Detentora das marcas Saint Bier, Barco, Coruja e Catarina, a cervejaria do Grupo EZOS possui selo ‘eu reciclo’, a partir da compensação ambiental das embalagens de todos os produtos produzidos pela indústria |
Cada vez mais, as empresas têm direcionado seus focos para práticas que valorizem as ações em prol do meio ambiente, da sociedade e da governança (ESG). Nesse contexto, como maneira de reforçar seu viés sustentável, a Cervejaria do Grupo EZOS tem investido em logística reversa. A partir da compensação ambiental das embalagens de todos os produtos fabricados pela indústria, a detentora das marcas Saint Bier, Barco, Coruja e Catarina obteve, inclusive, o selo ‘eu reciclo’.
Em um país com mais de 200 milhões de habitantes, conforme dados do Censo Demográfico de 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o compromisso com o desenvolvimento sustentável se torna ainda mais crucial. E a logística reversa visa otimizar o ciclo de vida dos produtos, contemplando tanto sua fabricação quanto o descarte adequado. E, nesse caso, na reciclagem para que possam ser reintroduzidos no mercado.
Um olhar à sustentabilidade
Por meio de parceria com uma empresa especializada, 30% de todas as embalagens lançadas no mercado pela Cervejaria são recicladas. Essa abordagem não apenas reduz os resíduos, mas também contribui para a economia circular, diminuindo a necessidade de novas matérias-primas. O vidro, por exemplo, frequentemente utilizado nos envases da indústria, pode ser empregado em novas embalagens para indústrias alimentícias, farmacêuticas e químicas; ser um dos componentes da lâmpada; lã de vidro, utilizada na construção civil; entre outras possibilidades.
Além desse material, também são reciclados papelão, alumínio, metal e plástico, visto que a empresa deve compensar tanto as embalagens primárias, que estão em contato direto com a bebida, quanto as secundárias, usadas para agrupar determinado número de produtos e criar uma unidade de estoque.
Preocupação de todos
A preocupação por questões relacionadas ao meio ambiente é uma demanda cada vez mais latente. Dados divulgados em 2021 pela Opinion Box mostram que, pelo menos, 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade um tema importante para o cotidiano. “Nossa meta é chegarmos cada vez mais próximos do 100% e, quem sabe, um dia atinjamos 200% de reciclagem das nossas embalagens”, frisa Elisa Bernardini, gerente de Qualidade Corporativa do Grupo EZOS, do qual a Cervejaria faz parte.
Além do benefício ambiental, a comunidade também é impactada pela iniciativa, já que cooperativas de reciclagem locais são contratadas para a compensação respectiva das embalagens, que devem corresponder a quantidade de produtos comercializados em cada estado do Brasil. “Outro ponto positivo é a diminuição da emissão de combustível, que seria elevada caso trouxéssemos os resíduos para serem destinados corretamente aqui na indústria”, destaca a supervisora de Qualidade da Cervejaria detentora das marcas Saint Bier, Barco, Coruja e Catarina, Bárbara Marcon Bez Batti.
Foto: Catarina Bortolotto