unnamed - 2023-08-01T101743.440

O marketing de influência e sua importância no mercado de vinhos é tema de painel que ocorre durante a Wine South America

Feira de negócios do mundo do vinho acontece de 12 a 14 de setembro, em Bento Gonçalves

Os canais digitais estão ganhando cada vez mais espaço em todos os setores, mas em alguns segmentos, como no mercado de vinhos, essa força já alcança níveis inquestionáveis. Segundo dados recentes da Wine Intelligence, 30% dos consumidores brasileiros regulares de vinho já utilizam as lojas virtuais para comprar o produto. Uma das razões para essa potencialização das vendas online é o marketing de influência, que consiste em ações focadas em pessoas que exercem liderança sobre potenciais clientes de uma marca.

Para discutir esse relevante cenário, influenciadores digitais e profissionais do setor se reúnem no painel O marketing de influência e sua importância no mercado de vinhos, que ocorre durante a Wine South America, em Bento Gonçalves. O bate-papo será conduzido por Diego Bertolini, que é consultor de mercado e conta com uma bagagem de mais de 20 anos de experiência no mundo do vinho.

A chamada “democratização do vinho”, que ocorreu a partir da pandemia, deve nortear parte da conversa, avalia Bertolini. “Esse painel é de muita valia porque vamos falar dessa transformação que ocorreu dentro do setor. Para se ter uma noção, apenas na pandemia, o número de publicações no digital envolvendo o tema aumentou 10 vezes em comparação ao período anterior. E as vendas online, que antes representavam 4%, hoje chegam a 16%. Nesse contexto entra a atuação do influenciador, que tem um papel de venda, mas também de educador. Vamos conversar sobre como as marcas estão humanizando seus canais online e usando estratégias digitais para promover seus negócios”, adianta.

Um dos convidados do painel conduzido por Bertolini é o sommelier Gleybson Andrade, conhecido nas redes como “o cara dos vinhos”. Andrade tem mais de 400 mil seguidores no Instagram e destaca que vai abordar no painel como as estratégias de influência podem ser aplicadas de maneira eficaz, bem como as tendências atuais nesse campo. “Na minha visão, o marketing de influência desempenha um papel crucial no mercado de vinhos. Através da colaboração com influenciadores digitais, as marcas podem alcançar um público amplo e engajado, promovendo seus produtos de forma autêntica e persuasiva. Os influenciadores têm o poder de compartilhar conhecimentos, contar histórias e criar conexões emocionais com o público, despertando interesse e confiança nas marcas de vinho”, ressalta.

Quem também vai marcar presença no painel é Jessica Marinzeck, gerente de experiências da Cellar Vinhos e head de conteúdo da Única – Revista Online de Vinhos. Para a convidada, qualquer pessoa com uma rede social, por maior ou menor que seja seu número de seguidores, já é um influencer“Nós influenciamos as pessoas próximas da gente o tempo todo e também somos influenciados da mesma forma. A diferença com o marketing de conteúdo é que tudo isso é feito de forma estruturada. A construção dessa narrativa entre marca e influenciador é o mais importante hoje e também o mais difícil, visto que as companhias esperam sempre resultados rápidos e avassaladores, e não é bem assim. Não existe bala de prata. Tenho certeza que as pessoas que forem nos ouvir durante essa palestra sairão com a cabeça mais aberta sobre estratégias de como colocar um plano de marketing de influência na prática e sair do mundo das suposições para entrar num mundo mais diligente e assertivo”, acredita Jessica.

Além de Bertolini, Andrade e Jessica, o painel “O marketing de influência e sua importância no mercado de vinhos” contará com a presença de Tomaz Saleme. O bate-papo faz parte da programação da Wine South America, que é a feira de negócios do mundo do vinho. Em breve, a programação completa de painéis e palestras estará no site www.winesa.com.br.

 

Sobre a Wine South America

Com data marcada para 12 a 14 de setembro de 2023, a Wine South America é realizada na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil.

A cidade de Bento Gonçalves, sede do evento, é conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho e contempla a importante denominação de origem (DO) Vale dos Vinhedos. Recentemente, o município de Pinto Bandeira, que fica a poucos quilômetros de Bento Gonçalves, recebeu a certificação de Denominação de Origem de Espumantes, tornando-se a primeira DO de espumantes do Novo Mundo.

A WSA reunirá em único ambiente mais de 360 marcas nacionais e internacionais, e oferece um amplo espaço para a realização de grandes negócios dentro de toda a cadeia vitivinícola. Importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho visitam o evento em busca de novidades. A Wine South America é ideal para estreitar relacionamentos e ver de perto a maior concentração de vinhos da América Latina. Todas informações sobre a feira podem ser acessadas no www.winesa.com.br.

 

Fotos: Vagão Filmes, Divulgação

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta