Nessa edição da Confraria Cultural , o Piselli Brasilia em parceria com a importadora Porto a Porto, promovem uma noite especial com os vinhos da cantina mais prestigiada da Toscana. A experiência completa sai por R$390 por pessoa e as vagas são limitadas
Em mais uma edição da Confraria Cultural, o Piselli Brasília homenageia a região italiana da Toscana com uma viagem pelos sabores de uma das cantinas mais prestigiadas: a Camigliano. Em parceria com a importadora Porto a Porto, o restaurante oferece uma noite de degustação de vinhos italianos com a presença da produtora e enóloga Paola Falabretti. O encontro está marcado para 20 de julho a partir das 19h30.
Todo fim de mês, o Piselli Brasília, sob o comando do restaurateur Juscelino Pereira, promove um momento de trocas de experiências e vivências, sempre acompanhado de um delicioso menu, elaborado especialmente para a ocasião, e vinhos escolhidos a dedo. Cada encontro tem um tema como guia e um convidado especial.
Omaggio a Toscana
Em julho, a ideia da Confraria Cultural é homenagear e viajar pela Toscana, localizada na parte central da Itália e eleita uma das regiões mais românticas. Como trilho condutor dessa viagem está a cantina Camigliano, localizada em Montalcino.
Construída na década de 1980, ela é um complexo moderno para a completa operação de vinificação. Com métodos orgânicos que potencializam a qualidade dos vinhos e realçam a tipicidade do território, a Camigliano está estruturada com o que existe de mais avançado na tecnologia da bebida.
Ela é responsável pela produção dos melhores vinhos da Toscana, entre eles o Rosso di Montalcino e o Brunello di Montalcino. Também é responsável pela recuperação da tradição do Chianti. E, para tornar a experiência ainda mais rica, o Piselli Brasília traz, como convidada, a produtora e enóloga Paola Falabretti.
Sabores da Toscana
Além dos vinhos, selecionados para harmonizar com cada uma das etapas, a Confraria Cultural propõe um menu que é um verdadeiro deleite dos sabores da Toscana. A experiência tem início com um Fico Ripieno E Avvolto Nel Prosciutto, um figo recheado com queijo gorgonzola, envolto em presunto de Parma e assado ao forno, com rúcula e redução de aceto balsâmico. Para harmonizar, a pedida é o italiano Chianti Colli Senesi.
Nesta degustação, o Risoto Montalcino não poderia ficar de fora. O risoto de parmesão com vinho tinto toscano, linguiça do produtor local Júlio Holz e radicchio é a opção de primeiro prato que harmoniza com o Poderuccio Camigliano. Como segundo prato, a casa propõe o Brasato Alla Piemontese, carne bovina assada lentamente no vinho tinto servida com polenta italiana Bramata. De harmonização, duas são as pedidas: Rosso Di Montalcino e Brunello Di Montalcino DOCG.
Para finalizar, Cannoli Siciliani, os famosos canudos crocantes da Sicília recheados com creme de ricota fresca, frutas cristalizadas e pistache. Para harmonizar, a escolha é o Limoncello. A experiência completa sai por R$390 por pessoa, com bebidas não alcoólicas também inclusas e o serviço cobrado à parte. As vagas, para participar da Confraria Cultural, são limitadas. Recomenda-se fazer reserva até terça-feira, 18 de julho, pelo telefone: (61) 9 9913-7191.
Sobre a Camigliano:
A bela propriedade de Camigliano, no lado oeste de Montalcino, se estende por 500 hectares; O casal Gualtiero e Laura Ghezzi, e a sua filha Isabella, muito atentos ao território e à sua conservação, converteram todo o vinhedo para a agricultura biológica e também reutilizam todos os resíduos do processamento da vinha e da adega numa central de biomassa para obter energia verde. Mas o amor dos Ghezzis por Camigliano não se limita a isso: aliás, há cerca de dez anos, eles não hesitaram em demolir a antiga adega, construindo a nova totalmente subterrânea, devolvendo assim o seu aspecto original à antiga aldeia.
O símbolo de Camigliano: o camelo, encontrado em um selo do século XIII, talvez se deva à influência do papado na região e se supõe que esteja ligado aos movimentos das cruzadas que chegaram à terra santa.
Quem traz os vinhos da Cantina Camigliano apara o Brasil é a importadora Porto a Porto
Sobre a Porto a Porto Brasília
Depois de 18 anos de atuação no mercado da capital federal, a Porto a Porto inaugurou a estrutura física da filial Brasília. A proposta era criar raízes na cidade, e estabelecer uma identidade cosmopolita assim como a Capital Federal, proporcionando melhor atendimento aos clientes da região Centro-Oeste. Muito bem localizado no bairro Guará, o espaço conta com vinhos, destilados, cervejas, águas, alimentos e produtos gourmet.
O mercado de Brasília apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos, e como participamos ativamente deste movimento, a inauguração vem otimizar a distribuição nos estados de Goiás e Tocantins, além de aumentar a participação on trade. O Espaço Gourmet tem como finalidade a demonstração do portfólio da importadora aos clientes, porém não atende o consumidor final.
Serviço:
Omaggio a Toscana – Piselli Brasília
Quando: quinta-feira, 20 de julho, a partir das 19h30
Onde: Piselli Brasília, Shopping Iguatemi, térreo
Informações: (61) 9 9913-7191