The El Tangue vineyard, part of Vina Maycas, Limari Valley, Chile; owned by Concha y Toro

Chardonnay Day: Amelia e Vale do Limarí celebram a data

Originária da Borgonha, mas com presença expressiva no Chile, dando origem a vinhos elegantes, a Chardonnay também tem um dia para chamar de seu – este ano celebrado na próxima quinta, 27 de maio. E a Viña Concha Y Toro sugere Amelia, um de seus rótulos de alta gama, produzido 100% com esta cepa emblemática e integrante da recém lançada The Cellar Collection, uma coleção exclusiva de vinhos procedentes de alguns dos melhores terroirs do Novo Mundo.

Chardonnay Day: Amelia e Vale do Limarí celebram a data  Desde a safra 2018, Amelia conta uma nova história, com a importante decisão de Marcelo Papa, enólogo-chefe e diretor técnico da vinícola, ao transferir sua origem para o Vale do Limarí, um terroir localizado na região de Coquimbo, cerca de 420 km ao norte de Santiago, muito próximo do Oceano Pacífico e do Deserto do Atacama. É ali que a existência de duas características fazem deste terroir um lugar único para a produção do Chardonnay: o clima e o solo.

O clima semi-árido costeiro, marcado por manhãs nubladas e tardes ensolaradas, permite obter cachos de uvas com menor exposição ao sol, o que gera aromas mais frescos. Já os solos se caracterizam pela elevada mineralidade, especificamente pela alta concentração de carbonato de cálcio, e uma quantidade perfeita de nutrientes para o crescimento das parreiras. “O Vale do Limarí é verdadeiramente único. Depois de descobrir seu potencial e como este lugar molda os vinhos, decidimos que era sem dúvida a melhor origem para o Amelia”, diz Marcelo Papa.

QUARTEL 9, QUEBRADA SECA

Amelia é uma linha de caráter grandioso, que vai além dos limites e desafia o estabelecido, e se destaca por seu frescor e sentido de origem em um dos vales mais áridos para a viticultura no Chile. Este premiado Chardonnay, recebeu 97 pontos do famoso crítico Tim Atkin, e o título de Melhor Branco e Melhor Chardonnay do Chile pelo guia Descorchados.  “Com Amelia Chardonnay procuro expressar o máximo potencial do Quebrada Seca, ou seja, vinhos com austeridade de fruta, salinidade, própria de seus solos, e que tenham um importante potencial de guarda. Ou seja, que possam competir com os melhores vinhos do mundo”, acrescenta Marcelo Papa.

Amelia Chardonnay, além de mostrar múltiplas camadas aromáticas, possui uma excelente combinação de estrutura, mineralidade e uma atraente salinidade em seu longo e fresco final. Por esta razão, combina muito bem quando harmonizado com receitas como atum selado com gergelim, bisque de lagosta, vieiras gratinadas, paella de frutos do mar, assim como codorna, creme de milho ou de abóbora, raviólis recheados com salmão e massas com molhos levemente cremosos.

A recente vindima demonstrou o sucesso da temporada 2020-2021, durante a qual ficou evidente que a maturação da fruta foi lenta e uniforme, e a acidez das uvas foi preservada em ótimos níveis, de modo que se espera desta safra um Amelia Chardonnay muito vertical, com muito frescor, boa acidez e intensidade. Em outras palavras, um vinho marcado por sua origem, um fiel expoente do Vale do Limarí.

Amelia Chardonnay pode ser adquirido ao preço de R$ 399,90 na www.encontrevinhos.com.br .

Sobre The Cellar Collection

Lançada recentemente, The Cellar Collection traz rótulos de alguns dos mais prestigiados terroirs do Novo Mundo. Do Chile, incluem-se Amelia, Carmín de Peumo, Gravas e Terrunyo; todos estes rótulos compõem esta coleção única, cuidadosamente guardada em uma sala intitulada “Colección Privada”, já que a venda é limitada e o número de garrafas produzidos também, de modo a que alcancem os mais altos standards de qualidade.

 www.conchaytoro.com

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta