O Santander apresenta o Taste São Paulo Festival, 6ª edição local do maior festival gastronômico do mundo, que ocorre nos dias 12, 13, 14 e 19, 20 e 21 de agosto (de sexta a domingo) no Clube Hípico de Santo Amaro. O festival tem como pilar a gastronomia social, sustentável e inclusiva com a participação de projetos e ações que criam oportunidade, aprendizado e acesso ao mercado profissional da gastronomia.
Nessa edição, o Taste conta com a participação do Projeto A.Mar que surgiu com uma ideia: ajudar os pescadores do Bonete, na Ilhabela, litoral norte de São Paulo, a aproveitar melhor o produto de seu trabalho. Muitos não tinham acesso a energia elétrica, e a pesca, sempre artesanal, precisava ser feita sem desperdícios e honrando a sazonalidade. Surgiram então os primeiros movimentos do projeto social voltado a capacitar os pescadores a utilizar técnicas de conservação (especialmente as mais ancestrais) e a promover o aproveitamento total de peixes e moluscos. Operando desde 2017, sob a liderança do executivo Rodolfo Villar, o “A.Mar” hoje produz e vende conservas e outros itens de alta qualidade gastronômica, entre embutidos feitas com frutos do mar, bottarga, sott’olio (conservas em azeite) e muito mais. O projeto “A.Mar” também venceu a premiação Melhores do Ano – Prazeres da Mesa 2022, igualmente apresentada pelo Santander, na categoria “Prêmio Santander Sustentabilidade e Responsabilidade Social”.
No Taste, o projeto estará presente no primeiro final de semana (12, 13 e 14 de agosto) e servirá pratos para consumir na hora (como o ‘dog fish’; ou a tostada de mexilhões; e o espaguete com bottarga) e terá toda a sua linha de conservas, para levar para casa.
No segundo final de semana (19, 20 e 21 de agosto), o destaque vai para a participação do “Organicamente Rango” – Um dos projetos mais criativos e empolgantes de São Paulo, que faz parte das iniciativas da Agência Solano Trindade – devotada a promover negócios sociais e fomentar a economia solidária no Campo Limpo. Comandado pelo empreendedor Thiago Vinícius e por sua mãe, a chef Tia Nice, o “Organicamente Rango” serve refeições na região, usando essencialmente a produção orgânica de agricultores locais. Criando receitas simples e saborosas, que são pagas por quem pode ou entregues gratuitamente para quem não pode, o restaurante também ajuda a capacitar os moradores do bairro a trabalhar com alimentos. Não por acaso, Thiago recebeu recentemente na Espanha um dos prêmios do 50 Next – braço do 50 Best Restaurants, só que dedicado a reconhecer iniciativas de impacto social dentro da gastronomia. No ano passado, Thiago e Tia Nice participaram do Taste com aulas e expondo seu trabalho com a Solano Trindade. Neste ano, eles levarão também o seu restaurante, apresentando a cozinha de Tia Nice.
No primeiro final de semana uma das novidades do Taste será a participação do Camélia Òdódó – restaurante da chef Bela Gil, aberto no ano passado, que não atrai apenas os fãs de Bela, também apresentadora de TV. Acima de tudo, a casa se tornou um endereço certeiro para os apreciadores da cozinha vegana, feita rigorosamente com produtos orgânicos, de agricultura familiar. Sucesso na Vila Madalena, o Camélia destaca releituras veganas de clássicos, como a coxinha e a feijoada, mas também apresenta receitas aromáticas e saborosas, que unem as experiências internacionais da chef com os ingredientes brasileiros. Participando do Taste pela primeira vez, o Camélia Òdódó levará seu restaurante ao evento, mas também venderá seus produtos no Empório Taste. Para quem não sabe, o nome do restaurante vem das seguintes referências: Camélia, por causa da planta do chá (Camellia sinensis); e Òdódó significa flor, em iorubá.
Com curadoria do consultor gastronômico Luiz Américo Camargo, que está à frente do Taste Festivals no Brasil desde 2016, a edição vai reunir a gastronomia social e sustentável e um time de renomados restaurantes e bares de São Paulo como Fasano, Aizomê, Baru Marisqueria, Chez Claude, Ema, Jiquitaia, Komah, Le Jazz, Maremonti, Mocotó, NB Steak, Nelita, Notiê + Abaru, Vista, Bar do Mocotó, Bar do Jiquitaia, entre outros – totalizando 27 estabelecimentos. Haverá alternância de casas entre o primeiro e o segundo fim de semana, aumentando o leque de opções dos visitantes.
Cada restaurante oferece pelo menos quatro pratos em pequenas porções, sendo três deles parte do cardápio fixo das casas e um pensado e preparado exclusivamente para o Taste São Paulo Festival. Opções vegetarianas e veganas também serão oferecidas. Os preços dos pratos variam de R$ 20 a R$ 45.
“Cada vez mais, aquilo que se entende por qualidade gastronômica vai se tornando indissociável da sustentabilidade, da inclusão, da responsabilidade social. E, ano a ano, o Taste vem se movimentando nessa direção, valorizando a diversidade cultural e o respeito ao meio ambiente”, comenta Luiz Américo Camargo, curador do evento.
Taste São Paulo Festival – um espaço sustentável
O Taste permite a acessibilidade para deficientes físicos e suporte para todo o público, independentemente de idade, sexo, raça, etnia, origem, orientação sexual, identidade de gênero, religião ou condição econômica ou outra. O Taste contrata uma equipe diversa e capacitada para atender o público e todas as suas necessidades.
O festival oferece uma infraestrutura acessível com rampas, sinalização adequada e banheiros adaptados. Utiliza as ferramentas de acessibilidade disponíveis nas redes sociais, como a descrição de imagens para deficientes visuais ou baixa visão e a #paratodosverem .
Disponibiliza cardápios em braile, equipes de áudio descrição para deficientes visuais e atendimento em libras para deficientes auditivos.
Estimula a inovação entre seus fornecedores e parceiros, fomentando o consumo de materiais renováveis e recicláveis, que reduzam a geração de resíduos sólidos e o consumo de energia. Incentivo à economia circular, buscando soluções para reaproveitamento e redução dos resíduos plásticos do evento, fomentando campanhas de incentivo para substituição de embalagens plásticas por matéria prima sustentável, por parte dos parceiros e patrocinadores.
Gestão de resíduos
O Taste realiza seus eventos em espaços naturais fazendo uso consciente e sustentável da paisagem em que se insere, através da gestão de resíduos, uso consciente da iluminação em horários noturnos, preservação da biodiversidade local. Utiliza instalações pré-existentes e incorpora um alto nível de gestão ambiental ao espaço utilizado, deixando o mesmo na mesma condição ou superior ao encontrado antes do evento.
O Taste faz uso de embalagens e talheres biodegradáveis e fornece aos restaurantes participantes do evento, além de orientar os patrocinadores quanto a correta utilização. Realiza gestão de resíduos gerados, neutralização de parte de CO2, incentivo a práticas sustentáveis, como a utilização de transporte público, entre outras ações.
Áreas de conhecimentos e atividades gratuitas
Além de desfrutar dos melhores restaurantes e bares da cidade em um espaço que parece um jardim cheio de sabores e aromas, o público tem acesso às áreas onde os chefs compartilham conhecimento, receitas e técnicas em aulas gratuitas. São eles:
* O Fire Pit by Santander: local em que o público assiste aos chefs cozinhando na brasa, com receitas que vão muito além do churrasco;
* Papo de Cozinha by Electrolux: os participantes têm a chance de colocar a mão na massa e preparar pratos sempre muito bem escolhidas, levando essa experiência para o seu dia a dia;
* Adega Taste: espaço para degustar bebidas em aulas com um time de sommeliers além de masterclasses de drinks incríveis;
* Papo de Bar by thebar.com: Mixologistas ensinam misturas e técnicas incríveis para o preparo de drinks deliciosos;
Casa da Chama by Copa Energia: aulas dadas por chefs que apresentam receitas e exploram toda a potência do fogo a gás;
* Área kids: espaço para os pequenos brincarem e aprenderem algumas receitas na prática.Crédito da imagem: Divulgação
Tia Nice, chef do “Organicamente Rango” e líder comunitária
Aulas práticas, palestras – Inclusão e Projetos Sociais
Nos espaços de conhecimento, aulas práticas que promovem a inclusão pela gastronomia social:
*Projeto Downlícia – Repetindo o sucesso da edição passada, o jovem cozinheiro Gabriel Bernardes dará uma aula ensinando receitas e mostrando a importância das ações de inclusão por meio da gastronomia.
*A voz da periferia – Gastronomia Periférica e Organicamente Rango, representados por seus chefs, respectivamente, Edson Leite e Thiago Vinícius / Tia Nice, darão aulas apresentando receitas que destacam insumos orgânicos, sustentabilidade e aproveitamento total de ingredientes.
*Refugiados e imigrantes – A ONG Migraflix estará presente com aulas de receitas típicas de outros países (como as arepas, da Venezuela e Colômbia). Os professores são cozinheiros que, por meio da gastronomia, buscam oportunidades profissionais enfrentando as dificuldades inerentes à condição de refugiados.
*Projeto A.Mar – Rodolfo Villar, idealizador do projeto em Ilhabela destacará um tema essencial da atualidade: pesca sustentável e aproveitamento total do pescado, em receitas e preparações artesanais, eliminando o desperdício.
Palestra
*Casa Diversa – Escola fundada recentemente dedicada a atender pessoas LGBTQIA+ em situações de privação de liberdade e/ou egressas do sistema penitenciário. A proposta é capacitá-las para que se tornem profissionais de gastronomia e hospitalidade, tanto na cozinha, como no salão e na gestão. No Taste, os organizadores ministrarão palestra para apresentar e divulgar a iniciativa.
Empório Taste
O Empório Taste é um espaço de compras, onde expositores oferecem produtos premium, lançamentos e novidades. As opções vão desde ingredientes especiais, até doces caseiros, bebidas, queijos, utensílios de cozinha, chocolates, entre outros.
O Taste Festivals acontece em 13 cidades pelo mundo, como Paris, Dubai, Milão, Atenas, Amsterdã, Dublin, Cape Town, Melbourne, Sydney, São Paulo, e estreou com sucesso a edição em Brasília no final de maio e junho, com 15 mil visitantes.
Entre 15 e 19 de junho foi realizado o Taste of London, que reuniu 55 mil pessoas.
A realização do festival torna-se possível com empenho máximo de toda a equipe e patrocinadores que desde o início priorizam a saúde pública e a vontade de trazer um evento que une qualidade, diversão e responsabilidade. Os patrocinadores da 6ª edição do Taste São Paulo Festival são Getnet, All Accor, Tanqueray, Baden Baden, Copa Energia, Nespresso, Electrolux. O evento tem apoio de Grand Cru, Sadia Speciale, Get In, PremieRpet®, Mitre Experience, Zero-cal, Barilla, Escola bilingue Pueri Domus, Faixa Azul, Andorinha, Tork, Prata. A apresentação é do Santander Brasil e a realização é da IMM.