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Modernidade e tradição: Grafite ilustra história de Vinícola da Serra Gaúcha

A arte de produzir vinhos é uma das mais antigas registradas na história. A bebida, geralmente, é vinculada à tradição e elegância. Já o grafite é uma expressão artística moderna, despojada, vinculada à cultura das ruas. E essa mistura tão ousada e surpreendente foi a aposta da Vinhos Viapiana para acompanhar o novo momento da vinícola, estampando em suas paredes o novo visual que mescla modernidade e tradição.

O grafite, assinado por Fábio Panone Lopes (Studio Flop), retratam a história da empresa e ilustram a própria trajetória de imigração vivida pela família ao chegar ao Brasil. Antes mesmo de adentrar na vinícola, é possível admirar o paredão externo carregado de cores e significados, que homenageia os quatro fundadores da produtora de vinhos localizada na cidade de Flores da Cunha, Região dos Altos Montes da Serra Gaúcha.

Modernidade e tradição: Grafite ilustra história de Vinícola da Serra Gaúcha Elegância e contemporaneidade já eram traços percebidos nos rótulos apresentados pela vinícola e que, agora, também podem ser contemplados por quem visitar a sua sede. “A ideia dos grafites surgiu da nossa arquiteta, Natália Viapiana, da Singular Arquitetura e Lifestyle, e foi executada com apoio do engenheiro civil Wagner Lorenzet. A proposta veio ao encontro do que nós já buscávamos transmitir em nosso design, aliando a tradição com modernidade, fugindo do óbvio”, explica a enóloga e especialista em marketing de vinhos Débora Viapiana.

Novo visual acompanha lançamento de roteiro enoturístico da Vinhos Viapiana

A proposta visual do grafite acompanha as novidades turísticas oferecidas pela Vinhos Viapiana, após hiato de dois anos sem receber visitantes. A vinícola estreou o seu roteiro de enoturismo, com opções de visitações com degustações guiadas e almoço. As visitações podem ser realizadas em dois horários diários, às 10h30min e às 15h (aos domingos e feriados somente às 10h30min), e têm duração de uma hora. O valor é R$ 80 por pessoa, incluindo uma taça de cristal personalizada. Menores de 18 anos pagam R$ 10 e recebem uma garrafa de suco de 300ml. A experiência e visitação ao grafite deve ser agendada previamente pelo site https://vinhosviapiana.com.br/enoturismo/visita-com-degustacao/.

O trajeto tem início na área de recebimento das uvas, onde um vinho rosé jovem e fresco, sem passagem por barrica de madeira, exemplifica os produtos elaborados nesta parte da vinícola. Em seguida, junto aos pupitres de espumantes, os visitantes degustam um brut enquanto aprendem sobre o método tradicional (champenoise). O terceiro ponto é dentro da Cave de Barricas e o quarto, na Cave de História, ambos com degustação de vinhos tintos com longo estágio em carvalho. “Os vinhos serão alterados de tempos em tempos, para que uma pessoa que faça a visita pela segunda vez consiga provar rótulos diferentes”, explica Débora.

Após a visitação, a Vinícola oferece a opção de almoço no Gazoldo Trattoria, restaurante próprio que propõe um menu refinado de culinária italiana, assinado por Fabiano Manrich. Com vista privilegiada para o jardim, o restaurante abre para almoços de quintas a domingos, das 12h às 14h. O valor é R$ 108, com bebidas à parte.

Sobre a vinícola

Fundada em 1986, a Vinícola Viapiana nasceu da paixão pela produção de uvas e vinhos, passada de geração paraModernidade e tradição: Grafite ilustra história de Vinícola da Serra Gaúcha geração desde a chegada do patriarca Antônio Viapiana ao Brasil, em 1878. Reconhecida pela elaboração de vinhos de alta qualidade e de castas diferenciadas, a empresa familiar está em constante busca pela inovação, o que levou à ampliação da parte produtiva (1993), à inauguração do Enoespaço (2009), que contempla wine bar, sala de cursos, restaurante e boutique, e à construção da cave de barricas (2010). Recentemente, foi realizada a ampliação das caves e o embelezamento da parte interna. A Viapiana conta com 17 rótulos no portfólio e produção anual média de 120 mil garrafas. A vinícola é integrante da Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes.

Vinhos da Região dos Altos Montes – Localizada na Serra Gaúcha, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a Região dos Altos Montes é responsável pela maior produção de uvas e vinhos do país, chegando 80 milhões de quilos de uva e 45 milhões de litros de vinho numa só safra. Desde 2002, a rede vitivinicultora e o enoturismo local são fortalecidos pela Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), composta por doze vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini Vinhos & Espumantes, Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.

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