BANNER_DOC

Dia da Cachaça: Santo Grau e as influências das origens

Você sabia que no dia 13/09 é comemorado o Dia da Cachaça? Muito popular no Brasil, a bebida vem ganhando espaço e se reinventando a cada dia. Assim como o vinho, cervejas e uísques, as cachaças Santo Grau têm uma relação muito próxima com as regiões onde são produzidas. O solo, a topografia, o clima e as tradições de produção de cada família trazem sabores e aromas diferentes para cada cachaça, é o que a marca chama de Cachaça de Origem, o terroir – um termo francês muito conhecido no mundo do vinho.

Desde 2012, só se pode chamar de cachaça a bebida destilada de caldo de cana produzida em território nacional, mas a Santo Grau vai além. As cachaças são produzidas em 3 engenhos que, além de estarem localizados em diferentes Dia da Cachaça: Santo Grau e as influências das origensregiões do país, são locais históricos, onde as tradições da produção de cachaça são passadas de geração em geração através dos mestres alambiqueiros e suas famílias, mantendo a mesma receita das primeiras alambicadas. Com a tradição artesanal de cada região a partir do plantio, colheita e moagem cuidadosa da cana, passando por métodos de fermentação tradicionais e destilação feita em alambiques de cobre, cada cachaça tem perfis sensoriais únicos.

Em sua linha Clássica, a marca oferece três opções de cachaças Brancas Especiais, mas com características bem diferentes por conta das diferentes regiões onde são elaboradas: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A Cachaça Santo Grau Coronel Xavier Chaves é resultado de um terroir privilegiado de Minas Gerais – uma cachaça branca que transporta em cada gole aos canaviais de antigamente e tem sabor delicado e doce na boca. Já a Cachaça Santo Grau Paraty possui os aromas perfumados e sabores peculiares da região praiana de Paraty (RJ), uma das primeiras a ser reconhecida como produtora de cachaças de alta qualidade. A Cachaça Santo Grau Itirapuã tem um sabor suave e aveludado característico do terroir do interior paulista, região de notável afinidade com o cultivo da cana.

Criada em 1992, as Cachaças da Santo Grau carregam em seus rótulos o selo DOCG: Garantia de Alambicagem Controlada em Pequenos Engenhos. Isso significa que a cachaça é produzida de acordo com tradições de cada região e de cada família produtora, o que garante que a bebida que é servida é a tradicional e única de cada engenho. Além da linha de Cachaças Clássicas, a Santo Grau conta ainda com envelhecidas da linha Reserva e envelhecidas especiais em Barris de Jerez da linha de Cachaças Raras.

Serviço:
www.santograu.com.br
@cachacasantograu

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta