Derthona é o único branco piemontês com acentuada aptidão para o envelhecimento
A inquestionável reputação do Piemonte o torna uma das regiões vinícolas mais prestigiosas do mundo. E, nos chamam atenção nessas terras férteis a produção de grandes vinhos e ótimas histórias. Uma delas é antiga e anda despertando interesse de especialistas internacionais do setor vitivinícola e de negócios relacionados ao vinho. Trata-se da uva Timorasso, nativa das colinas de Tortona, que remonta a Idade Média, época em que seu cultivo era muito difundido localmente. Considerada uma uva pouco apreciada, de baga branca, carnuda, e de sabor neutro, que derivava um vinho comum e pouco apreciado.
O impacto sem precedentes ao cultivo de vinhas em toda a Europa acontece com a filoxera na segunda metade do século XIX e, posteriormente, o período que se seguiu à Segunda Guerra Mundial, tornando as condições pouco favoráveis aos produtores, e vinhedos foram devastados, fato que levou a extinção drástica do cultivo da uva Timorasso e, consequentemente, a produção deste vinho, gradualmente foi esquecido.
A ascensão da Timorasso
Há cerca de quarenta anos, um pequeno grupo de vinicultores de Tortona, liderados pelo mítico produtor Walter Massa, resgataram essa uva autóctone modificando as técnicas de vinificação e a reintroduzindo no cenário vitivinícola do Piemonte, com intervenção mínima e utilização de leveduras selvagens. Assim a Timorasso não só ressurgiu , como iniciou um importante caminho de ascensão, tornando uma prestigiosa uva, que conseguiu seduzir os nomes mais famosos de Barolo e Barbaresco, que seguiram confiantes os passos do pioneiro Walter Massa, e decidiram investir no vinho branco de maior sucesso em todo o Piemonte: o Derthona Timorasso dei Colli Tortonesi.
As características desse território, certamente ecléticas, mas ainda arcaicas -Tortona é terra de arte, esplêndidos recursos naturais e excelência gastronômica- limitaram um pouco o seu percurso de crescimento, ainda que constante, até o momento em que o vinho se ligou às excelentes produções do Langhe.
Atualmente, diversos barolistas importantes compraram vinhedos na zona de Tortona, começando a produzir o vinho Timorasso. Os nomes mais conhecidos são Borgogno, Oddero, Vietti, Roagna, La Spinetta, etc. O impacto pela procura das melhores áreas de vinhedos de Tortona repercutiu fortemente na valorização do preço das excelentes terras do Langhe. Entretanto, o nome do vinho foi alterado, marcando-o com a definição latina da cidade de Tortona. Hoje, Derthona é definido como um Barolo branco, mantendo-se intimamente ligado ao território ao qual pertence. Derthona é o único branco piemontês com acentuada aptidão para o envelhecimento
A Derthona Timorasso e suas principais características:
Tive oportunidade de degustar diversos vinhos da uva Timorasso e posso confirmar tratar-se de um vinho excepcional e surpreende, sendo um dos melhores brancos que já degustei. Possui uma cor amarelo palha com reflexos dourados, que tendem a ser mais acentuados com o passar do tempo. As sensações olfativas são intensas e complexas com notas florais, acácia, espinheiro e ervas aromáticas, as notas frutadas portam notas de pêssego, frutas tropicais e mel.
A evolução de Derthona Timorasso envolve uma nota significativa de mineralidade. Na boca é encorpado, seco, com excelente acidez e bom teor alcoólico. Com o tempo a nota mineral vai se acentuando gradativamente. Vinho com caraterísticas muito marcantes e grande elegância.
O Derthona é engarrafado após um período de envelhecimento de pelo menos 14 meses (a partir de 1 de novembro do ano seguinte à colheita). Posteriormente o vinho está pronto para o consumo, mas sujeito a envelhecimento. No quinto ano atingirá excelente maturação, que se estenderá por mais de dez anos, com resultados surpreendentes.
Atualmente, os preços de varejo de um bom Timorasso variam de 25 € a 100 €, dependendo do produtor e da safra. Alguns produtores iniciaram a produção de uma versão comercial e de menor valor. A criação do Consórcio para a Proteção dos Vinhos da Serra de Tortona, está a postos para cuidar da promoção e proteção do Doc Derthona Timorasso.
Edição: Su Maestri
Imagens: Acervo Pessoal