unnamed.jpgbnb

Winemaker aposta na personalização para elaborar vinhos via financiamento coletivo

Portfólio da Passio receberá dois novos rótulos em maio

Imagine participar ativamente da elaboração de um vinho, desde a escolha das variedades de uvas à decisão sobre o tempo de amadurecimento em barrica, para depois saborear a bebida em uma festa entre amigos ou em um jantar romântico. Essa é a proposta do winemaker gaúcho Adriano Roessler Viana, idealizador e sócio administrativo da Passio. Criada em 2021, a empresa elabora rótulos selecionados, explorando o terroir de três regiões vinícolas do Rio Grande do Sul (Serra Gaúcha, Campanha e Serra do Sudeste), com foco no público de confrarias, hotéis-boutique, famílias, restaurantes e eventos corporativos.

O projeto teve início durante a pandemia, quando Adriano, geólogo de formação trabalhando há 36 anos na Petrobras, voltou do Rio de Janeiro para um período de home office em Porto Alegre, sua terra natal. “Tive a oportunidade de conhecer Santana do Livramento e, de cara, me apaixonei pela paisagem da Campanha Gaúcha. É um ambiente realmente espetacular, com aquelas coxilhas, cercadas de vinhedos e olivais. Voltei de lá querendo comprar um campo e plantar meu próprio vinhedo, sem imaginar o que isso acarretava em termos de investimentos”, recorda o empresário.

                                                              winemaker Adriano Viana Foto: João Marinho Campos

Sem a possibilidade de investir sozinho no cultivo de uvas, tampouco nos equipamentos necessários para o processo de vinificação, o geólogo saiu em busca de parceiros. Foi então que conheceu Giovanni Ferrari, enólogo da vinícola ArteViva, que logo demonstrou interesse pela ideia e aceitou elaborar os vinhos da Passio em sua estrutura produtiva, na cidade de Bento Gonçalves (RS).

“Me ocorreu que eu poderia compartilhar o risco de produção. Foi aí que eu chamei o pessoal da Confraria da Lua Cheia para o jogo. Desde 2017, me reúno com outros cinco amigos da Petrobras, sempre nas semanas de lua cheia. A gente procura um restaurante com terraço ou varanda, para curtir a Lua, tomar vinho e bater um papo. Então eu ofereci para os confrades a ideia de fazer um rótulo exclusivo para o nosso consumo. Foi assim que elaboramos nossos primeiros vinhos”, conta Adriano.

O portfólio da Passio conta, atualmente, com cinco rótulos, com produção média de 3,2 mil garrafas ao ano.

Lançamentos em maio

Além dos produtos que já compõem o portfólio da empresa, dois novos rótulos chegam aos consumidores em maio. Um deles é o 33S-45N, nome que faz referência aos 33 graus de latitude Sul, onde fica Mendoza, na Argentina, e aos 45 graus de latitude Norte, onde se situa Bordeaux, na França. O produto é elaborado combinando 50% de Cabernet Sauvignon, cultivada em Santana do Livramento, e 50% de Malbec do Vale dos Vinhedos. O resultado é um vinho com aroma suculento de frutas vermelhas, associado a notas de tabaco, pimenta preta, trufas e especiarias, de cor rubi profunda.

“Passio é o latim de paixão. É o que a gente quer transmitir nos produtos: a paixão pela história do vinho, a paixão de quem está envolvido no processo de elaboração e também de quem degusta a bebida. Por isso o foco é sempre trazer vinhos diferenciados. Nossos tintos são sempre de corte, com essa pegada de oferecer o prazer de uma bebida elegante”, resume Adriano.

O segundo rótulo a ser lançado em maio é o 3 Terroirs, que traz um acento brasileiro para uma combinação que une o vigor dos vinhos do Napa Valley, na Califórnia, com a riqueza aromática dos vinhos uruguaios. O corte foi feito com Cabernet Sauvignon (80%), Tannat (8%), Marselan (7%) e Malbec (5%), combinando os terroirs da Campanha Gaúcha, do Vale dos Vinhedos e da Serra do Sudeste. “Essa diversidade geológica do Rio Grande do Sul confere características particulares para cada terroir, tornando esse vinho bastante robusto e complexo”, salienta o winemaker.

Os interessados em adquirir as cotas remanescentes da vinificação colaborativa podem aderir a uma das quatro modalidades: 10-20 garrafas; 21-30 garrafas; 31-50 garrafas; e 51-300 garrafas. Os valores são promocionais, até 55% abaixo do preço final de venda. Para adquirir uma cota do financiamento, basta entrar em contato pelo site somospassio.com.br ou pelo perfil do Instagram @somospassio. Também é possível fazer contato por meio do WhatsApp (51) 99897-1408.

portfólio da Passio conta espumante elaborado pelo método ancestral. Foto Adriano Viana

Portfólio de vinhos e histórias

A coleção inaugural da Passio, batizada de Confraria da Lua Cheia, é formada por quatro rótulos. O primeiro é o Tinto Premium (2021), que surpreendeu Adriano por conquistar medalha de ouro e 92 pontos no Concurso Internacional de Vinos y Licores, de Mendoza, na Argentina. O vinho possui coloração púrpura profunda e é elaborado com uma seleção de castas da Campanha e Serra Gaúcha (Tannat, Marselan, Cabernet Franc, Merlot e Alicante Bouschet), que conferem aroma de compotas e especiarias, com paladar persistente, mas elegante.

O segundo rótulo é o Riesling 2021, vinho de coloração amarelo suave e tons esverdeados. A passagem por barris de acácia realça as notas herbáceas e a longevidade no paladar. As uvas utilizadas na elaboração do produto foram coletadas manualmente em parcelas cultivadas no município de Garibaldi, Serra Gaúcha. Há também o Tinto Super Premium (2021), um assemblage de uvas Syrah, cultivadas no Vale dos Vinhedos, e Marselan, vindas da Campanha Gaúcha. A combinação das castas, aliadas aos 12 meses de passagem em carvalho francês, resultou em um produto com grande estrutura e riqueza aromática.

Por fim, há o Espumante Nature Blanc de Blancs, elaborado pelo método ancestral a partir de uvas Chardonnay de vinhedos selecionados de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. De coloração amarelo dourado luminescente, o produto alia frescor e personalidade, com perlage fino e persistente, aromas florais e de frutas brancas. No paladar, apresenta frescor e cremosidade.

Completa o portfólio o vinho Avelino, da recém-criada Coleção Protagonistas. Elaborado para celebrar os 90 anos de Avelino Viana, pai de Adriano, o produto traz complexidade, jovialidade e acolhimento, características do patriarca dos Viana expressas em forma de vinho. A bebida é um corte de Merlot (70%) de Cotiporã, na Serra Gaúcha, Cabernet Sauvignon (25%), de Santana do Livramento, na Campanha, e Malbec (5%), do Vale dos Vinhedos.

Sobre a Passio

Fundada pelo geólogo Adriano Roessler Viana, a Passio é uma comunidade para amantes da enologia. Desde 2021, a empresa cria e oferece rótulos selecionados e diversificados, em que a complexidade e as características dos cortes se mostram atrativos à parte. Os vinhos são elaborados especialmente para confrarias, hotéis-boutique, famílias, restaurantes, eventos e empresas. Para além de um e-commerce tradicional, o projeto nasceu para compartilhar memórias e construir novas histórias, harmonizando vinho e paixão.

 

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta