A Safra 2020, que no Brasil carrega o título de ‘Safra das Safras’, já está sendo reverenciada por especialistas do mundo todo. Um júri internacional acaba de conceder 91 pontos – Medalha de Ouro – para dois dos grandes ícones da Miolo Wine Group: o Miolo Lote 43 e o Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas, ambos elaborados com uvas desta emblemática safra. A distinção vem do Catad’Or World Wine Awards, realizado de 2 a 5 de novembro, no Hotel Cumbres Lastarria, no Chile, com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE). Participaram do concurso 1.300 amostras de 20 países.
Quem quiser degustar o Miolo Lote 43 deve ficar atento e se programar, pois o lote é limitado. Depois de permanecer num sono profundo em barricas de carvalho francês por 12 meses, o vinho foi engarrafado, habitando as caves subterrâneas da Miolo por mais alguns meses, com previsão de lançamento ao mercado em maio de 2022. Ostentando o selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV), carrega toda essência da uva que simboliza, além do terroir, o pioneirismo de uma cultura que desenvolveu a Serra Gaúcha, hoje responsável por 90% da produção nacional de vinhos. A história deste grande vinho começou ainda em 1897, quando Giuseppe cruzou o Atlântico vindo da Itália. Ao chegar no Vale dos Vinhedos, ao se estabelecer no Lote 43, onde plantou as primeiras mudas de videiras. Provavelmente, ele não imaginava o que seus filhos, netos e bisnetos fariam nas décadas seguintes. Hoje, 32 anos após a fundação da Vinícola Miolo, o Lote 43 se tornou o retrato de uma saga de pioneirismo que ampliou as fronteiras do vinho no Brasil e no mundo. Feito somente em safras excepcionais, o Miolo Lote 43 vai para sua nona safra do vinho. O rótulo foi lançado nas safras 1999, 2002, 2004, 2005, 2008, 2011, 2012, 2018 e agora 2021.
Se o Miolo Lote 43 traz o terroir do Vale dos Vinhedos, o Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas é a tradução viva do país lusitano em terras brasileiras. Fiel exemplar das castas Touriga Nacional e Tinta Roriz, o nobre vinho, com 15% de graduação alcoólica, é ideal para guarda. Este foi o primeiro rótulo a ser produzido na Vinícola Seival, em Candiota (RS), uma das unidades da Miolo Wine Group. Desta safra 2020, o resultado são 26 mil garrafas, que expressam toda complexidade aromática e gustativa que a Campanha Meridional pode imprimir nessas variedades. O lançamento está previsto para maio de 2022. Com alto potencial de envelhecimento, este vinho nobre amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho francês. Premiadíssimo, o Quinta do Seival Castas Portuguesas já arrematou mais de 35 prêmios em concursos internacionais realizados em 10 países, sendo eles Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, China, Eslováquia, Estados Unidos, França e Inglaterra.
OS VINHOS
Miolo Lote 43 Safra 2020
Elaborado a partir das uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, selecionadas manualmente, este vinho é um corte harmônico feito pelo enólogo da família, Adriano Miolo. Com alto poder de guarda, é um vinho nobre. De cor rubi muito intensa e profunda, tem superior intensidade aromática, com notas de ameixa, tabaco, trufas, cacau, cravinho, além de sutis e elegantes aromas terciários. Apresenta elevada estrutura e bom volume de boca, com taninos redondos que, aliados à adequada acidez gerada pela fruta com excelente maturação, conferem ao seu desfrute um singular frescor e ímpar equilíbrio. A temperatura ideal para degustação é de 16ºC a 18ºC.
O Miolo Lote 43 harmoniza muito bem com a praticidade da culinária italiana e o requinte da culinária francesa. Pela sua complexidade de aromas e textura macia, pede pratos igualmente sofisticados, com ingredientes nobres. Assados de carnes de caça, o churrasco gaúcho, em especial o espeto de medalhões de picanha, e as carnes com certo teor de doçura, alta maciez e suculência, realçam o seu brilho.
Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas Safra 2020
Este vinho tem coloração vermelho-rubi profunda. Apresenta elevada intensidade e complexidade aromática, surgindo em primeiro plano o típico floral da Touriga Nacional, mesclado com fruta em compota como figo e ameixa preta, além de notas de madeira tostada. É um vinho potente e altamente estruturado, com bom volume de boca e acidez refrescante, que deve ser apreciado com temperatura entre 16ºC e 18ºC.
O Quinta do Seival Castas Portuguesas é ótimo para acompanhar pratos tipicamente originários de Portugal como caldo verde com chouriço, leitão assado em forno a lenha e arroz de Braga. Também acompanha carnes vermelhas assadas e grelhadas, pernil de cordeiro com ervas e queijos maduros de massa semi dura.
Imagens: Divulgação Miolo