A líder nacional do mercado de espumantes tem novos motivos para celebrar. O vinho base elaborado pela Família Salton foi destaque na categoria de Espumantes durante a 30ª Avaliação Nacional de Vinhos, evento que ocorreu no último sábado (5) em Bento Gonçalves. O vinho base de espumante com as variedades Pinot Noir e Chardonnay figurou entre as 16 amostras mais expressivas da safra 2022 e que foram degustadas por 600 avaliadores.
Este novo reconhecimento ganha ainda mais força ao ser listado junto dos demais títulos recebidos recentemente pela marca – e que tornam a qualidade e relevância da bebida elaborada pela Salton cada vez mais inconfundível quando o assunto é espumante brasileiro. Isso porque além de já contar com mais de 200 premiações nacionais e internacionais, conquistadas nos três últimos anos, a marca lidera ainda as vendas de espumantes em todo o país (NIELSEN) e, de acordo com dados de 2022 da Wine Intelligence, é a marca número 1 de espumantes no Brasil. Além disso, ainda neste ano, a Salton foi eleita a maior produtora de espumantes do país, segundo a Adega Ideal. Os rótulos da vinícola são apreciados em mais de 30 países e, por isso, ganham destaque também quando o tema é exportação, já que a marca representa 96% do espumante brasileiro nos Estados Unidos, sendo o 5º mais importado pelo país (Ideal Consulting).
A companhia planeja encerrar 2022 comercializando 12,5 milhões de garrafas de espumante, apresentando um crescimento de 25% nas receitas da categoria comparado a 2021.
A Avaliação Nacional
Leva o nome de vinho base de espumante um vinho branco tranquilo, que aponta algumas características básicas: graduação alcoólica preferencialmente abaixo de 11 graus e alta acidez. Assim, durante a segunda fermentação para a tomada de espuma e formação das borbulhas, a bebida atinge seu equilíbrio.
Responsável por promover a qualidade, evolução e identidade da produção nacional, a 30ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2022, realizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), aconteceu de forma híbrida, reunindo 600 pessoas presencialmente, além de milhares que degustaram e assistiram de casa a transmissão simultânea pelo canal do Youtube.