Para esta harmonização, Simon convidou Rodrigo Caetano e Daniel Bitar responsáveis pela Bodega do Caetano, que seleciona vinhos orgânicos, biodinâmicos, naturais e de baixa intervenção do Brasil e de outros países como Argentina, Chile, Espanha, Portugal, França, Itália, Eslovênia e África do Sul.
Antes do jantar Rodrigo Caetano e Daniel Bitar farão uma breve introdução sobre vinhos naturais e os vinhos que serão servidos. Por isso, pedimos, gentilmente, pontualidade.
Aperitivos
Canapé de pão preto com avocado e manteiga de pequi, Vol au vent de guariroba e peta com gergelim kalunga
Vinho: Sidra espumante, Quebrada del Chucao – Chile (Natural e Orgânico) – A Sidra Quebrada del Chucao é elaborada com diversos tipos de maçãs que são abundantes no sul do Chile, por exemplo, limona, pippin, niña, gravensteiner, entre outras. Muito aromática e de sabor rico, quase seco, cremosa, levíssima, com acidez encantadora.
Menu
-Tartar de pirarucu com folhas verdes, ervas da horta, caviar de tucupi e croutons de pão preto
Vinho : Crémant da Bourgogne Brut, chardonnay – Domaines Chermette – França – Esse Crémant de Bourgogne Brut traz toda a elegância da chardonnay de uma forma leve, originário de vinhedos com práticas orgânicas da Domaines Chermette. É seco, mas cheio de riqueza e elegância.
-Lagosta assada servida com mousse de gengibre silvestre de Goiás Velho, taioba e farofa crocante
Vinho: Trebbiano On the Rock, trebbiano – Era dos Ventos – Brasil – Trebbiano 100% provenientes dos Caminhos de Pedra, desengaçe, maceração aberta em lagar de basalto (rocha-mãe da Serra Gaúcha), construído especialmente para este vinho natural. A fermentação é espontânea, sem utilização de leveduras selecionadas, nem outro aditivo enológico. 30% do On the Rock permanece por 10 meses em uma barrica de carvalho francês usado e 70% fica em um pequeno tanque de inox. Não é filtrado.
-Pato de Natal em duas etapas:
Alface romana, fígado e torresmo de pato com vinagrete de laranja e mel de tiúba
Peito de pato grelhado, beterraba glaciada e molho de raiz forte
Vinho: Mount Abora Saffraan Cinsault – 2018 – África do Sul – O Saffraan é vinho tinto levíssimo composto de 100% Cinsault proveniente de vinhas orgânicas com manejo sustentável da região de Swartland na Africa do Sul. No nariz aromas de frutas vermelhas frescas, extremamente agradável e fácil, com taninos e acidez em equilíbrio .
Para adoçar:
– Bolo inglês do cerrado com cajuzinho cristalizado, castanha de pequi e cachaça envelhecido servido com sorvete de coco fresco
Vinho: Barouillet, la Gouyate, Tendre, 2018 – France – Esse belo rótulo do Chateau Barouillet (Região de Bergerac – França) biodinâmico impressiona por sua precisão e elegância. La Gouyate é um corte de chenin, muscadelle e semillon, colhidas em plena maturidade com algumas uvas botritizadas. Agradável aroma de frutas frescas. No paladar é redondo com uma ampla explosão de frutas, flores e mel acompanhada de frescor num conjunto levemente doce e persistente
Parea finalizar, Café do cerrado mineiro Arbor Gran Reserva, chá e petit four
Sobre a Bodega do Caetano:
A Bodega do Caetano comandado por Daniel Bitar e Rodrigo Caetano, é um seleto clube de vinhos, mas sem fidelidade. Nasceu de um projeto voltado a curadoria e venda de rótulos de vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos produzidos no Brasil e em diversas regiões vinícolas do mundo onde são utilizadas praticas sustentáveis na produção do vinho com mínima intervenção química possível. O objetivo é atender uma grande parcela da população consumidora de vinhos, que buscam um consumo cada vez mais consciente .
Bodega do Caetano trabalha com os seguintes produtores:
Nacionais: Era dos Ventos, Vivente Vinhos Vivos, Arte da Vinha, Vinha do Tempo, Lizette Vicari, Casa Viccas, Vanessa Medin, Cantina Mincarone entre outros
Internacionais: há rótulos da Espanha, Portugal, Eslovênia, França, Itália, Argentina, Chile, África do Sul, Alemanha.
Para acompanhar as seleções dos vinhos da Bodega do Caetano a dica e seguir o Instagram @bodegadocaetano, e informações osbre os vinhos no celular: (61) 99961-3021 com Caetano
Natal do Cerrado
Menu sem vinho R$ 310,00
Menu com vinhos R$ 440,00
Devido a pandemia teremos apenas 25 lugares.
Reservas pelo WhatsApp +55 61 991670000
Edição: Su Maestri