Chefs Pedro Siqueira e Pedro Coronha preparam jantar à quatro mãos na fazenda essa sexta, dia 30 de junho
A queda por festejos juninos da Fazenda Santa Vitória é tanta, que chegam a estender as quadrilhas julho afora. Mas a data de São Pedro, ganha contornos especiais, com a realização de um evento gastronômico inédito – o “Dois Pedros”, de 30 de junho a 2 de julho com os chefs Pedro Siqueira e Pedro Coronha. Ambos representam águas distintas na gastronomia, que se entrelaçam com a história do “Porteiro do Céu” – também padroeiro dos pescadores – com a celebração em torno da fartura nas colheitas, a verdadeira origem da festa junina, e, claro, com os espaços da acolhedora Fazenda.
Os chefes serão recebidos na recém-inaugurada Vila da Cascata, o novo núcleo de hospedagem recém-aberto, com um jantar no belíssimo Mirante da Cascata, que foi construído sobre ruínas ao lado da sede da antiga fazenda do século 19. Pedro Siqueira comanda as prestigiadas Massa Trattoria e Ella Pizzaria, no Rio de Janeiro, enquanto o jovem Pedro Coronha é apontado como um dos grandes talentos de sua geração pelos trabalhos em restaurantes como o lisboeta Eleven.
Será um evento inédito, com pratos reconfortantes de tradição italiana e algumas surpresas. Tudo isso com a base sólida de cozinha caipira da fazenda, incluindo o calor da lenha, vegetais orgânicos e os queijos produzidos na Queijaria Santa Vitória.
Sobre Pedro Siqueira
Pedro Siqueira é chef e sócio da Massa Trattoria e da Ella Pizzaria, no Rio de Janeiro. Uma das principais características da sua cozinha é a criatividade em torno de receitas com inspiração caseira, um elogio ao que é essencial na gastronomia. Curioso por comida desde criança, teve formação baseada na culinária francesa. Seu currículo conta com passagens por restaurantes renomados como os paulistanos DOM e Eau, o carioca Fasano Al Mare e o parisiense Taillevent.
Sobre Pedro Coronha
O carioca Pedro Coronha é um dos jovens talentos da cena gastronômica brasileira. Sua formação na cozinha foi iniciada com fundamentos clássicos, porém, ele não demorou a buscar referências modernas para aperfeiçoar suas técnicas e estética. Isso foi o que o levou a restaurantes como o icônico dinamarquês Noma, ao lisboeta Eleven e ao carioca Eleven Rio. O reconhecimento de suas receitas autorais pelo público e crítica tem estimulado sua relação com produtores locais por onde passa, tendo sempre em mente oferecer pratos criativos e divertidos.
Sobre a Fazenda Santa Vitória
Exemplo da arquitetura rural e da cultura do Vale do Paraiba, a Fazenda Santa Vitória, em Queluz data do século XIX, durante o ciclo do café e completa 100 anos em 2023. Construída em 1850, hoje transformou-se em um cativante refúgio no interior de São Paulo, com charmosas e confortáveis acomodações. Além de contribuir para a preservação do patrimônio histórico da região, a Fazenda permite que hóspedes desfrutem de uma hospitalidade genuinamente rural e conheçam os belos cenários no seu entorno de 4 mil hectares, cravados na Mantiqueira. Riachos com água cristalina, pastos, florestas e muito contato com a natureza garantem o desejado “retreat” e uma genuína experiência de turismo rural.