Salão do Vinho na Embaixada da Itália em Brasília, movimenta o mercado e projeta aumento no consumo dos rótulos italianos na capital do país
O Embaixador da Itália Francesco Azzarello, abriu as portas de sua Embaixada em Brasília na última quarta-feira (10/11) para receber convidados do setor do negócio do vinho e público de especialistas para a 3ªVini d’Itália 2021, onde foram apresentados os melhores vinhos do Belpaese.
Com a curadoria da especialista Sueli Maestri, a 3ª edição da Vini d’Italia – Salão do Vinho Italiano, contou com a a participação de 12 das maiores importadoras e representantes do mercado de vinhos do Brasil, que oferecerão ao público presente 157 rótulos provenientes de 12 regiões da Itália.
Segundo o Embaixador Azzarello, “o mercado brasileiro está passando por uma fase de profunda, positiva, transformação e tomando consciência do valor de um bom copo de vinho. No ano passado, devido à forte expansão do consumo dessa bebida, o Brasil alcançou a 14ª colocação como mercado mais atraente globalmente“. E complementa: “este ano estarão presentes, em uma base experimental, também três vinícolas brasileiras de origem italiana para apresentar seus rótulos. Esta é uma experiência que pretendemos empreender para mostrar a riqueza que deriva da mistura de conhecimentos e tradições vinícolas e gastronômicas entre dois povos irmãos“.
A curadora Sueli Maestri, ítalo-brasileira, que mantém fortes relações com produtores de vinhos de toda a Itália – já que anualmente viaja para o país para visitas técnicas às vinícolas – está à frente do projeto desde a concepção em 2017, sendo concretizada a primeira edição em 2018. ” A premissa da Vini d’Italia é a promoção e aumento do consumo de vinhos italianos no mercado brasileiro, além do fortalecimento das relações comerciais e de amizade entre Brasil-Itália” afirma a curadora
A organização do evento lançou um desafio aos importadores solicitando sugestões de pratos da rica gastronomia brasileira em acompanhamento aos vinhos italianos. As entrevistas aos expositores ficarão disponíveis no Canal do YouTube da Embaixada “Ambasciata Brasília”, enquanto uma seção dedicada no site internet da representação diplomática (www.ambbrasilia.esteri.it) disponibilizará informações sobre os vinhos italianos apresentados durante o evento e sobre onde será possível achá-los. As expectativas são de que, nos próximos anos, o consumo de vinhos no país, tanto de rótulos nacionais quanto importados, terá um crescimento progressivo. “A Itália mantém a marca como o principal produtor e maior exportador de vinho do mundo. Também graças a eventos de promoção como a “Vini d’Italia” contamos com o ampliação sinérgica da cultura do vinho”, concluiu o Embaixador.
Para acompanhar tudo que aconteceu na Vini d’Italia, acesse (www.ambbrasilia.esteri.it)
Edição: Vinho Capital