Brasília tem na gastronomia um dos mais importantes ativos na promoção de turismo e lazer. E este mercado gastronômico da capital federal nunca esteve tão aquecido agora. Por outro lado, a cidade carece de referências para o debate aprofundado acerca deste segmento. Para preencher este vácuo de crítica gastronômica qualificada na cidade, o jornalista Guilherme Lobão lança, nesta sexta-feira, seu novo blog: Garfo do Crítico.
“O Garfo do Crítico é uma tentativa de recuperar esse lugar de reflexão e pensamento crítico acerca da comida, ocupado em quase a totalidade apenas pelo trabalho de divulgação de restaurantes”, justifica o crítico, que é comentarista de gastronomia na CBN e foi editor de gastronomia no Jornal de Brasília, publisher na Revista Chef e crítico de restaurantes em Veja Brasília e no portal Metrópoles.
Segundo Lobão, a promoção, o turismo e o colunismo social neste setor são importantes e há muita gente qualificada dedicada a produzir conteúdo. “Mas o blog pretende ser uma referência para análises e discussões isentas de restaurantes, para estimular discussões e reflexões junto ao público”, complementa.
A ideia é avaliar restaurantes e demais estabelecimentos do setor de restauração e hospitalidade sem fazer distinção entre eles, desde comida de rua, padarias, lanchonetes e bares aos restaurantes mais premiados, por todo o Distrito Federal e, aos poucos, incluindo experiências fora da cidade.
“É uma crítica para além do ponto do filé. Será um espaço de continuidade da experiência à mesa em forma de argumentação e reflexão”, diz. Para garantir a isenção, Lobão realiza visitas anonimamente, como um cliente regular, e paga a própria conta.
O sistema de menção do Garfo do Crítico não será o de estrelas ou de notas. Ele se resume à atribuição de 1 Garfo ao final de cada crítica para os estabelecimentos que merecedores do reconhecimento, segundo a avaliação, independentemente de categoria. A proposta não é promover uma disputa entre os restaurantes, mas conferir um atestado de qualidade das casas mencionadas.
Sobre o Comida de Pensar – O Garfo do Crítico é uma das iniciativas do projeto Comida de Pensar, um hub de formação, curadoria, pesquisa, criação, jornalismo e desenvolvimento de soluções direcionado à promoção da gastronomia como conhecimento transdisciplinar e veículo de transformação social, econômica, cultural, política e tecnológica. O Comida de Pensar se divide em três eixos:
1) Educação: Parceria com a Escola de Humanas:
– Comida de Pensar – Curso online de Ciências Gastronômicas
– Oficina de Escrita Gastronômica
– Recozinha – Curso presencial teórico-sensorial
– LABor – Laboratório de conteúdo digital.
2) Criação: newsletter Coffice, revista digital O Bicho Todo, blog O Garfo do Crítico e produções jornalísticas e de produção de conteúdo terceirizadas para parceiros e outras empresas.
3) Curadoria: curadoria de festivais de cinema (Matula Film Festival) e de atividades formativas para eventos culturais e gastronômicos, como o Slow Filme – Festival Internacional de Cinema e Alimentação. Idealização e produção do Sabugo – I Salão Brasileiro de Gastronomia, Arte e Educação, previsto para o segundo semestre de 2023.
Sobre o autor – Guilherme Lobão é jornalista, agente cultural, crítico e pesquisador de cinema e de gastronomia, além de professor universitário. Atuou no Jornal de Brasília, Correio Braziliense, BandNews FM, Veja Brasília e no Metrópoles. Atualmente, é comentarista de gastronomia na rádio CBN Brasília. É doutor em Comunicação pela UnB, com estágio doutoral no curso de Ecogastronomia, Educação e Sociedade da Università degli Studi Gastronomiche di Pollenzo (Itáia). É criador do Comida de Pensar e autor da newsletter Coffice.
Serviço:
Garfo do Crítico: acesso em