20231026_142421

Rafael Ribeiro conta a trajetória que o levou a conquistar o título de Melhor Sommelier de Brasília em 2023

As diversas premiações no mundo do vinho e da gastronomia tem proporcionado visibilidade a essas categorias o que promove uma valorização profissional e oferece ao público referências valiosas sobre os talentosos ganhadores.

Rafael Ribeiro  na entrada do Marie Cuisine de Brasília- Crédito: Divulgação

E é claro que, ter destaque nesse universo não é tarefa fácil, pois exige do profissional profundos conhecimentos técnicos e teóricos e outras importantes variáveis, que precisam ser mencionadas ao ser contemplado com um desses cobiçados prêmios.

A mais relevante premiação do setor em Brasília é  o Prêmio Encontro Gastrô 2023, que esse ano contou  com 36 troféus entregues à diversas categorias profissionais e estabelecimentos do segmento de alimentos que tiveram reconhecido destaque no cenário engastronômico da Capital.

Falando do universo do vinho, quem se destacou e  arrematou o cobiçado  prêmio de Melhor Sommelier da Capital Federal em 2023 foi Rafael Ribeiro, com longa trajetória na capital paulista, dedicando toda sua vida profissional aos estudos do vinho  e de gestão,  atuando no mercado de Alimentos & Bebidas em restaurantes de renome nacional, hotelaria e importadoras de vinhos, no competitivo mercado no eixo São Paulo-Brasília. Rafael colecionou  no currículo a inauguração e implantação de serviços de vinhos em empreendimentos bem sucedidos, como foi no Eataly São Paulo, Due Cuochi, B hotel Brasília, Marie Cuisine Brasília e todas as casas do Grupo Famiglia Papà, incluindo novíssima operação Marie  recém inaugurada em   Belo Horizonte. O inquieto paulistano ainda teve no currículo atuação como educador da Sommelier Scholl.

Em Brasília chegou no ano de 2018 para assumir o posto de sommelier na inauguração do B Hotel, quando recebeu sua primeira indicação ao Prêmio. Questões familiares o fizeram retornar à São Paulo, porém, em 2021 uma irrecusável proposta de trabalho no restaurante À Mano o trouxe de volta a Capital, onde teve sua segunda indicação ao Prêmio.

Rafael Ribeiro – Crédito: Divulgação

Para 2024, o inquieto e dinâmico Rafael Ribeiro, espera por novos desafios. Continua com o objetivo de ampliar suas competências pessoais e profissionais e se vê contribuindo para o crescimento da empresa que atua.

Entenda a legislação da  profissão de Sommelier no Brasil

A profissão de sommelier regulamentada no Brasil pela Lei 12.467/2011 reconheceu a importância  desse profissional no setor de alimentos e bebidas e garantiu o reconhecimento da profissão e o direito de terem a função devidamente  registrada na carteira profissional de trabalho. Essa grande conquista da categoria teve a participação fundamental de Antônio Duarte,  presidente da ABS Brasília à época, trazendo importantes garantias e reconhecimento de direitos à esses profissionais,  além de melhores condições de trabalho, que certamente foi um diferencial destacando a importância na carreira do Sommelier.

Sendo Brasília a segunda cidade no país em consumo de vinhos, perdendo apenas para São Paulo, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a cada dia a profissão exige mais conhecimento técnico, além da arte do bem servir, que, podemos dizer, é um mantra para Rafael Ribeiro.

VC – Em 2018 você concedeu uma entrevista quando chegou à Brasília para assumir o B Hotel. O que mudou no profissional Rafael daquela época para hoje?

RR: A mudança mais expressiva que ocorreu nesses anos foi a minha maturidade profissional. Ser desafiado cotidianamente a ter uma visão gerencial mais ampla do negócio como um todo foi primordial para esse crescimento. Porque não se trata só do vinho. Não é só estudar, conhecer o universo do vinho e fazer um bom serviço, vai muito além, o foco são as pessoas. Nesses anos mergulhei no aprendizado nas áreas de gestão, vendas e até política, tendo em vista que diariamente recebemos políticos e empresários em nossas casas, desta forma busco sempre ter novas habilidades. Tudo isso me proporcional uma visão mais ampla o  que mudou significativamente meu lado pessoal e profissional.

VC – Vamos falar do Prêmio Encontro Gastrô – categoria Melhor Sommelier. Você recebeu três indicações nos anos anteriores. 2023 você saiu vitorioso. Como se sente com esse reconhecimento, já que estamos falando de uma categoria de destaque individual?

RR: Vejo uma grande oportunidade profissional em receber um prêmio de destaque individual, pois são nossas habilidades profissionais avaliadas. Quando cheguei de São Paulo para  assumir o B Hotel, vislumbrei naquela primeira indicação a oportunidade de ter meu trabalho reconhecido, mas, sabia que tinha ainda um caminho a ser percorrido em Brasília. Na segunda indicação, estava no À Mano fazendo a transição profissional para o Marie.

CV – Qual o sentimento do profissional Rafael Ribeiro diante desse reconhecimento?

RR:Receber o título de Melhor Sommelier de Brasília é, para mim, um reconhecimento valioso. Destacar-me em um mercado com profissionais de alto calibre, onde a exigência é notável, é verdadeiramente gratificante. Ter o respeito dos colegas, da crítica especializada e do público local é um testemunho do meu compromisso contínuo com a excelência no mundo dos vinhos.

O prêmio é um marco significativo em minha jornada profissional. Estou ansioso para contribuir ainda mais a cena enogastronômica de Brasília – que tão bem me acolheu-. Meu objetivo é não apenas manter, mas também elevar o padrão, proporcionando experiências memoráveis e compartilhando minha paixão pelos vinhos. Estou preparado para colher os frutos que esse título oferece e continuarei me esforçando para elevar o cenário vinícola local a novas alturas.

Fachada do Marie Cuisine no Diamond Mall de Belo Horizonte

CV – Você é responsável pela sofisticada carta do Marie Cuisine que também foi premiado como  Melhor Restaurante de Brasília pela Revista Encontro Gastrô 2023,  e ainda está à frente  das adegas de todas as casas da Famiglia Papà. Como é gerenciar cartas de vinhos com diversas peculiaridades e estilos, já que o grupo possui 5 unidades, incluindo a recém-inaugurada em Belo Horizonte?

RR:  O Marie é sem dúvida um grande sucesso e merecidamente levou o Prêmio. É um trabalho conjunto de todos os gestores, tendo à frente o Carlão, que imprimi às casa do grupo sua grande experiência adquirida no Fasano e Gero, chef’s, cozinheiros, sommeliers, garçons, cumins, auxiliares de limpeza e outros prestadores de serviços que contribuem para o sucesso, tanto da comida, quanto da estrutura e o atendimento. Toda essa engrenagem funciona para que o nosso cliente tenha as suas expectativas atendidas porque o foco de todo nosso trabalho é nas pessoas que frequentam a casa.  

Gerenciar todo esse complexo grupo da Famiglia Papà , demanda a aplicação de muitas habilidades, as quais  fui adquirindo com a experiência profissional de anos na área e também de muito estudo focado em estratégias de negócios, gestão, recursos humanos. Gerir toda essa engrenagem como falei, demanda um trabalho de forma organizada e utilizo ferramentas como Excel, por exemplo, para obter  planilhas gerenciais de controles. Essa ferramenta é fundamental para facilitar o trabalho. No último mês,  estou com dedicação exclusiva na formação da equipe do Marie de Belo Horizonte  que foi inaugurado recentemente é que já é um sucesso com casa cheia diariamente.

 

Texto e Edição: Su Maestri

 

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta