Todo mundo já ouviu falar do Chianti Classico, ou mais conhecido como Gallo Nero. A zona de produção controlada do vinho Chianti é a mais antiga da Itália, e foi demarcada por meio de um decreto ministerial de 1932. Pois bem, essa região demarcada para a produção deste clássico vinho tinto italiano, é o lugar onde a uva Sangiovese reina como a uva tinta principal no corte.
O que aconteceu na história depois é que outros produtores locais acharam injusto somente uma pequena região ter o poder e autoridade para produzir um vinho tão importante dentro daquele território, localizado na região da toscana. E foi aí que surgiram as 7 subzonas de Chianti, lembrando que junto com a de Chianti Classico somam – se 8 regiões de produção de vinho Chianti.
Veja neste mapa abaixo onde cada uma delas está localizada:
A região de Chianti está localizada entre duas importantes e imponentes cidades históricas da toscana: Firenze e Siena
Todas as regiões trazem características particulares devido a sua própria localidade. Isso porque estamos falando de regiões que mesmo se parecendo, tem lá as suas características geográficas diferentes, por exemplo, tipo de solo, altitude de seus vinhedos, proximidade a rios e colinas, são algumas delas.
A região do Chianti Clássico é representada por um galo preto, o Gallo Nero a qual fora demarcada no ano 1716. Ela é conhecida como uma das mais antigas Denominações de Origem do mundo. Assunto para contar em um próximo e-mail, pois aqui tem história!
Agora, quando falamos em Chianti Rùfina, falamos de uma zona de Chianti que se destaca entre as demais, sendo considerada a mais importante sub zona (aqui não estamos falando da região do Chianti Classico) e isso por que?
Porque ela é conhecida por ser a região de maior elevação entre todas as demais, por fim é o Chianti più alto, a mais alta de todas! Essa altitude traz aos vinhos produzidos ali, mais frescor ao paladar, produzindo assim vinhos tintos, brancos e até mesmo rosés de muita elegância.
Confira as 8 regiões de vinho Chianti
1- Chianti ou Chianti Classico
2- Chianti Colli Arentini
3- Chianti Colli Fiorentini
4- Chianti Colli Senesi
5- Chianti Colline Pisane
6- Chianti Montalbano
7- Chianti Montespertoli
8- Chianti Rùfina
Nossa sugestão de um excelente Chianti: CHIANTI RISERVA RÙFINA DOCG TEGOLAIA
Se tem um exemplar fiel a este bello terrítorio é o nosso espetacular Chianti Riserva Rùfina DOCG TEGOLAIA. Um 100% Sangiovese que passou por estágio em barricas por 24 meses!
Edição: Su Maestri
Fonte: Texto de Vanda Meneguci
Sommelière da Importadora Italiamais