Incentivado pelo aumento do consumo de vinho na pandemia, o varejo nacional se mostra cada vez mais interessado em conhecer novos rótulos e incrementar o seu portfólio. Tendo esse cenário favorável como pano de fundo, ocorreu nesta semana a 3ª edição do Wine Connection – Rodadas de Negócios Digitais e Degustações Reais. A iniciativa, com diversas reuniões, permite que compradores das principais redes de supermercado, importadoras, distribuidoras, atacadistas, varejistas, e-commerces e profissionais do vinho se conectem virtualmente com os produtores de vinhos do Brasil. O Wine Connection é realizado pela Wine South America, que é a maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina, juntamente com o Sebrae/RS.
Nesta edição, ocorrida nos dias 14 e 15/9, foram mais de 220 reuniões realizadas. A ação contou com a participação de 35 compradores de 12 estados e 34 vinícolas. Marcaram presença ainda o setor de destilados e de azeite de oliva. “O Wine Connection nesse formato online possibilita que compradores de todo o Brasil possam participar. Eles têm a experiência real da degustação dos vinhos e espumantes no momento das rodadas, o que gera mais negócios e conexão”, avalia Angélica Brandalise, analista de articulação de projetos do Sebrae/RS.
Uma das vinícolas participantes do Wine Connection foi a Casa Pedrucci, de Garibaldi. “Vemos de forma superpositiva esse apoio que o Sebrae e a Wine South America oferecem para vinícolas e compradores. Tanto para nós, vinícolas, viajarmos o Brasil todo e batermos na porta do varejo, como para eles, compradores, virem até a gente, existe um custo alto e um tempo grande envolvido. Dessa forma online como são realizadas as reuniões, existe um custo baixo e um retorno bem positivo”, analisa Guilherme Pedrucci, gestor administrativo da vinícola. Ele acrescenta ainda que muitas negociações apenas iniciam no Wine Connection, mas que se realizam depois. “No geral, a gente fecha negócio com uns 25%, 30% do pessoal que falamos. Mas mesmo os compradores que não realizamos vendas imediatas são pessoas que conhecem nossa marca, degustam nossos produtos e entendem a filosofia da vinícola. Isso gera um fortalecimento de marca que também deve ser levado em consideração, pois rende negócios futuros”, destaca Pedrucci.
Além da Serra Gaúcha, participaram da ação vinícolas de outras regiões, como da Campanha. “Essa modalidade online foi bem interessante para a gente, uma vez que as negociações ficam mais diretas e exclusivas. O comprador já recebeu o produto e já experimentou o vinho, então parte da apresentação já aconteceu. Foi muito positivo por dois motivos: primeiro porque nos ajuda a nos tornarmos mais conhecidos, e segundo porque esses eventos são facilitadores de negócios. Estamos em contato com o pessoal que conversamos e a expectativa é de fechar parcerias”, detalha Luana Fellix, responsável comercial da Vinícola Cordilheira de Sant’Ana.
Para os compradores, o evento também proporcionou ótimas oportunidades de negociação. “No Wine Connection são apresentados bons produtos e ótimas parcerias. Muitas vezes não temos o contato direto daquela vinícola do Sul, do pequeno produtor, que tem uma ótima oportunidade para completarmos a composição do nosso portfólio. E essa iniciativa gera essa possibilidade para as nossas 28 lojas. Estou mantendo contato com algumas marcas que conheci nas reuniões e acredito que sairão bons frutos para esse final de ano”, avalia Charles Carvalho, sommelier dos Supermercados Comper, do Grupo Pereira, que conta com unidades em estados como Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
A proprietária da Wine Ceará, Glaucia Xavier Diogenes, participou das reuniões se surpreendeu com as possibilidades de negociações. “Confesso que não estava com tanta expectativa, achava que os vendedores estariam interessados em vender apenas para as grandes empresas, mas fiquei surpreendida com a empatia e a disponibilidade de todos produtores. Foi muito bom! Conseguimos fazer algumas negociações, recebi as políticas comerciais de algumas marcas e estamos já na fase de análise do pedido”, relata.
A primeira edição do Wine Connection ocorreu em novembro de 2020 e a segunda foi realizada em maio de 2021. Juntas, as três edições já somaram cerca de 700 reuniões digitais entre compradores e vinícolas. Realizado pela Wine South America e pelo Sebrae/RS, o evento tem apoio da UVIBRA/Consevitis-RS.
Com condução de Mauricio Roloff, próxima edição do Wine Summit ocorre em outubro
Com a temática “Descontração x Tradição: extremos que identificam o Brasil”, a próxima edição do Wine Summit já tem data marcada. No dia 28 de outubro, o diretor de Ensino da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS), Maurício Roloff, vai conduzir uma degustação contrastando dois estilos que caracterizam muito bem a produção enológica nacional: tintos tradicionais e rótulos de consumo descontraído. Roloff acompanha de perto o mercado brasileiro de vinhos há cerca de 15 anos e é professor das disciplinas de Harmonização de Vinhos da Graduação Tecnológica em Gastronomia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
A masterclass será gratuita e online, com inscrições disponíveis no site www.winesa.com.br/summit. Quem quiser vivenciar a experiência completa, degustando os rótulos na companhia virtual de especialistas do mundo dos vinhos, pode adquirir o Kit Wine Summit pelo site da Evino (www.evino.com.br)
Wine Summit | 4ª edição
Tema: “Descontração x Tradição: extremos que identificam o Brasil”
Quando: 28 de outubro, das 19h às 21h
Para quem: profissionais do setor e consumidores finais. A transmissão do evento ocorre gratuitamente, ao vivo, pelo Youtube. O kit para degustação deve ser adquirido na Evino.
Mais informações: winesa.com.br/summit
CRÉDITO DA FOTO: Apura Conteúdo/Divulgação