O Embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, agracia Sueli Maestri com a Ordine della Stella d’Italia, na sede da Embaixada, durante a programação do Salão do Vinho Italiano no Brasil, que tem curadoria da homenageada.
Sueli Maestri foi agraciada nessa quarta-feira, 19 de outubro com a condecoração da Ordine della Stella d’Italia (Ordem da Estrela da Itália). O Francesco Azzarello fez a entrega da comenda, insígnia e certificado na sede da Embaixada da Itália, em Brasília, durante a Vini d’Italia – Salão do Vinho Italiano, evento no qual Sueli Maestri é idealizadora e curadora. O evento organizado e patrocinado pela Embaixada desde 2018, tem como premissa o fortalecimento das relações culturais e de amizade entre Brasil-Itália.
A Ordine della Stella d’Italia (Ordem da Estrela da Itália) é uma das mais relevantes honrarias concedidas pelo governo italiano, assinada pelo presidente da República da Italia a pessoas que se destacam na promoção de ações de cooperação e amizade com a nação italiana
Ao conceder a comenda, o Embaixador ressaltou o trabalho realizado ao longo dos anos, para fomentar a cultura do vinho italiano no Brasil e suas ações para estreitar os laços de amizade entre os dois países. “ Sueli mantém uma estreita cooperação com a Embaixada há anos, sempre por paixão, e somos profundamente gratos a ela. Pessoalmente, aprendi a apreciá-lo nestas duas edições do Salão do Vinho Italiano no Brasil pós-pandemia. Um guia muito precioso no mundo dos vinhos ítalo-brasileiros e italianos”.
Continuou o Embaixador Azzarello em seu discurso: “É para mim uma grande alegria poder conceder a Sueli Maestri a honra de Cavaliere da Ordem da Estrela da Itália, conferida a ela pelo Presidente da República Italiana, por proposta do Ministro das Relações Exteriores e Cooperação, com direito ao uso da insígnia da Ordem”.
“Embaixador Azzarello, hoje estou com um profundo sentimento de alegria e honra. Agradeço de coração a sua contribuição para a concretização desta condecoração. Ser agraciada com a Ordine della Stella d’Italia é uma emoção indescritível para mim e minha família. Estou honrada, pois a Itália está no meu coração e no meu modo de vida”. Ressaltou Sueli Maestri no discurso de agradecimento.
Instituída por lei federal em fevereiro de 2011, a Ordem da Estrela da Itália substituiu a Ordine della Stella della Solidarietà Italiana (Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana), criada em 1947, tendo sido instituída como forma de reconhecer cidadãos (italianos ou estrangeiros), que se destacaram na reconstrução da Itália após a Segunda Guerra Mundial.
Crédito: Paulo Rogê