Depois de quatro finais de semana e um feriado de programação, maior festa do município chegou ao fim no domingo
A Festa do Espumante Brasileiro (Fenachamp), maior festividade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, terminou neste domingo (30). Em 15 dias, 80 mil visitantes passaram pelos estandes. Foi o maior público desde que o atual modelo foi implementado, em 2003, privilegiando os espaços para vinícolas e gastronomia. Ao longo de quatro finais de semana e um feriado de festa, foram consumidos mais de 29 mil espumantes, elaborados por 22 vinícolas do município e da região.
Além disso, cerca de cem opções gastronômicas foram saboreadas ao longo do evento e 1,5 mil músicas tocadas entre os diversos shows apresentados ao longo da programação. “Chegamos ao fim de mais uma Fenachamp com o sentimento de dever cumprido. Atraímos visitantes dos mais diferentes cantos do Estado, na festa mais importante para o desenvolvimento do nosso município e da região”, afirma o prefeito Sérgio Chesini.
Um dos destaques da programação foi o Sabrage Coletivo. A atividade reuniu mais de 400 pessoas, que fizeram a abertura de garrafas utilizando sabres. A iniciativa seguiu o ritual iniciado em 2009, e que já quebrou duas vezes o recorde mundial de participantes, registrado no Guinness Book.
A pista itinerante de esqui foi outra atividade de destaque, resgatando uma das maiores atrações turísticas da região nas décadas de 70 e 80. A estrutura, idealizada pela Associação Amigos do Esqui de Garibaldi, proporcionou aos visitantes a possibilidade de aprender técnicas, além de vivenciar a experiência do esporte.
Além disso, durante todo o período da festa, na Vila Típica Italiana, os visitantes puderam conhecer mais da história e da cultura dos descendentes de imigrantes italianos, além de aproveitar os tradicionais produtos coloniais e artesanato. Destaque também para as oficinas de degustação de espumantes, sob a coordenação de profissionais de vinícolas expositoras.
A Fenachamp foi realizada entre os dias 6 e 30 de outubro, numa promoção da Prefeitura de Garibaldi, em parceria com o Centro Empresarial e Cultural (CEC).
Fotos: Divulgação/Fenachamp