Um dos grandes nomes da culinária brasileira, Carla Pernambuco comemora em breve os 30 anos de atividade do Carlota, seu bistrô multicultural em São Paulo, no bairro do Higienópolis. E em parceria com a Editora Senac São Paulo, sua dedicação incansável em explorar novos sabores e misturas, com um olhar apurado para tendências, resulta no lançamento do livro “Tá no Forno! Receitas da chef Carla Pernambuco” (152 páginas). Nele, a autora dá destaque ao forno, um equipamento presente em grande parte dos lares brasileiros, mas que nem todos se encorajam a desbravá-lo. A obra reúne 65 receitas testadas e provadas, que fazem dele o instrumento mais importante na elaboração de um único prato ou de uma refeição completa, incluindo entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas. Dedicada à sua mãe, dona Marlene Danesi, grande cozinheira, a publicação reúne pratos que ela costumava preparar em casa e que fazem parte da memória afetiva da chef, como o Frango Assado e a Cuca de Banana, revelando também os segredos de hits do menu do Carlota, como o Filé Wellington e o Biscoito de Polvilho.
A obra começa com uma proposta: transformar a assadeira na solução das refeições. Seu objetivo é oferecer repertório para dominar o uso cotidiano do forno, dos almoços de domingo aos momentos mais sofisticados, com mais ou menos comensais à mesa, tirando proveito máximo de tudo o que o ato de assar permite. Com ilustrações e projeto gráfico assinados pela artista e tatuadora Marcela Badolatto, o livro tem estética vintage, que evoca o clima rural, capa dura e formato reduzido – para ser facilmente levado à cozinha. Os textos tiveram colaboração de Luiza Estima e a produção do projeto foi de Clarissa Zappe.
A breve história do forno, que abre o lançamento de Carla Pernambuco, conta que ele é utilizado há mais de 5 mil anos e foi pela primeira vez construído com barro e pedras para assar pães, conforme registros encontrados na China. Depois de explicar seu papel fundamental no desenvolvimento da alimentação humana, a chef propõe, com a tecnologia e os recursos atuais, diversas maneiras de preparar a comida no utensílio, que valoriza ingredientes ao transformar, com o calor, seus sabores e texturas. A maioria das receitas traz ainda a “Palavra da Chef”, com dicas de preparo ou de cozinha, para garantir o sucesso ou aproveitar ao máximo os ingredientes de cada prato.
No primeiro capítulo, das entradas, Carla convida a tirar do forno os sabores que vão abrir a festa e o paladar. São tortinhas, pastéis, empanadas, biscoitos e suflês, que servem como abre-alas para as refeições. Destacam-se preparos como o Wellington vegetariano, recheado com legumes como cenoura, alho poró, couve-flor, brócolis e nabo, e o Biscoito de Polvilho, sensação do couvert do Carlota, assim como receitas inventivas, como o Suflê de cenoura e queijo Canastra ou o Pastel de Forno de Bauru.
Já no capítulo dedicado às carnes, a chef evidencia que assar no forno permite tanto cozimentos lentos e profundos quanto rápidos e superficiais, caso do Rosbife. No outro extremo, sugestões mais demoradas, como a Paleta de Cordeiro, a Costelinha Suína cozida em baixa temperatura e o Ossobuco ao Vinho Branco. O Filé Wellington (foto à direita), hit absoluto do menu de seu restaurante, também está presente e tem todo seu preparo esmiuçado nos mínimos detalhes, para os leitores reproduzi-lo sem erros em casa.
Por sua vez, nas páginas dedicadas às aves e peixes, Carla destaca preparos inteiros ou recheados, sugerindo como transformá-los também em tortas ou ensopados. São pedidas como o Frango da Carlota, inspirado no preparo de sua mãe e marinado com suco de laranja, cominho, raspas de limão-siciliano e zattar, além do Bacalhau à portuguesa, do Polpetone de linguado ou da Torta de pato com olivas. Na sequência, os capítulos ensinam acompanhamentos, como a Torta de Cebola com roquefort e os Cogumelos portobello gratinados, além dos molhos, como Chimichurri, a Fonduta de Queijo Azul ou a Demi-glace, perfeitos para acompanhar assados.
Para fechar, o livro traz sugestões doces, com sobremesas que são uma das especialidades da chef. No destaque estão o Quindim de maracujá, o Blondie de mirtilos e o Petit gâteau de limão-siciliano, além de clássicos como o Bom-Bocado de aipim ou o Pudim de doce de leite, sucesso há anos do menu Carlota.