Realizou-se em Roma, no Palazzo dei Congresso a segunda edição do Roma Bar Show, um projeto de Andrea Fofi, Giuseppe Gallo, Fabio Bacchi e os fundadores do The Jerry Thomas Project, que partiram da necessidade de fomentar o comércio, empresas e profissionais, se encontraram em um dos maiores eventos do setor. O evento de perfil internacional tem o objetivo de elevar as atividades da indústria de bebidas espirituosas e mixologia na Itália.
Fortalecido pelos números da sua primeira edição – mais de 150 empresas participantes e quase 10.000 visitantes em dois dias, após uma longa espera que durou mais de dois anos, a direção artística e todo o staff do Roma Bar Show orgulham-se de estar novamente presentes em apoio de um setor, o de bebidas e hotelaria, que sofreu mais do que outros neste período de crise e incerteza causados pela pandemia do coranavirus.
A segunda edição também inclui um programa completo de atividades com conferências, masterclasses e palestras, eventos colaterais e off-trade dedicados ao comércio e ao consumidor que envolveram os visitantes e toda a cidade de Roma durante o evento. Profissionais do setor e convidados internacionais participarão para compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre tendências e novidades do setor. O Roma Bar Show 2022 não foi apenas um espaço de exposição, mas sim um palco onde os participantes puderam viver novas experiências como protagonistas através da história das marcas participantes. São várias as áreas temáticas que enriqueceram esta nova edição do evento, mas não só: durante os dois dias de evento foram realizadas a final mundial de Art of Italicus e a final da Diageo World Class, simultaneamente, aconteceram inúmeros eventos no Salão Fuori,
Após o grande sucesso da primeira edição, a área dedicada aos mezcals e tequilas e não apenas no Mexico Village foi confirmada, enquanto as novidades do Coffee Village foram anunciadas com grande sucesso, para apresentar o mundo dos torrefadores e pequenos produtores artesanais e o da Piazza Italia, com produtos italianos de excelência como protagonistas, desde as marcas históricas de licores italianos até os novos produtores de pequena qualidade. Interessante que o produtos artesanais italianos esteve no centro do Roma Bar Show, com produções de pequenas destilarias e empresas de médio porte, de destilados à cerveja, passando pelos crescentes uísques italianos, que já não são novidade há alguns anos. Não menos importante foi a oferta gastronômica, com os habituais food-trucks dedicados a todos os gostos e paladares.
Autênticas estrelas do setor vão animaam o Roma Bar Show 2022: de Jeff Berry a Monica Berg que focaram na sustentabilidade e sazonalidade das matérias-primas no bar, dos clássicos coquetéis americanos contados por Jeffrey Morgenthaler e Robert Simonson a Claire Warner e Roberta Mariani. Mas também Anistatia Miller e Jared Brown; Marian Beke que mostraram suas próprias criações que os tornaram celebridades no mundo. Erik Lorincz vai palestrou na Academia sob o lema de “Menos é mais”, interessantíssimo. Nesses dois dias, Roma acolheu os protagonistas Simone Caporale, Salvatore Calabrese, Giacomo Giannotti, Valentino Longo e Antonio Parlapiano, que falaram da reviravolta nos clássicos, das releituras dos clássicos, mas também teve palestra de Daniele Gentili e Simone Onorati, que falaram sobre o uso do rotavapor.
Durante o evento Roma Bar Show, os temas não foram apenas coquetéis, no foco também estava o debate sobre harmonização de coquetéis e alimentos, comandado pelo bartender – Marc Alvarez e o grande chef Albert Adrià. As palestras foram realizadas no palco principal do Palazzo dei Congressi e apresentadas e moderadas por dois apresentadores excepcionais: Stefano Nincevich e Patrick Pistolesi.