O mapa pode ser acessado no endereço eletrônico www.enoturmap.com, iniciativa é financiada pela FAPDF e tem apoio do IFB
O EnoTurLab – Estudos em Enoturismo, um projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) com apoio do Instituto Federal de Brasília (IFB), lança nesta semana, on-line, o ENOTURMAP – TERRITÓRIOS DE EXPERIÊNCIAS ENOTURÍSTICAS NO DF E ENTORNO. Este é o primeiro mapeamento de enoturismo do Distrito Federal e do Entorno, com o objetivo, primeiramente, de localizar e destacar o cenário vitivinícola da região de maneira visual para que todos tenham acesso às experiências existentes. “Brasília hoje é uma localidade enoturística”, reconhece a pesquisadora Tainá Zaneti, idealizadora do EnoTurLab e professora do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB).
Deste modo, o EnoTurMap busca construir significados por meio da vivência desses locais pelos enoturistas, agricultores, empreendedores, pesquisadores e entusiastas, uma vez que vai mensurar a quantidade de vinícolas e espaços de produção de vinho na região. “Quando a gente consegue juntar esses dados, percebemos que temos um grande volume para uma localidade que, há dez anos, não tinha praticamente nada”, lembra a pesquisadora.
Além de servir de guia de experiências para o turista, o mapeamento vai contribuir para o fortalecimento do cenário enoturístico do DF. “Também queremos reunir esforços para que este setor se desenvolva cada vez mais e para chamar atenção dos órgãos públicos, das universidades, além de atrair financiamentos e abrir caminhos para novas políticas públicas”, aponta Tainá Zaneti.
Algumas vinícolas do Distrito Federal e Entorno, conforme levantamento do EnoTurLab, apontam haver listas de mais de 800 pessoas em espera para serem atendidas nos programas e experiências enoturísticas oferecidas. “Existe uma demanda reprimida deste mercado. O brasiliense tem muita fome e sede de experiências gastronômicas. Este é um primeiro esforço para tornar visível o quanto este setor está se desenvolvendo, já cresceu e o quanto ele tem potencial de crescimento para todos os segmentos envolvidos”, atesta.
Por ser um mapa afetivo, o pin de cada local foi ilustrado a partir de algumas de suas características mais destacadas por seus donos e visitantes. A ideia é que esse mapa seja orgânico e alimentado à medida que novos espaços e experiências surgirem.
SOBRE O ENOTURLAB
O EnoTurLab é o primeiro laboratório de pesquisas em enoturismo do Brasil. Trata-se de um projeto financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e consiste em um laboratório de observação e criação de experiências enoturísticas, com objetivo de desenvolver o enoturismo no Distrito Federal.
Para catalogar as experiências são realizadas visitas técnicas e entrevistas semi-estruturadas com atores envolvidos na cadeia enoturística, como agricultores, enólogos, enoturistas, governantes, empreendedores e representantes do estado.
Além de captação de imagens, vídeos e demais documentos, as entrevistas e experiências são catalogadas e analisadas em mais de 25 categorias de análise a partir de materiais audiovisuais. Essas categorias mostram a pluralidade de experiências enoturísticas que existem no mundo e que podem ser adaptadas para o cenário de Brasília.
O projeto já realizou pesquisas em diversos lugares no Brasil, como Brasília (DF), São Roque (SP), Pinto Bandeira, Canela, Flores da Cunha e Vale dos Vinhedos (no RS), Vale do São Francisco (PE/BA), São Joaquim (SC), além de outros países, como a Tailândia, Chile, Itália, Uruguai e Nova Zelândia.
Após as visitas técnicas é feita uma sistematização dos dados por meio da metodologia de análise de conteúdo. Posteriormente, essas análises são transformadas em material audiovisual e a divulgação é feita por meio de postagens no perfil do projeto no Instagram.
A intenção desse método é democratizar a informação e fazer com que ela chegue de maneira facilitada, gratuita e simultânea para todos. E que permaneça aberta como um grande livro aberto para consulta para todos que buscam esse tipo de informação.
SERVIÇO
ENOTURMAP – Mapa Afetivo do Enoturismo do Distrito Federal:
acesso em www.enoturmap.com.
MATERIAL DE DIVULGAÇÃO
FOTOS: https://bit.ly/3Ik4ptC
REDES SOCIAIS: https://www.instagram.com/
VÍDEOS: https://bit.ly/41QGJUK
FICHA TÉCNICA
Rafael Lavrador
Economista, sommelier, mestre em agronegócios, doutor em Geografia e pós-doutor em estudos étnicos. É professor do Instituto Federal de Brasília. É o coordenador do projeto EnoTurLab.
Tainá Zaneti
Gastrônoma, sommelier, mestre em agronegócios, doutora em desenvolvimento rural e pós-doutora em estudos étnicos. É professora do curso de turismo da UnB e é líder do grupo de pesquisa do CNPQ “Gastronomia e(m) desenvolvimento”. É uma das idealizadoras e pesquisadores do EnoTurLab.
Bianca Cabral
Bacharela em Turismo pela Universidade de Brasília, Pesquisadora em Enoturismo e Turismóloga atuante em consultoria técnica, projetos de Turismo Responsável e audiovisual. É uma das pesquisadoras do EnoTurLab.
Clara Lucini
Designer gráfica, Ilustradora e Bacharela em Turismo pela Universidade de Brasília. Turismóloga atuante em projetos nas áreas de comunicação, design e consultoria técnica em turismo. É uma das pesquisadoras do EnoTurLab.
Edição:
Su Maestri
Crédito: Divulgação