609dedf55f7c9a62609a2a397e8f5e95

Babuxca: bebida avança no varejo brasileiro e chega ao mercado internacional

A venda de bebidas alcóolicas no Brasil disparou na pandemia. Com o setor de eventos paralisado e o fechamento de bares e restaurantes, as bebidas alcóolicas ganharam mais espaço dentro do lar, seja em um happy hour virtual, em uma reunião online com os amigos ou em momentos de lazer com a família, regados a muitos drinks.

Mas, se por um lado o mercado de vinhos e cervejas cresceu, o da cachaça caiu. De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), o consumo desta bebida no Brasil apresentou queda de 23,8% em 2020, pior resultado do setor em cinco anos. Na contramão deste cenário, a Babuxca cresceu 92% em 2020 e já superou este faturamento no primeiro semestre de 2021.

Babuxca: bebida avança no varejo brasileiro e chega ao mercado internacional Para Roberto Mendes, sócio diretor da Babuxca, no início da pandemia as pessoas aderiram a um boom de lives e happy hours virtuais para continuarem socializando em um momento onde todos precisavam ficar em casa. “O grande número de eventos virtuais e as campanhas de incentivo aos pequenos produtores nos ajudaram bastante, conscientizando o consumidor nesse momento delicado para tantas indústrias. Além disso, são poucas as opções no mercado de drinks engarrafados com ingredientes naturais e com menor graduação alcóolica. Enquanto a Babuxca apresenta 18,5% de teor alcóolico, as aguardentes puras possuem, em média, 38%”, declara.

Exportação na pandemia

Em 2020, a Babuxca planejava uma forte estratégia em festas de formaturas, mas com o adiamento dos eventos a marca teve que rever seus planos. “Já tínhamos confirmado participação em 150 festas no ano passado, mas veio a pandemia e resolvemos focar no fortalecimento do online, através do próprio e-commerce e, principalmente, de parcerias com clientes como Amazon e Magazine Luiza, os quais ficaram responsáveis por toda parte logística e atendimento ao cliente, facilitando muito o dia a dia operacional da Babuxca”, esclarece Roberto.

A pandemia também gerou um cenário favorável para o fortalecimento do canal off-trade (supermercados e empórios), assim a Babuxca conseguiu entrar em mais 75 lojas da rede Pão de Açúcar, incluindo a rede Minuto do grupo GPA.

Outro avanço, no ano passado, foi a entrada no exterior. A Babuxca realizou a sua primeira exportação para os Estados Unidos (EUA). Em 2021, os pedidos no mercado americano dobraram e já tem mais uma nova previsão de entrega em vista para os EUA.

A marca de bebidas mistas também chegou a Portugal. “Enxergamos o mercado português como uma oportunidade de explorar mais a Europa como um todo, o que é ótimo, visto que o mercado europeu reconhece mais a qualidade Babuxca: bebida avança no varejo brasileiro e chega ao mercado internacional das cachaças, possuindo um forte viés de consumir produtos naturais e com alta rastreabilidade dos insumos”, diz Roberto.

“Uma das grandes vantagens da Babuxca, especialmente no exterior, é o fato da bebida se apresentar como um drink pronto à base de cachaça. Muita gente não conhece a cachaça, mas acaba se interessando pelos sabores, o mel e a proposta 100% natural. Entre os que conhecem o destilado, poucos sabem preparar drinks além da caipirinha, sem falar que o limão tahiti não é fácil de encontrar e, quando disponível, é muito caro. A Babuxca é uma solução para todas essas questões, por isso vem tendo grande aceitação, além do sabor limão ser um ótimo substituto para a caipirinha. ”, afirma o sócio diretor da Babuxca.

Sobre a Babuxca

Babuxca é uma marca que nasceu em 2015 e produz bebidas à base de cachaça com mel e frutas, feitas com ingredientes 100% naturais, sem nenhum tipo de conservante ou aditivo. Seu teor alcoólico é de 18,5% e se enquadra na categoria bebida alcoólica mista.

A empresa conta hoje com três sabores – limão, frutas vermelhas e tangerina com pimenta. Todas são adoçadas com mel orgânico e prontas para o consumo, trazendo praticidade para festas, confraternizações ou para quem quer algo além do óbvio em casa. Por não possuir conservantes, o mel se encontra no seu estado natural e, quando em repouso, decanta no fundo da garrafa, mas é só agitar que a bebida está pronta.

Presente, hoje, em 16 estados e encontrada em mais de 400 pontos de venda no Brasil, a marca acaba de chegar em Minas Gerais, Amapá e Goiás, e já iniciou seu plano de internacionalização, tendo como os primeiros países de atuação os Estados Unidos e Portugal. Para 2022, a marca planeja chegar em todos os cantos do Brasil e expandir mais no mercado internacional, especialmente na Europa.

Para saber mais sobre a Babuxca ou encontrar receitas incríveis, acesse os canais da marca:  www.babuxca.com.br / IG: @babuxca / www.facebook.com/babuxca/

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta