altosmontes1-670x445

Altos Montes: Luiz Argenta lança vinho com Selo de Indicação de Procedência

A Vinícola Luiz Argenta lança em 2023 o seu primeiro vinho com o Selo de Indicação de Procedência Altos Montes.  Da linha Pinot Noir L.A. Clássico, o varietal foi produzido 100% com a casta homônima, da safra 2022. Com maturação de 6 meses em barricas de carvalho francês, o vinho fino apresenta 13% graduação alcoólica. O produto já pode ser encontrado na loja virtual da vinícola e em outros estabelecimentos parceiros.

O primeiro vinho com Selo da IP Altos Montes da Vinícola Luiz Argenta é um clássico de coloração delicada, típica Altos Montes: Luiz Argenta lança primeiro vinho com Selo de Indicação de Procedência do pinot noir com tons violáceos. O seu aroma intenso é marcado por frutas vermelhas com um leve toque tostado da passagem pela barrica. Em paladar pode ser considerado um vinho agradável, leve e elegante. A bebida pode ser servida com Carnes leves e massas com molhos vermelhos ou funghi, respeitando a temperatura de 16°C a 18°C.

“A variedade Pinot Noir é muito elegante e versátil, produzimos excelentes vinhos e espumantes com ela. Começamos a colocar o selo da IP nos nossos vinhos a partir da safra de 2022. E o Pinot é apenas o primeiro de muitos que teremos com o selo. Acreditamos muito no potencial, qualidade e identidade do nosso terroir”, declara Daiane Argenta, Diretora Executiva Vinícola Luiz Argenta.

Ainda este ano, a Vinícola Luiz Argenta pretende lançar mais um rótulo com o Selo da IP Altos Montes, o Chardonnay L.A. Clássico, também da safra 2022. O vinho deve chegar ao mercado ainda em fevereiro.

Daiane considera muito importante agregar o Selo da IP aos produtos da vinícola, pois a certificação ajuda a promover a qualidade e identidade do terroir. “Se trata de um terroir histórico, onde foram cultivadas as uvas que originaram os primeiros vinhos varietais de uvas viníferas do Brasil. As pessoas precisam conhecer e certamente se encantarão com o que produzimos na nossa Região”, comenta.

O Selo Altos Montes corresponde ao terroir da Região dos Altos Montes que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A certificação foi um trabalho conquistado pela Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com doze vinícolas associadas.

 

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta