Você sabia que no dia 17 de agosto é comemorado o Dia do Pão de Queijo? Este quitute mineiro ganhou o coração de todos os brasileiros, em diferentes versões. Quentinho, normalmente aparece acompanhado de um cafezinho e aí não tem pra ninguém. Mas que tal ousar e servir o pão de queijo ao lado de uma boa taça de vinho? Você irá se surpreender!
Para dar algumas dicas de harmonização de vinho com o quitute, convidamos a Paula Daidone, Sommelière da Wine – maior clube de assinatura de vinhos do mundo. Confira as dicas da especialista.
Versão tradicional – Como o ingrediente principal é o queijo, a melhor opção aqui é um vinho branco, com uma leve textura untuosa, para equiparar com a textura do quitute. Ou ainda um espumante brut elaborado pelo método tradicional.
Com linguiça – Para quem gosta de pão de queijo recheado com linguiça ou outro embutido, um tinto frutado combina muito bem, pois o tanino ajuda a neutralizar a gordura da proteína animal, deixando o paladar mais leve.
Com doce de leite ou goiabada – Para quem gosta de misturar doce com salgado, o pão de queijo pode vir recheado com doce de leite ou goiabada. Nestes casos, um espumante moscatel fica perfeito, pois é necessário um vinho tão doce quanto o recheio, para que o paladar não metalize.
Para a Sommelière, alguns rótulos que harmonizam com pão de queijo são:
Esteban Martín D.O.P. Cariñena Chardonnay Macabeo Blanco 2020:
Ballade Cabernet Sauvignon 2020:
https://www.wine.com.br/
Espumante Batasiolo Moscato:
https://www.wine.com.br/