Evento no Parque Villa Lobos traz Talks, experiências e entretenimento para semear novos hábitos
A linha de vinhos sustentáveis Gran Reserva, da Concha y Toro, irá patrocinar o Festival do Consumo Consciente, evento com a proposta de informar, conectar e expandir a consciência socioambiental, que será realizado no Parque Villa Lobos, no domingo,15 de outubro, Dia do Consumo Consciente.
A ideia do festival é semear novos hábitos e pensamentos sustentáveis por meio de experiências, Talks com especialistas em sustentabilidade, e entretenimento. Além do conteúdo voltado para refletir sobre o consumo consciente, a programação conta com diversos shows gratuitos, como a apresentação inédita da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis acompanhada dos artistas Chico César e Negra Li, o grupo Samba de Dandara, a escola de samba Unidos de Paraisópolis e a Banda Cucamonga.
“Vamos aproveitar o Festival do Consumo Consciente para apresentar nossa linha de vinhos sustentáveis. Além da venda especial das variedades Sauvignon Blanc e Cabernet Sauvignon, também teremos Andrea Morales Cepeda, engenheira de projetos de sustentabilidade da Viña Concha y Toro, falando sobre Como Identificar um Produto Sustentável, em um dos painéis”, explica Pietro Capuzzi, Diretor de Marketing da VCT Brasil.
Lançada a pouco mais de um ano, Gran Reserva tem seus vinhos produzidos dentro das mais rigorosas práticas sustentáveis, concebidas para proteger a biodiversidade dos biomas chilenos (até suas variedades tintas são veganas). No Brasil são três rótulos – Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon e Carménère – e cada variedade está associada a diferentes bacias hidrográficas do Chile.
“Estamos criando vinhos de grande qualidade que proporcionam às pessoas desfrutar conscientemente e retribuir à natureza. A relação da Concha y Toro com o meio ambiente é uma via de mão dupla. Tem liberdade, um lugar para explorar e partilhar os seus recursos para a elaboração do vinho. Em troca, preservamos esta grande reserva natural protegendo sua biodiversidade e recursos”, destaca Isabel Guilisasti, VP de Vinhos e Finos e Imagem Corporativa da Concha y Toro.
Ao longo desses anos, a Viña Concha y Toro apresentou avanços concretos na pauta ambiental ao conquistar importantes certificações como o selo Certified B Corporation – concedido às empresas comprovadamente comprometidas com a agenda ESG, o Forest Stewardship Council (FSC), o selo Green-E e, desde 2012, o Código de Sustentabilidade Wines of Chile, o que reafirma seu compromisso em elaborar vinhos cujas uvas e manejo do vinhedo estejam totalmente em linha com práticas sustentáveis
Fora isso, o compromisso com sustentabilidade avança em direção a metas ambiciosas. A companhia visa reduzir suas emissões totais de CO2 em 35% até 2025 (em comparação com 2017) e depois, em 55% até 2030. Em 2019, a Viña anunciou seu compromisso de zero emissões de CO2 até 2050.
“A Concha Y Toro procura cada vez mais estar em linha com a demanda global por políticas de consciência socioambiental, além de buscar inovação por meio de pesquisas para elaborar vinhos ecologicamente corretos e ao mesmo tempo excelentes. A linha Gran Reserva é a prova disso”, finaliza Capuzzi.
Serviço:
O Festival do Consumo Consciente será realizado no 15 de outubro, domingo, das 10h às 18h, no Parque Villa Lobos (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo. Evento gratuito.
Linha Gran Reserva Concha y Toro
Sauvignon Blanc – Foi destaque na revista americana Wine & Spirits com 93 pontos, um reconhecimento histórico que o posiciona como o melhor Sauvignon Blanc do Chile da safra 2019. É um Sauvignon Blanc fresco, fácil de beber, com especial atenção ao equilíbrio da acidez. No olfato é um vinho mineral, com notas cítricas, lima e toranja. No paladar é fresco, longo e intenso.
Carménère – As uvas são provenientes do vinhedo Peumo, D.O. Peumo, Vale do Cachapoal, um terroir reconhecido na produção da uva Carménère de alta qualidade. É um vinho de cor púrpura intensa e escura, traz no olfato muito mirtilo, páprica grelhada e um toque de pimenta negra e branca. Apresenta boa concentração de aromas, e, na boca, é frutado, com sabor fresco, acidez rica, taninos doces com muita fruta, que lhe conferem um final longo. O potencial de guarda é de 5 anos, e este rótulo combina bem com queijos maduros e a típica cozinha chilena.
Cabernet Sauvignon – É proveniente do Vinhedo Palo Santo, D.O. Marchigüe, Vale de Colchagua, Ribeira do Tinguiririca. É um vinho de cor vermelha escura e profunda. Aromas a cereja tostada, cassis, cedro, amora e leves toques de pimenta negra. Firme e com uma profunda concentração de sabores. Uma delicada e quase sedosa textura recobre taninos suaves, que aparecem realmente no princípio de seu longo final.
Festival do Consumo Consciente
Criado com o intuito de fomentar e difundir a conscientização de temas ligados à sustentabilidade como o consumo consciente, o combate ao desperdício de alimentos, bons hábitos alimentares e o aumento do hábito da reciclagem. O evento colabora para a implantação de uma nova cultura de produção e consumo que respeite os limites do meio ambiente e que traga a plena harmonia entre os homens e a natureza, por meio de palestras, oficinas e música. O acesso é gratuito.
Sobre a Viña Concha Y Toro
Com mais de 135 anos de história, a Viña Concha y Toro é empresa líder no segmento de vinhos. Segundo dados da consultoria Wine Intelligence, atualmente é a maior exportadora de vinhos da América Latina e uma das principais marcas de vinho do mundo presente em mais de 130 países.
Sediada em Santiago do Chile, possui 12.313 hectares de vinhedos plantados nos melhores vales vitivinícolas do Chile, Argentina e Estados Unidos. Tem 13 escritórios de vendas em seus principais mercados ao redor do mundo.
Em 2021, a Viña Concha y Toro tornou-se uma Certified B Corporation, concedida para as empresas comprovadamente comprometidas com a agenda ESG.
Imagens: Crédito: Divulgação VCT