O Luigi Trattoria (antiga Trattoria 101), que desde 2002 oferece o melhor da clássica gastronomia italiana na quadra 101 do Sudoeste, agora inaugura sua segunda unidade no Centro Cultural do Complexo Brasil 21. Sob nova gestão, com três sócios – Daniel Fernandes, Arianna Benegiamo e Edilson Oliveira -, a casa mantém o legado de Luigi Benegiamo, engenheiro mecânico da categoria de stock car, que apaixonado por gastronomia deixou Monza na Itália e fincou os pés na capital, onde faleceu em 2018.
O Sócio Operacional da Trattoria e chef Edilson Oliveira é renomado consultor na área de gastronomia. Filiado à FIC Brasile – Federazione Italiana Cuochi, entidade oficial no Brasil de representação da FIC Itália, reconhecida pela WACS (World Association Chefs Society), que se empenha internacionalmente em manter os fundamentos da tradicional culinária italiana. Em seus 28 anos de profissão, o chef teve passagens por restaurantes importantes no Brasil e Europa. Edilson conta que o intuito à frente do Luigi Trattoria é oferecer aos apaixonados pela gastronomia italiana, a mais amado no mundo, uma comida com a tradição dos quase 20 anos da casa no Sudoeste, porém com um toque mais refinado. Entre as novidades previstas para o Luigi Trattoria estão os happy hours, os eventos de degustação de vinhos e o menu executivo.
O prato da casa mais pedido desde os tempos do fundador Luigi continua o mesmo: a Parmegiana com fettuccine Alfredo (R$79). A grande diferença do prato, que faz todos se encantarem pela iguaria, é o molho, que honra as raízes italianas e não leva creme de leite. “Apenas manteiga sem sal e queijo grana padano”, conta a italiana Arianna Benegiamo, filha de Luigi, Sócia Comercial da casa.
A carta de vinhos conta com cerca de 60 rótulos de oito países, foi elaborada pelo sommelier da Importadora Del Maipo Eugenio Cue que prestigiou na carta rótulos italianos exclusivos no Brasil.
A carta de drinques, assinada por Black Lopes – que já passou por casas renomadas como Paris 6, Pink Elephant , Royal Lounge, Oliver, Sushi San e Brooklin -, honra a coquetelaria italiana, com foco nas bebidas mais amargas e encorpadas, como é o caso do clássico Negroni. “Trouxemos coquetéis que agradam tanto o paladar italiano quanto o brasileiro, como os Spritz, que levam outros ingredientes, fugindo do Aperol”, conta Black, que diz ter estudado bastante o público e os sabores italianos para preparar a carta. Outra novidade é o estacionamento de cortesia por três horas para clientes do Luigi. A casa funciona de segunda a segunda das 11h às 00h (devido ao decreto, está fechando às 23h), e as reservas e pedidos de delivery podem ser feitos pelo telefone (61) 3771-7951.
Luigi Trattoria
Centro Cultural Complexo Brasil 21
Horário de funcionamento – de segunda a segunda das 11h às 00h (devido ao decreto, fecha às 23h).
Telefone para reservas e delivery – (61) 3771-7951
Estacionamento cortesia por 3h
@luigitrattoria
@complexobrasil21