thumbnail_IMG-2010

Vindima no cerrado: Villa Triacca colhe sua terceira safra

A Rota do Vinho de Brasília já é uma realidade, e a região do PAD-DF deverá se tornar um polo produtor de vinhos finos aqui no planalto central bastante representativo no contexto regional.

Ronaldo e Ana Triacca com amigos que participaram da vindima 2021

Dez agricultores que produzem no Projeto de Assentamento Dirigido do Distrito Federal, se uniram em um investimento ambicioso para cultivar uvas e produzir vinhos finos  com o DNA do bioma do cerrado. Assim nasceu a Vinícola Brasília com a expectativa de que, em três anos, estejam produzindo cerca 20 a 30 rótulos de vinhos genuinamente brasiliense.

Solo e clima do Cerrado: Terroir  propício para a Syrah

O clima e solo propícios para a plantação de uvas, somados ao sistema de dupla poda, que conduz as uvas para o amadurecimento no período seco e de inverno, proporcionam  na região o surgimento de diversos vinhedos, e a variedade que melhor se adaptou por essas bandas foi a Syrah, que sofre grande influência do terroir onde é cultivada.

Aqui no planalto a Syrah produz vinhos com muita intensidade, e com excelente corpo, provenientes dos dias bastante ensolarados, noites frescas e solo com pouca umidade. Essas características  favoráveis tem inspirado cada vez mais produtores a enveredar no cultivo da casta, como é o caso do paranaense Ronaldo Triacca e sua mulher Ana proprietários da  Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos, às margens da BR-251 (Brasília-Unaí) que este ano colheram sua terceira safra de inverno.

Triacca espera colher cerca de 5.000 quilos da uva Syrah. A expectativa e produzir aproximadamente 2.500 garrafas do vinho “Seu Claudino” que deverá passar por estágio em barrica de carvalho francês, e mais 600 garrafas do nosso segundo vinho, um rosé que demos o nome de “Dona Irani”. Sentencia o produtor, que presta justa homenagem a matriarca da família, Dona Irani Triacca.  O rosé leva a chancela do enólogo gaúcho Marco Vian que presta consultoria para diversas vinícolas no Brasil.

Vale lembrar que o “Seu Claudino foi o primeiro vinho 100% brasiliense produzido no Distrito Federal.

Tempo de vindima no cerrado 

A vindima 2021- colheita das uvas – aconteceu, no último dia 11/8 nos vinhedos da Villa Triacca, as 6 horas da manhã. Amigos, familiares,  produtores locais, técnicos,  e jornalistas se uniram em um mutirão para a colheita da safra 2021. Ao final do árduo, porém, prazeroso trabalho, que se iniciou com os  primeiros raios do sol, todos participaram de um substancial café da manhã colonial ao lado dos vinhedos da família. Também pudemos degustar em primeiríssima mão o  vinho rosé Dona Irani e aproveito para apresentar minhas considerações sobre o vinho:

Vinho Dona Irani safra 2020, elaborado com 100% de uva Syrah. A cor é de um rosa intenso e límpido. No nariz aromas de frutas frescas predominando morangos e nuances cítricas. No paladar tem uma acidez muito marcante e leve doçura. É um vinho muito fresco e leve. Realmente uma bela homenagem a Dona Irani.

 Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos

BR 251 km 6 – PAD-DF (DF)

Informação: 61 98401-5225

Edição: Su Maestri

 

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta