De gaúchos, a Vinhos Nacionais nasceu física há 10 anos e desde o ano passado passou a contar com loja virtual. O vinho brasileiro se tornou o cerne do negócio ainda em 2018, mas a virada de chave aconteceu mesmo na metade de 2019, quando a marca entrou para o mundo digital. A escolha já demonstrava que não poderia ter sido melhor, e este ano, com a pandemia, os sócios viram saltar de 30% para 90% a venda de vinhos e espumantes brasileiros. Hoje, são mais de 800 rótulos de 73 vinícolas localizadas em seis estados brasileiros, sendo eles: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Mas o trabalho de garimpar novos rótulos não para, ainda mais quando o desafio é ter opções também do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Pernambuco, onde também há produção de vinhos e espumantes. “Rodamos o mundo inteiro e seguimos apaixonados por vinhos nacionais. Nos tornamos ativistas do vinho brasileiro, tanto que a nossa loja virtual só tem rótulos nacionais. E a pandemia está permitindo que os consumidores descubram, percebam e aprovem a qualidade e diversidade dos rótulos daqui”, destaca Leonardo Curra, que divide a empresa com o irmão César, a mãe Eloisa e o pai Julios. “A Vinhos Nacionais é um lugar de liberdade. Aqui abrimos garrafas e mentes”, ressalta.
Administrador e sommelier, Léo, como é conhecido, explica que a mudança de comportamento do apreciador de vinhos gerada pelo Coronavírus, também influenciou na escolha do rótulo. Hoje, a preferência recai sobre produtos com maior valor agregado. “Os mais procurados são vinhos com valor acima de R$ 100. Antes da pandemia a realidade não era essa”. Léo relata que este ano já foram vendidas 60 mil garrafas, enquanto todo ano passado foram 33 mil e em 2018, 20 mil. “A procura pelos vinhos nacionais vem aumentando, consideravelmente, e isso nos deixa muito felizes. Acertamos na escolha, mas acima de tudo, vemos que o brasileiro já tem a percepção de que o nosso vinho tem qualidade, diversidade de estilos e excelente relação custo-benefício”, comenta.
Antes da pandemia, a loja chegava a ficar com um vinho nacional de R$ 300 parado por mais de 2 anos, o que não acontece atualmente. Com rótulos de vinícolas de pequeno, médio e grande porte, a Vinhos Nacionais tem como regra conhecer todas as vinícolas, degustar os produtos e ter uma política de negociação capaz de oferecer ao consumidor final preços justos. “Nenhum rótulo entra para o nosso portfólio sem antes ser degustado e aprovado por nós, safra a safra”, garante. A loja opera com rótulos com preços que variam de R$ 29,90 a R$ 799, com entrega em todo o país, sendo que São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os grandes mercados de atuação. Além de vinhos, espumantes e sucos de uva, a loja também vende azeites de oliva do Brasil.
Bebendo Liberdade
O reposicionamento da Vinhos Nacionais vem para conversar com o consumidor que, como a empresa, encontrou nos vinhos brasilieros um mundo novo, um ato de transformação e de liberdade para o consumo da bebida. Assim, além de contar agora com novo logotipo, que valoriza a intensidade, a clareza e as linhas orgânicas, a empresa assume um novo posicionamento institucional: Bebendo Liberdade.
Goles de história
A loja física da Vinhos Nacionais nasceu há 10 anos em Flores da Cunha. Em 2016, mudou-se para Caxias do Sul e no ano passado entrou para o mundo digital. A direção geral da empresa cabe ao pai Julios César Curra, que tem a esposa Eloisa Viapiana Curra como Diretora Financeira. Os filhos, César Curra, Sommerlier Internacional e Diretor de Compras, e Leonardo Curra, Especialista em Vinhos e Diretor Comercial, atuam mais diretamente com o mercado. A loja física está localizada na rua Bento Gonçalves, 2.921, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul. O endereço da loja virtual é www.vinhosnacionais.com.br.