Descubra como preparar bebidas refrescantes, saborosas e criativas com ótimos vinhos nacionais e importados
Quando chega o verão no Brasil, as palavras de ordem são frescor e descontração, que combinam com férias, praia, piscina e, claro, bebidas geladas. Além das famosas cervejas e caipirinha, existem outras opções de drinks a base de vinho perfeitos para o calor.
A Sangria e o Clericot estão entre os destaques. A seguir, você conhecerá a origem de cada uma delas e aprenderá a fazer receitas com excelentes vinhos branco e tinto nacionais e importados.
Sangria: refrescante, saborosa e alegre
A Sangria é bastante popular na Espanha e em Portugal. A bebida é originária da região da Andaluzia, localizada no sul da Península Ibérica. Ela remete a tradições e festejos típicos espanhóis e está presente em diferentes classes sociais.
Com o passar dos anos, a Sangria foi conquistando outros territórios e hoje ocupa o status de bebida internacional. Ela tem como base o vinho tinto seco, que remete ao “Sangre del Toro” pelo fato de ter sido muito apreciada durante as touradas.
Seu preparo consiste na adição de frutas ao vinho. Estas são responsáveis por proporcionar uma verdadeira combinação única de sabores e aromas, além de imprimir um visual alegre e convidativo que ornamenta momentos descontraídos.
Vinhos para usar em receitas de Sangria
Inspiración Reserva Cabernet Sauvignon 2019- Chile: Esse tinto seco tem aroma de cereja madura, ameixa e madeira queimada. No paladar, ele imprime leve acidez e taninos macios. O visual tem como destaque a elegância do rubi.
Salton Campanha Marselan Tannat 2016-Brasil: Esse vinho nacional se destaca pelo sabor equilibrado, persistente e com taninos sedosos. No olfato, revela notas de compota, groselha, mirtilo, ameixa e cassis. A cor rubi marca o visual.
5 Oros Crianza D.O.Ca. Rioja 2016- Espanha: O tinto espanhol conta com a presença de frutas, especiarias e notas amadeiradas que proporcionam um aroma único. De coloração rubi, ela imprime um paladar de médio corpo, boa acidez e taninos leves.
Receita de Sangria
Como já dissemos, a Sangria, por ser considerada uma bebida internacional, tende a sofrer variações de uma região para outra. No entanto, é a presença de vinho tinto e frutas que revelam sua identidade.
Ingredientes
750 ml de vinho tinto
½ xícara de gim
2 latas de água tônica
1 xícara de suco de laranja
2 maçãs picadas a gosto
1 abacaxi sem casca e picado a gosto
Açúcar opcional e a gosto
Modo de preparo
Em uma jarra, misture o suco de laranja com as frutas e o açúcar. Mexa delicadamente para não desperdiçar as frutas. Adicione o vinho gelado e o gim. Acrescente água tônica gelada na hora de servir.
No Brasil, é comum preparar Sangria com espumantes rosés, que são mais leves e combinam com o clima tropical. A sugestão é usar o Lidio Carraro Mahut Kosher Rosé Brut (Brasil), que imprime um paladar leve, frutado e acidez agradável.
Clericot: drink de praias e piscinas
Quem não está habituado com o universo de bebidas refrescantes para o verão pode achar que clericot é outro nome dado à sangria. Na verdade, eles possuem algumas diferenças significativas.
O Clericot é um tipo de drink feito com vinho branco. Apesar de o nome ser de origem francesa, há quem diga que ele surgiu na Índia na época da dominação inglesa para aplacar o calor dos soldados que não estavam acostumados com altas temperaturas.
O que devemos levar em consideração é que ele atravessou fronteiras e é muito apreciado ao redor do mundo. Na América Latina, ele é famoso no Uruguai, Argentina e não poderia ficar de fora do verão brasileiro.
Vinhos para usar em receitas de Clericot
Como esse drink conta com uma longa história, é comum que ele tenha passado por diferentes configurações. É justamente nessa interposição cultural que reside o requinte e a personalidade da bebida.
No entanto, uma coisa é certa: a base comum sempre será o vinho branco. Para preparar a sua receita, você pode usar a criatividade e selecionar rótulos mais encorpados ou suaves, de acordo com a ocasião e, claro, gosto pessoal.
Paine Sauvignon Blancn 2019- Chile: Este vinho branco seco possui aroma de frutas brancas, frutas amarelas, ervas frescas, visual amarelo claro e paladar leve, fresco e frutado. De custo acessível, ele tem como destaque a uva Sauvignon Blanc.
Valdubón Verdejo D.O. Rueda 2018- Espanha: Se destaca entre os vinhos secos, com paladar fresco, boa acidez e retrogosto longo. No olfato, frutas tropicais frescas e erva doce e coloração amarelo limão.
Ropiteau Frères A.O.C. Chablis 2018- França: Possui paladar leve, com boa acidez e um toque mineral e nuances de avelã. No aroma, o destaque vai para as frutas brancas e amarelas, com notas cítricas e toque de mel. A coloração é amarelo-claro.
Receita de Clericot
Ingredientes
Frutas picadas a gosto (1 maçã, 1 laranja 1 pera, 1 kiwi, 5 morangos , 5 uvas e ½ abacaxi)
Gelo em cubos
Açúcar ou mel a gosto
750 ml de vinho branco
1 dose de licor de laranja ou cereja
Água com gás ou refrigerante de limão a gosto
Modo de preparo: Em uma jarra bem bonita, coloque as frutas e o licor. Aguarde alguns minutos para que os sabores sejam absorvidos. Adicione o vinho gelado, o gelo e a água com gás. Adoce de acordo com sua preferência e se achar necessário.
Você também pode preparar seu Clericot com um espumante, como o Salton Brut (Brasil), que conta paladar leve e cítrico, aroma de flores brancas e frutas cítricas e visual amarelo-palha com reflexos esverdeados.
Agora você já sabe o que é e como preparar Sangria e Clericot. Aproveite a leitura deste artigo para providenciar os vinhos de sua preferência e usar toda criatividade para criar uma bebida única e cheia de sabor. Você pode comprar os vinhos online e aproveitar a comodidade de receber em casa, para pensar em como montar um ambiente legal para receber amigos e familiares.
Edição: Su Maestri