18082021-AM_Degustacao-de-Vinhos_Piselli-083-1

Marquês Giacomo Cattaneo Adorno do Castello di Gabiano vem ao Piselli Brasília para degustação de seus vinhos

Produtor de vinhos no Piemonte/Italia,  Giacomo Cattaneo Adorno apresenta seus rótulos para convidados restaurante Piselli em Brasília

No último dia 18, a convite do restauranteur  Juscelino é sua esposa Renata Russo Oliveira,  participei de um exclusivo jantar harmonizado no mais novo restaurante da capital, o charmoso Piselli Brasília. A exclusiva degustação dos vinhos da vinícola italiana Castello di Gabiano, contou com  a presença do produtor Marquês Giacomo Cattaneo Adorno, do Embaixador da Italia no Brasil, Francesco Azzarello, além de empresários, enófilos e jornalistas de enogastronomia.

A degustação ocorreu na sala JK, ambiente privativo e reservado a eventos e experiências intimistas, como foi o jantar oferecido pelos anfitriões. Inicialmente Juscelino fez a apresentação do Marquês Giacomo e contou a historia de amizade e parceria que os une há décadas, já que a  grife Piselli possui rótulos próprios do Castello di Gabiano.

A harmonização perfeita

Os vinhos servidos foram, Castello Chardonnay 2017,  Rubino di Cantavenna – Barbera 2016; Adornes Barbera d’Asti Superiore 2015, e por último, Matilde Giustiniani, 2015, perfeitamente harmonizados com o fantástico menu escolhido especialmente para a ocasião: Tartare di Tonno (Tartar de atum, pepino, emulsão de limão e geleia de hortelã;  Raviolli alla Piemontese (Raviollone  recheados de queijo taleggio, aspargos, gema de ovo caipira, cobertos com creme de trufa branca;  Risoto Montalcino (preparado com vinho tinto e linguiça toscanos e radicchio), Agnelo al Tartufo ( purê trufado e finalização com trufas negras ralada), e para finalizar a sobremesa inusitada foi gelatina di grappa e frutti di stagione .

A história e o  terroir 

 A história do  Castello di Gabiano, situado na região vitivinícola de Monferrato província de Alexandria no Piemonte, está intrinsicamente ligada a produção de vinhos há mais de 4 séculos .

Marquês Giacomo Cattaneo Adorno e Su Maestri

Atualmente, na  propriedade de 260 hectares, dos quais 22 destinam-se ao plantio de vinhas,  Giacomo Cattaneo Adorno – o último Marquês de Gabiano -, e sua família administram a propriedade, alinhando tradição e inovação tecnológica, com absoluto respeito ao meio ambiente e ao território,  produzindo vinhos principalmente da uva Barbera, e também, outras uvas tintas autóctones como Freisa e  Grignolino, das colinas de Monferrato, e a versátil Malvasia, e as uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc para os brancos.  “Os nossos vinhos, possuem a mais autêntica personalidade do nosso território” afirma Giacomo.

E, nas colinas de Monferrato situada entre os rios Po e Tanaro, que essa antiguíssima região vinícola que remonta a 1200 aC, é o oásis onde a família Adorno se dedica a vinificar a pequena e exclusiva produção, engarrafando apenas vinhos de suas melhores  safras.

Juscelino Oliveira, Marquês Giacomo Cattaneo Adorno e Embaixador Francesco Azzarello

Os vinhedos da propriedade estão localizados a 300m de altitude onde podem se beneficiar da exposição solar adequada para obtenção da máxima qualidade dos vinhos. “A colheita manual garante a qualidade e seleção das uvas que são colhidas, respeitando o tempo da uva ” garante Giacomo, que, ao lado do renomado enólogo Mario Ronco, cujo tema de vida e de trabalho  é a poética frase  “A uva é o bem mais precioso”, criam vinhos com personalidades únicas.  Mário Ronco nascido em Asti, de família de produtores de vinho, teve em seu pai enólogo, a inspiração para continuar o trabalho o qual foi desde criança, preparado para desenvolver, formando em enologia em 1987 na conceituada Escola Enológica de Alba. Giacomo, faz questão de ressaltar que é necessário um trabalho conjunto entre enólogo e produtor,  para que o vinho possa refletir a essência e o caráter particular da família.

As vinhas de Gabiano

Os vinhedos localizam-se inteiramente em  Gabiano, a uma altitude de  300 metros. A posição privilegiada face ao vento que oriundos dos Alpes cria uma variação de temperatura entre o dia e a noite.  “essas características facilitam a criação de aromas intensos e típicos, característicos do território de Monferrato. Nessas vinhas parcialmente antigas, algumas com mais de 100 anos, o trabalho da vinha é manual, de forma a obter uma melhor qualidade da uva. O cultivo do solo, assim como o tratamento de plantas, segue um rigoroso programa de total respeito ao meio ambiente. A composição geológica dos vinhedos caracterizada por material calcário propicia um toque terroso aos

 Notas de provas dos vinhos degustados:

1 vinho –  Castello – Chardonnay  safra 2017 – Um Chardonnay  impecável, portando suaves aromas de mel, abacaxi maduro e casca de laranja.  Excelente corpo e estrutura, ótima acidez e agradavelmente untuoso em boca. Um vinho que lembra um belo Borgonha. Ótima persistência e longo final.

2 vinho – Rubino di Cantavenna – Barbera safra 2016 – Um corte de 85% Barbera / 20% Freisa / 5% Grignolino, com passagem em barrica de carvalho francês. Cor vermelho rubi e límpido. Porta aromas de frutas vermelhas e negras, especiarias e couro. Em boca um vinho bastante harmonioso, com taninos delicados e um toque terroso. Excelente acidez. Acredito que esse vinho pode evoluir e se mostrar em grande forma em alguns anos de maturação.

3 vinho –  Adornes Barbera d’Asti Superiore 2015 – Vinho muito particular e encantador. Elaborado com uvas Barbara d’Asti, esse Reserva Superiore de cor rubi profundo traz sutis tons alaranjados. No nariz muito complexidade aromática com frutas vermelha e  especiaria, nuances de couro (terroso) e notas sutis de baunilha e chocolate.  Complexo e vigoroso com taninos e acidez em plena harmonia.  Estagiou dezoito meses em barrica, seguido de doze meses em garrafa.

 

4 vinho Matilde Giustiniani Gabiano Roserva DOC 2015. Um belíssimo corte da expressão máxima do território do Castello di Gabiano, com 95% Barbera / 5% Freisa,  esse vinho foi a estrela da noite! Elaborado com as uvas Barbera e uma pequena parcela de Freisa,  foi dedicada à matriarca da familia, a nobre Matilde Giustiniani, avó do produtor Giacomo, Matilde,  uma mulher forte e determinada  que no passado atuou fortemente para devolver ao centenário Castelo di Gabiano o seu esplendor e encantamento, além do grande amor  pelas vinhas. Este vinho, só é produzido em safras excepcionais para garantir vinhos de  grande personalidade e aromas intensos, capaz de transmitir grande emoção aqueles que o degustam.

Sobre o Piselli Brasília – Sapori di Toscana:

O restaurante trouxe para Brasília uma deliciosa atmosfera modernista, receitas da Toscana e carta de vinhos com rótulos da Itália e tem ainda, vinhos de importação  própria. Inaugurado em junho na capital o Piselli,  é comandado pelo  restauranter Juscelino Pereira.

O Piselli tem uma história antiga com Brasília: a cidade foi cogitada para ser o endereço do primeiro restaurante. “Esse projeto em Brasília é muito especial para mim, porque tem uma sinergia especial com a minha trajetória. Agora me sinto privilegiado em apresentar a nossa gastronomia para a capital Federal e, de alguma forma, espero trazer alegria através das nossas receitas” comenta Juscelino Pereira.

A nova casa possui um salão com ambiente acolhedor e um espaço de lounge interno e externo para drinques. A Sala JK, uma sala privativa com capacidade para até 35 pessoas, é a opção para clientes que desejarem uma experiência mais intimista. A carta de vinhos promete trazer rótulos produzidos em um castelo do Piemonte, além de opções do Velho e do Novo Mundo. A região da Toscana é a inspiração para o menu, que traz pratos como o Il Pecorino Con Marmellata di Fichi (Queijo pecorino Toscano e geleia de figos), Crostini di Polenta con Fegantini (Polenta crocante com patê de fígado – clássico antepasto Toscano), Pappardelle Con Ragu Di Cinghiale (Massa fresca e larga com ragú de javali) e Pici All’Aglione (Tradicional massa Toscana, com molho de tomates fresco, perfume de alho, pimenta calabresa e finalizado com queijo pecorino Toscano).

O Piselli Brasília é o primeiro fora da capital paulista. O restaurante já é bastante conhecido dos paulistas. São duas unidades: o Piselli Jardins e o Piselli Sud, no Iguatemi São Paulo. outra unidade recém inaugurada no centro da cidade, é o Piselli Boa Vista.

Serviço:

Shopping Iguatemi – loja 22- Lago Norte |

Reservas:  61. 99913-7191

 

Edição Su Maestri

 

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta