Para quem acompanha as novidades vindas da Itália referente ao mundo do vinho, uma notícia relevante foi anunciada sobre mudança na cúpula do comando de uma das mais representativas associações italianas de produção de vinhos, a Associazione Grandi Cru della Costa Toscana. Quem assume a presidência é Duccio Corsini, proprietário da vinícola “Tenuta La Marsiliana” em Manciano (Grosseto ).
A Costa Toscana é considerada a zona vinícola que mais cresce na Itália e isso se deve às vinícolas de peso na região de Bolgheri e Maremma, onde investimentos nas regiões costeiras de Livorno e Grosseto na última década, trouxeram enormes benefícios para as áreas menos conhecidas nas mediações de Pisa e Lucca. Num momento histórico único de grande dificuldade econômica para as vinícolas italianas, Duccio Corsini é chamado a liderar e orientar o crescimento e a promoção da viticultura e da enologia da Costa Toscana. Uma atividade que durante 17 anos foi desenvolvida com dedicação e grande paixão pela produtora Ginevra Venerosi Pesciolini, sócia-proprietária da vinícola Ghizzano.
Quem é Duccio Corsini?
Duccio Corsini, sócio proprietário da Tenuta Agricola Marsiliana e Villa Le Corti, irá representar a Associazione Grandi Cru della Costa Toscana como um embaixador ativo da produção vinícola da Costa, em continuidade com um compromisso pessoal e profissional com a enologia da região, como membro do Conselho de Administração do Chianti Classico Wine Consortium e da Fundação para a proteção de Chianti Classico, da qual é sócio-fundador e membro do conselho de administração de San Casciano Clássico, e também é delegado da área da ‘União de Agricultores Provinciais de Florença. Não lhe faltam atributos e conhecimentos para que faça uma grande gestão à frente da associação. “… Vivemos um período difícil que irá antecipar grandes mudanças e para enfrentá-las precisamos conhecer nosso território e nossas produções com mais profundidade, sem descuidar das questões sociais como o meio ambiente e a nossa sustentabilidade: é uma questão de respeito e às comunidades locais.” sentencia Corsini .
Anteprima Vini della Costa Toscana
Participo da Anteprima desde a 12ª edição, e todos os anos me surpreendo com a alta qualidade do evento e dos vinhos provenientes das províncias da Costa Toscana, banhadas pelo Mar Tirreno. A cada ano são apresentados ao público cerca de 600 rótulos para um total de 80 viticultores participantes que, unidos pela associação conseguiram definir claramente sua identidade, é a consciência de serem diferentes em todos os aspectos, mas iguais, em fazer parte de um terroir heterogêneo, mas ao mesmo tempo com o forte desejo em difundir fortemente a ideia de um grupo único e coeso.
A feira é promovida anualmente pela Associazione Grandi Cru della Costa Toscana, na cidade medieval de Lucca, onde são apresentados os excelentes vinhos da Costa para degustação em primeira mão, de safras que fizeram história em uma jornada enológica única. Anteprima Vini Della Costa Toscana acontece no mês de maio no Real Collegio no centro histórico de Lucca.
Associazione Grandi Cru della Costa Toscana
A associação foi constituída em 2003 em Bolgheri/Toscana, no coração da enologia da Costa, na Tenuta San Guido, inicialmente com 12 membros fundadores, que elaboraram um estatuto onde era uma norma o compromisso de defender, promover e difundir a cultura da qualidade da produção de vinhos do territórios de Massa, Lucca, Pisa, Livorno, Grosseto. Uma faixa de terra que margeia o mar Tirreno que, com os seus ventos e seus aromas tornam esta zona absolutamente única.
Passados 18 anos de sua instituição, a Associação continua com seu forte objetivo comum no cultivo das vinhas e na biodiversidade. A busca pela singularidade de cada vinho é o novo e mais forte objetivo da Associação da Costa Toscana.
A busca pelos Grandes Crus e vinhedos únicos são as essências corajosas dos produtores, que buscam na natureza a influência marítima que forma vinhos com carácter único do território, porém, é evidente que cada zona de produção vitivinícola tem a sua origem e característica própria.
Ao longo dos anos, a Associação tem-se mostrado presente na valorização e promoção de atividades em todas as localidades e de todas as formas possíveis, atingindo objetivos importantes, como o reconhecimento em 2010 da denominação Costa Toscana IGT.
Além do evento anual da associação, Preview Vini della Costa Toscana, que já faz parte do calendário e consolidado entre amantes do vinho e operadores do setor, delegações de associados participam nas grandes mostras internacionais de vinhos como: ProWein, VinExpo Paris, VinExpo Bordeaux, além das masterclasses e degustações de Decanter e Falstaff. A Associação realiza algumas degustações de guias de vinhos nas áreas de Lucca, Pisa e Massa Carrara e compartilha um espaço de exposição e vendas na loja de vinhos do aeroporto de Pisa. Desde 2020, em resposta à parada de eventos imposta pela Covid-19, o Grandi Cru iniciou uma viagem com ApeWine Bar, um projeto inovador de loja de vinhos itinerante e marketing territorial.
Para os produtores de vinhos da Costa Toscana, valorizar estas empresas significa crescer dentro de um verdadeiro sistema de excelência, representado pelos vinhos, pela paisagem, pela arte e por aqueles que assumem um papel decisivo na difusão desse produto único.
Entre os sócios da associação encontram-se nomes relevantes que dispensam apresentações, e que fizeram a história na caminhada da produção de vinhos na Costa Toscana e conseguiram superar a tradição desta região, ampliando suas perspectivas. Junto com os grandes existem muitas outras realidades, pequenas e jovens, destinadas a um grande futuro, com suas histórias pessoais para contar e divulgar.
Produtores, jovens e idosos pensam que a terra a que pertencem precisa de uma voz comum capaz de explicar o que está por trás de cada vinícola: um microclima, uma vinha milenar, uma característica da terra, mas também uma história familiar, um caminho de produção ou uma redescoberta.
Edição: Su Maestri
Imagens: Divulgação – Internet