O Buteco Seu Rufino, rede de botecos raiz de família para família fundada no Rio de Janeiro – ainda com o nome Buteco Original, vive uma nova fase após ser integrado ao Grupo Impettus, uma das maiores holdings de franquias de bares e restaurantes do Brasil, e se prepara para expandir para outros estados do Sudeste, como São Paulo e Espírito Santo. Para 2024, a rede projeta faturamento de R$ 90 milhões.
Atualmente comandado pelos filhos, o boteco carrega o legado do fundador Antônio Rufino, que saiu do interior do Ceará na década de 60 para fazer a vida no Rio de Janeiro. Na cidade, Seu Rufino trabalhou nos principais restaurantes como garçom e depois passou por outras funções. “Nesse período, ele ganhou vasta experiência no setor de gastronomia. Chegou até a se aventurar em outras áreas, mas seu sonho sempre foi ter o próprio negócio no ramo de bares e restaurantes”, conta Luiz Claudio Rufino, filho de Antônio, sócio e diretor de operações da marca.
Apaixonado pela cultura e tradição dos botecos cariocas, em 2015, Antônio começou a tirar do papel a ideia de ter um bar e restaurante familiar, que colocasse em prática todas as experiências vividas durante a sua trajetória. “Mas foi em 2016 que meu pai, juntamente comigo e os demais filhos, Luciana e Antônio Carlos, fundou o Buteco Original, no bairro Freguesia, Zona Oeste do Rio”, relembra Claudio.
Essência de boteco Brasil afora
Desde o início, o local prioriza um atendimento diferenciado, mantendo a tradição de uma abordagem afetuosa e familiar com os clientes. A culinária é típica de boteco, a cerveja sempre gelada e os petiscos bastante famosos entre o público. Nos quase oito anos de funcionamento, foram vendidas mais de cinco toneladas de torresmo, o petisco carro-chefe do boteco.
Em 2021, o negócio, que já tinha quatro unidades, se viu impactado pela pandemia e quase fechou uma loja. “Foi um período triste, na qual decidimos vender uma unidade para poder honrar o compromisso de não demitir nenhum colaborador”, revela Claudio. Mas o que parecia um momento ruim foi uma virada de chave e a venda de uma loja se transformou na integração do Buteco ao Grupo Impettus.
“Tivemos muita sinergia e o desejo de expandir a marca aumentou ao conhecer a estrutura do grupo. Em setembro de 2022 passamos a compor as redes da holding e mais tarde adotamos o nome Buteco Seu Rufino, em homenagem ao meu pai que, infelizmente, nos deixou no último ano”, conta e reforça que o legado do pai já transcende gerações. “Meu filho, Allan Rufino, de 19 anos, já trabalhou na cozinha, bar e atendimento do boteco, entendeu como os processos funcionam na prática e hoje se dedica ao marketing da marca”.
Em 2023, a marca entrou para o franchising e desde então a expansão segue em ritmo acelerado. Para o segundo semestre de 2024, prevê cinco inaugurações no Rio de Janeiro, uma em Moema, em São Paulo, e outra em Vila Velha, no Espírito Santo.
Boteco privativo
O Buteco Seu Rufino conta com três modelos de negócios, sendo botecos de 70 m² e 150 m² e o Beach Club, uma operação diferenciada, desenvolvida para clubes e complexos de condomínios. “Atualmente, temos uma unidade nesse formato, localizada em Angra dos Reis (RJ). A nossa meta é que no próximo ano mais 10 operações Beach Club sejam implantadas, levando nossa marca para ainda mais perto do público”, finaliza o empresário.
Saiba mais aqui.