unnamed (36)

Wine South America: Dados inéditos marcam debates sobre o mercado de vinhos

Painel que trará números e perspectivas da cadeia vitivinícola faz parte da programação da feira

Com a aproximação do último trimestre de 2023, quais são as expectativas do setor vitivinícola para as vendas de final de ano? E no primeiro semestre do ano, como foi o desempenho geral da cadeia?

Essas e outras perguntas serão respondidas por especialistas do mundo do vinho durante a mesa redonda “Raio-X do mercado de vinhos de janeiro a junho de 2023: Uma discussão global sobre as perspectivas dos principais canais de venda para 2024”, que será realizada na próxima quarta-feira, a partir das 14h. O bate-papo faz parte da programação da Wine South America, que é principal feira de negócios do setor vitivinícola da América Latina e ocorre de 12 a 14 de setembro, em Bento Gonçalves.

Felipe Galtaroça – Divulgação

No encontro, a apresentação dos dados do setor vitivinícola ficará a cargo de Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting. Ele antecipa que as projeções para os últimos meses do ano são boas e, na mesa redonda, trará quais são os índices esperados para o período. “Estamos otimistas para as vendas de final de ano, pois a inflação está mais controlada, e também para a retomada do abastecimento do mercado em 2024, visto que temos projeções para redução da taxa de juros”, explica Galtaroça.

Algumas categorias seguem em franco crescimento no país. Exemplo disso são os vinhos premium, por exemplo, que tiveram alta aproximada de 10% no primeiro semestre deste ano, aponta Galtaroça. Entram nessa linha os rótulos mais complexos e mais caros, ou seja, vinhos que expressam o que há de mais notável no terroir nacional. “Os vinhos premium não pararam de crescer. Essa é uma forte tendência com o aumento da percepção qualitativa do brasileiro”, analisa.

Além de Galtaroça, participam do painel João Pedro Campos, do Grupo Vila Porto; Maiquel Vignatti, da Cooperativa Vinícola Garibaldi; Daniel Panizzi, da Vinícola Don Giovanni; e Peterson Cantu, da Cantu Importadora. A WSA é direcionada a profissionais do segmento do vinho e reúne diversas importadoras do Brasil, além de lojas especializadas, empórios, wine bars, restaurantes, hotéis, e-commerce, mercados e supermercados, distribuidoras e atacadistas.

 

WSA traz presença internacional à Serra Gaúcha

Ao todo, rótulos de 20 países serão representados na WSA, sendo eles: África do Sul, Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Geórgia, Grécia, Itália, Macedônia, Moldávia, Nova Zelândia, Portugal, Romênia, Sérvia, Síria e Uruguai e, claro, Brasil.

A programação intensa reunirá mais de 2 mil reuniões de negócios em projetos nacionais e internacionais, trazendo compradores de países como Colômbia, Estados Unidos, Rússia, China, Singapura, Japão e Coreia do Sul, além de profissionais que chegam à Serra Gaúcha vindos de todas as regiões do Brasil.

Consagrada como uma das maiores feiras de negócios do setor da América Latina, a WSA projeta gerar mais de R$ 30 milhões em negócios para o setor vitivinícola. O evento é realizado pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, líder na realização de exposições na Itália e segundo em volume de negócios da Europa – por isso, a feira brasileira conta com o know-how da Vinitaly, que por mais de 50 anos é a feira referência mundial do setor de vinhos.

 

Sobre a Wine South America

De 12 a 14 de setembro de 2023, a Wine South America é realizada na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil.

A cidade de Bento Gonçalves, sede do evento, é conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho e contempla a importante denominação de origem (DO) Vale dos Vinhedos. Recentemente, o município de Pinto Bandeira, que fica a poucos quilômetros de Bento Gonçalves, recebeu a certificação de Denominação de Origem de Espumantes, tornando-se a primeira DO de espumantes do Novo Mundo.

A WSA reunirá em único ambiente mais de 360 marcas nacionais e internacionais, e oferece um amplo espaço para a realização de grandes negócios dentro de toda a cadeia vitivinícola. Importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho visitam o evento em busca de novidades. A Wine South America é ideal para estreitar relacionamentos e ver de perto a maior concentração de vinhos da América Latina.

A Wine South America tem o patrocínio da Prefeitura de Bento Gonçalves e o apoio do Consevitis-RS, Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação e Corsan e Aegea: Agora, juntas. Nossa natureza movimenta o Rio Grande.

Todas informações sobre a feira podem ser acessadas no www.winesa.com.br.

Edição: Su Maestri

Fotos: Vagão Filmes, Divulgação

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta