De frente para o Cerro de Palomas, cartão postal de Santana do Livramento, a Casa Albornoz está encravada numa propriedade que valoriza os produtos da terra. Jovem – com apenas 3 anos no mercado -, a marca traduz o novo tempo vivido pela fronteira gaúcha e já desponta no mercado da olivicultura brasileira. Da pecuária e das culturas de arroz e soja, a família decidiu mudar o rumo dos negócios ainda em 2013. A matriarca Margarida Albornoz e as filhas Ana, Sílvia e Virgínia, encontraram nas oliveiras e nogueiras o caminho para a realização pessoal. Nessa breve, porém promissora jornada, juntas diversificaram a produção, criando itens altamente diferenciados e que já acumulam premiações internacionais, além de uma estrutura
Com a descontinuação da pecuária e a implantação do pomar de nogueiras e oliveiras, a estância de 2.800 hectares começou a receber as primeiras mudas em 2013 com o plantio de nogueiras em 100 hectares e de oliveiras em outros 120 hectares. Durante a safra, que em 2022 foi de 70 toneladas (2020, 7 toneladas e 2021, 20 toneladas), é possível caminhar no pomar junto ao lagar, interagindo com a cultura numa vivência que permite compreender os cuidados da marca durante a colheita, sempre de fevereiro a março. Hoje, a Casa Albornoz cultiva 14 variedades de olivas de quatro países, sendo elas: Arbequina, Arbosana, Hojiblanca e Manzanilla, da Espanha; Koroneiki, da Grécia; Coratina, Canina, Leccino, Moraiolo, Frantoio, Pendolino e Santa Caterina, da Itália; além da Azeiteira e Galega, de Portugal. São 370 mudas por hectare. O resultado são azeites de oliva extra virgens nas Linhas Premium (Casinha, Dona Carmen e Dom Eurico) e Especiais (Todo Dia Suave, Todo Dia Intenso, Todo Dia Koroneiki e os saborizados Defumado e Pimenta).
O fio condutor da história da Família Albornoz é a natureza. “A relação íntima com o campo revela a nossa caminhada, uma conexão consolidada e que se reinventa através das gerações”, revela uma das sócias, Virgínia Albornoz. Ela conta que para homenagear os ancestrais e honrar a relação com o campo, foi criada uma nova identidade visual para os azeites,
Na Linha Especiais a representação da natureza, tão presente na história familiar. Estes rótulos expõem animais do Pampa, construídos artisticamente com uma delicada composição de folhas, flores e frutos. O Todo Dia Koroneiki é o azeite mais amargo da Albornoz. Sua picância mais pronunciada está representada pela jaguatirica, um felino solitário, caçador e voraz. O Todo Dia Intenso é retratado pelo lobo-guará, sempre ativo e elegante. Este azeite traz amargor e picância intensos. Já o Todo Dia Suave chega com equilíbrio de amargor e picância, ganhando a delicada beleza do beija-flor no visual.
Além do azeite
Já a noz pecan, com 185 mudas por hectare, é de procedência americana, com variedades que vêm do Texas (Chicasaw, Shawnee, Barton, Mohawkee e Pawnee), do Mississipi (Desirable, Jackson e Success) e da Flórida (Farley). A empresa já projeta a ampliação das opções de embalagens com a noz pecan in natura em pacotes de 150g, além da noz torrada, salgada e com pimenta em tubos de 50g e 150g. Para os fãs do doce, a noz pecam com chocolate de leite e chocolate amargo. O grande destaque é das nozes temperadas – torradas e salgadas e, recentemente, nozes com chocolate, ideais para as festas de final de ano. O portfólio vai além, com mel de duas floradas – Eucalipto e Campo Nativo; cerveja Oliven Kölsch, fermentada com azeite de oliva, tendo na composição mel, capim limão e camomila, e cosméticos veganos a base de azeite de oliva.
E para quem aprecia uma cerveja artesanal diferenciada o empreendimento também possui a
O quarteto e seu time capacitado acompanha cada etapa do processo com cuidados que começam no plantio e manejo, passando pela colheita, processamento, armazenamento e venda. O respeito ao meio ambiente é condição permanente de toda a equipe. A qualidade dos produtos
Turismo na Albornoz
A pureza do terroir da Campanha Gaúcha pode ser conferida nas diversas atrações que a Casa Albornoz oferece aos seus visitantes. O turismo de experiência é mais um braço do negócio que qualifica a estrutura na região. Junto a loja e ao lagar é possível degustar os produtos, apreciando a paisagem do Cerro de Palomas no deck, sempre acompanhado de um bom vinho da Região do Pampa ou até mesmo da Serra Gaúcha. A experiência varia com preços de R$ 25 a R$ 35. Para quem deseja estender a permanência no local, entre as opções estão o pic nic, café da manhã, brunch, almoço campeiro, além das tábuas.
CASA ALBORNOZ
Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 18h
Degustação: R$ 25 e R$ 35
Santana do Livramento – BR 158 km 548,5
Informações: contato@casaalbornoz.com.br
55 9 9617.3892
Imagens: Divulgação Casa Albornoz