A Air France escolheu Xavier Thuizat, sommelier-chefe do Hôtel de Crillon, um Hotel Rosewood, para assinar sua futura carta de vinhos, champanhes e destilados em todas as suas cabines de viagem, além dos lounges no aeroporto de Paris. O sommelier nascido na Borgonha também criará uma nova linha de cervejas francesas.
Vencedor do Meilleur Sommelier de France em 2022, Meilleur Ouvrier de France em 2023 e recentemente do Grand Prix de Sommelier do Guia Michelin em 2024, Xavier Thuizat é reconhecido pela qualidade e relevância de suas seleções. Para criar essa nova carta, ele e as equipes da Air France organizarão degustações às cegas em todas as regiões vinícolas da França para identificar os vinhos excepcionais a serem apreciados a bordo ou enquanto relaxam no aeroporto.
Incluindo Champagne, Bordeaux, Borgonha, Vale do Rhône, Languedoc-Roussillon, Vale do Loire e Alsácia, as melhores variedades de uvas da França serão apresentadas na nova carta de vinhos da Air France, assinada pelo sommelier. A lista acompanhará os passageiros na escolha do vinho a ser apreciado, um destaque de qualquer viagem da Air France.
Xavier Thuizat assume o lugar de Paolo Basso, o melhor sommelier do mundo em 2013, que vem produzindo uma carta de vinhos e champanhes de primeira linha para os clientes da companhia aérea desde 2014.
“Gostaria de agradecer a Paolo Basso, que há dez anos tem se empenhado em promover os melhores rótulos dos vinhedos franceses para todos os nossos clientes, em nossos lounges e a bordo de nossas aeronaves. Tenho o prazer de dar as boas-vindas a Xavier Thuizat, que, tenho certeza, continuará nessa função com o mesmo talento e paixão”, comenta Fabien Pelous, vice-presidente sênior de Experiência do Cliente da Air France.
Em todas as suas cabines de viagem, incluindo a Econômica, e nos lounges no aeroporto, a Air France oferece uma ampla variedade de vinhos, champanhes e destilados de alta qualidade que promovem os vinhedos e produtos franceses. Todo ano, mais de um milhão de garrafas de champanhe e mais de oito milhões de garrafas de vinho são servidas aos clientes da companhia aérea.
Sobre Xavier Thuizat
Originário da região vinícola da Borgonha, Xavier Thuizat tem um carinho especial por essa parte da França, que ele destaca em seu trabalho. Tendo trabalhado em estabelecimentos gastronômicos de prestígio, como Relais Bernard Loiseau, Le Meurice, Pierre Gagnaire e Peninsula, ele agora é responsável pelos vinhos e destilados no Hôtel de Crillon, um Hotel Rosewood. Reconhecido pela qualidade e relevância de suas seleções, ele contribui especialmente para o desenvolvimento da adega do hotel, que é uma das mais ricas da França, com mais de 2.500 referências. Também sommelier do Rosewood Europe, Xavier Thuizat é responsável por apresentar o portfólio europeu do grupo. O ano de 2022 marcou um ponto de virada em sua carreira, com o título de Meilleur Sommelier de France e, em 2023, a consagração de seu título de Meilleur Ouvrier de France. Com a força desses prêmios, ele se comprometeu a transmitir seus conhecimentos e valores aos colegas, na esperança de treinar a próxima geração de talentos. Em 2024, ele recebeu o Grand Prix de Sommellerie na cerimônia do Guia Michelin. No mesmo ano, ele se tornou o Sommelier Chefe da Air France.