Nomeada pelo governo japonês como embaixadora da cozinha nipônica no Brasil, chef traz menu com prato exclusivo para o último fim de semana do evento, que acontece de 12 a 14 de maio, no Pontão do Lago Sul
O Taste maior festival de gastronomia receberá uma chef de cozinha à altura do grandioso evento. Trata-se da participação especial da premiada chef Telma Shiraishi que comanda o restô japonês mais ovacionado de São Paulo, o Aizomê. Tive a oportunidade de ser recebida por Telma, em duas ocasiões fantásticas, no Aizomé do Jardim Paulista e no Japan House, onde pude degustar pratos preparados pessoalmente pela chef. Realmente um grande prestígio! Bom, voltando à participação no Taste Brasília, Telma Shiraishi estará na operação no line up gastronômico do último fim de semana de festival, de 12 a 14 de maio, no Pontão do Lago Sul.
O Aizomê foi fundado em 2007 pela filha e neta primogênita de uma família de imigrantes japoneses, e tem o objetivo de difundir a tradicional culinária japonesa, conhecida como Washoku, que prima pela sazonalidade e qualidade dos ingredientes, além de refletir a valorização do produtor e da origem do alimento. Em sua passagem pela edição brasiliense do Taste, Telma promete mostrar o motivo de ter se consagrado como a cozinheira nipônica de maior destaque no país.
Recentemente, Telma foi eleita a Melhor Chef do Ano pelo anuário “O Melhor de São Paulo”, do jornal Folha de S. Paulo. Atuante na difusão de produtos e da cultura alimentar do Japão, ela também recebeu do governo do país asiático o título de embaixadora da cozinha japonesa no Brasil através da MAFF – Ministry of Agriculture, Forestry and Fisheries, sendo a primeira mulher brasileira a receber o título.
No menu imperdível para o evento, a chef resumirá a proposta da sua cozinha em pratos frios e quentes: sunomono de vieira na concha com molho de umê e vegetais crocantes (R$35); tekkadon de arroz japonês coberto por fatias de atum, algas e ovas (R$45); tekkadon vegano com arroz japonês coberto por tomate curado, algas e esferas de cenoura e gengibre (R$45); camarões crocantes empanados em flocos de arroz ao molho picante (R$35); e a receita exclusiva para o Taste Brasília Festival, o shoyu ramen, feito de macarrão em caldo temperado ao shoyu com barriga de porco braseada, broto de bambu e cogumelo (R$40).
Quem quiser conhecer mais sobre o olhar contemporâneo de Telma Shiraishi sobre a cozinha tradicional japonesa poderá ainda participar de uma aula com a chef no domingo (14/5), às 13h, no espaço Fire Pit by Santander.
Sobre o Taste Brasília Festival 2023
Mais de 10 mil pessoas marcaram presença no primeiro fim de semana do evento, apresentado pelo Santander e realizado pela IMM. É a segunda edição brasiliense do evento internacional, que já soma edições por Milão, Roma, Londres, Dubai, São Paulo, Paris e outras cidades mundo afora. Em 2023, 11 restaurantes de Brasília comandados por chefs renomados e dois bares que ganharam importância no cenário gastronômico da cidade estarão ao lado dos paulistanos Aizomê, da chef Telma Shiraishi, nomeada pelo governo japonês como embaixadora da cozinha nipônica no Brasil; e Mocotó, de Rodrigo Oliveira, chef premiado com uma estrela do Guia Michelin e o 23º lugar do ranking Latin America’s 50 Best da revista britânica Restaurant em 2021.
Aroma, do chef Ronny Peterson; Authoral, de André Castro; Casa Baco, de Gil Guimarães; Grupo Petrarca (Lago e Bloco C), comandado pelo chef Marcelo Petrarca; DOC Cucina, de Salvatore Loi; Dom Francisco, de Francisco e Giuliana Ansiliero; Le Birosque, de Luiz Trigo; Ouriço, do chef Thiago Paraíso; Superquadra, de Tonico Lichtsztejn e Luiz Alberto Costa; o premiado Taypá, do chef peruano Marco Espinoza; e Teta Cheese Bar, de Marina Cavechia e Bobson Melo, são o restaurantes brasilienses desta segunda edição do Taste Brasíli Festivala. Iracema, de Giovana Lima, e 313, que tem a frente o mixologista Vítor Moretti, são os dois bares convidados de 2023.
Os ingressos já estão à venda com 30% de desconto para clientes Santander. Entre as opções de ingresso, o Taste Together. Na compra de quatro ou mais ingressos, 20% de desconto*. E o Taste Days, válido para ingressos para dois ou mais dias de festival (20% de desconto válido somente para ingressos inteiros, não cumulativo com qualquer outro desconto comercial).
A experiência oferece, ainda, área kids, palco musical e Empório Taste. Esse último é um espaço com expositores variados, um balcão de negócios visto como uma oportunidade para os empreendedores atingirem o público consumidor final e os restaurantes, através da venda B2B e B2C.
A realização do festival torna-se possível com empenho máximo de toda a equipe e patrocinadores que desde o início priorizam a realização de um evento que une qualidade, diversão e responsabilidade. Patrocinadores: Getnet, Tanqueray, Smirnoff, Baden Baden, Electrolux, Shell, Nespresso, Claro, Iguatemi e Casa Riachuelo, Bimbo, Sebrae. Apoio: Cacau Show, Barilla, Premier Pet, Webmotors, Grand Cru, Andorinha, Prata, Copa Energia, Brasal, Meliá. Apresentação: Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do DF e Santander. Realização: IMM, Amigos Do Futuro e fdois.
Sobre o Santander e a Gastronomia
Com amplo incentivo à gastronomia, o Santander segue atrelando sua marca aos principais eventos do País e atuando próximo a toda cadeia empreendedora do setor, desde o produtor rural até o consumidor final. O Banco atua por meio de seus programas financeiros exclusivos, como o Prospera Santander Microfinanças, que está presente em comunidades desbancarizadas e fala pessoalmente com quem quer prosperar, mas sofre por não ter acesso a crédito e a serviços financeiros.
No Farol Santander São Paulo, centro de empreendedorismo, cultura e lazer, a gastronomia também ganhou força como um dos principais eixos de atuação. No subsolo do edifício, onde o cofre do Banco do Estado de São Paulo operava, está instalado o Bar do Cofre SubAstor. Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu que faz referência à culinária da antiga Paulistânia. Os Cafés do Hall e do Mirante completam o roteiro gastronômico do Farol Santander.
Sobre a IMM
Há cerca de dez anos no mercado, a IMM é uma empresa brasileira controlada pela companhia de investimento e desenvolvimento de Abu Dhabi, Mubadala Development Company, e possui uma parceria estratégica com a empresa americana WME | IMG, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento.
A IMM é referência em entretenimento ao vivo, para público e marcas, e seu portfólio é o maior diferencial. Responsável por eventos como Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul aos musicais da Broadway, passando pelo Cirque du Soleil, pelo melhor festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo e pelos super consagrados SPFW e São Paulo Oktoberfest.
Serviço
Taste Brasília Festival
Data: 12 a 14 de maio
Local: Pontão do Lago Sul – SHIS Ql 10, Lote 1/30 Lago Sul – Brasília – DF
Vendas de ingressos online e informações: brasil.tastefestivals.com
Horários: sexta-feira, das 17h às 23h | sábado, das 12h às 23h | domingo, das 12h às 20h
Transfer gratuito
O evento disponibiliza transfer gratuito com ponto de embarque e desembarque no estacionamento da QI 11 do Lago Sul (quadra do Deck Brasil). As viagens de ida e volta para o Pontão do Lago Sul acontecem várias vezes ao dia durante o horário de funcionamento do festival.
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