24052024JPItalian Wines 2024- brasília60

Brasília recebe primeira edição do principal evento de vinhos da Itália

I Love Italian Wines foi  realizado pela primeira vez na capital federal

A estreia da edição 2024 da I Love Italian Wines, aconteceu  no Rio de Janeiro, dia 20 de maio, em São Paulo no dia  22,  onde a comitiva de produtores apresentaram seus vinhos.  O encerramento  foi no dia último dia 24, na  Embaixada da Itália no Brasil, sediada na capital federal,  com uma grande Masterclass com apresentação9 de 13 rótulos.
Além da participação das principais importadoras brasileiras com marcas italianas em seus portfólios, vinícolas ainda inéditas no país apresentaram  algumas  vinhos inovadores  com propostas diferenciadas, que buscam no mercado brasileiro  representantes  para seus produtos.

Milena Del Grosso, diretora da Agência ICE. Crédito JP Rodrigues

As três edições do I Love Italian Wines  apresentaram a especialistas, sommeliers e compradores de redes de supermercados, empórios, enotecas, bares, restaurantes e hotéis cerca de 350 vinhos dos mais variados estilos, uvas e regiões da Itália. As edições em SP e RJ já contam com um salto em relação ao número de expositores e visitantes, o que demonstra o interesse do mercado e o êxito dos eventos. Com a realização da  primeiro I Love Italian Wines em Brasília, ampliaremos o contato dos profissionais com os vinhos italianos, com a expectativa de, no ano que vem, aumentar o número de cidades que receberão o evento, resume  Milena Del Grosso, diretora da Agência ICE.  O I Love Italian Wines, tem a chancela de duas das maiores feiras de vinhos,  a  Wine South América (Bento Gonçalves/Brasil ) e Vinitaly (Verona/Italia).

Em Brasília a 1ª edição do I Love Italian Wines  aconteceu no último dia 24 de maio, quando a capital federal sediou  uma masterclass e um cocktail de networking com alguns dos melhores vinhos italianos, além de lançamentos e rótulos inéditos. Profissionais do setor, especialistas e jornalistas formaram o seleto grupo de convidados que degustaram com exclusividades os seguintes vinhos: Antica Cantina Leonardi (importada por Vinifera Import), Azienda Uggiano (importada pela Zahil Vinhos), Famiglia Cotarella (importada pela BWC Brasil), Cantina di Solopaca (importada pela Vinifera Import),   Vesevo (importada pela Casa Flora/Porto a Porto), Cantina Fratelli Romanese (importada pela DOC Vineria), Podere 29 (importada pela ItaliaMais), Collemassari (importada pela Italy Import), Orestiadi (importado pela Ivini), Monteleone (importado pela Prem1um Wines), Le Marchesine (importado pela Sicilianess), Vigneti Reale (importado pela Vinifera Import) e Montefalco (importado pela Vinifera Import). Diego Arrebola, premiado sommelier,  conduziu com maestria  a prova dos 13 rótulos.

Seleção dos vinhos da masterclasss – Crédito JP Rodrigues

A produção de vinhos  italianos continua aquecida
Com uma produção de 38,3 milhões de hectolitros, seriamente afetada pelas adversidades climáticas, a Itália foi o segundo maior produtor mundial de vinho em 2023, atrás da França, com 48 milhões de hectolitros, mas sempre muito acima de seus tradicionais concorrentes no mercado brasileiro, como Espanha (28,3 milhões de hectolitros), Chile (11 milhões de hectolitros), Argentina (8,8 milhões de hectolitros) e Portugal (7,5 milhões de hectolitros). Os dados são da OIV – International Organisation of Vine and Wine.

Sommelier Diogo Arrebola – Crédito JP Rodrigues

Embora tenha temporariamente perdido a tradicional posição de liderança no volume de produção, sempre segundo dados OIV, os italianos seguem sendo os maiores exportadores da bebida, tendo enviado para o exterior em 2023 cerca de 21,4 milhões de hectolitros, contra 20,8 milhões de hectolitros da Espanha, 12,7 milhões de hectolitros da França, 6,8 milhões de hectolitros do Chile, 6,2 milhões de hectolitros da Argentina e 3,2 milhões de hectolitros de Portugal.
Em matéria de variedade de uvas autóctones, os italianos são imbatíveis, tendo registradas, segundo o Ministério Italiano da Agricultura, nada menos do que 642 variedades de vitis vinífera, ou uvas próprias para vinho. Em todo o mundo são cerca de 1.300, o que significa que mais da metade das variedades de uvas existentes no mundo, usadas na produção de vinho, são encontradas apenas na Itália.
Com quase 10 milhões de litros fornecidos para os brasileiros em 2023 e uma quota de 6,3%, a Itália ficou na 6ª posição entre os principais países fornecedores. Em valor, os italianos estão uma posição acima, registrando vendas para o Brasil em 2023 de 38,3 milhões de dólares, um crescimento de 4,4% em relação ao ano anterior. Os dados são da Euromonitor.
Os resultados aguardados até o final do ano são promissores, devido ao conjunto de ações implementadas pela Itália no Brasil, que devem ser incrementadas com outras atividades previstas para os próximos meses, finaliza Del Grosso.

Divulgação/crédito JP Rodrigues

Sobre a ITA – Italian Trade Agency

A ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas / Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália (ITA) é a agência do governo italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange às empresas de pequeno e médio porte, trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século. Com uma rede de 85 escritórios espalhados pelo mundo, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, por meio do fornecimento de informações econômicas, legais, fiscais e mercadológicas, bem como identificando parceiros e oportunidades de negócios e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem Pavilhões Oficiais Italianos em feiras internacionais, missões de empresários e profissionais a feiras italianas, cursos de formação e campanhas de comunicação. A ITA também tem por função atrair investimentos estrangeiros na Itália.
Somente em 2024, levou representantes de cerca de 30 das maiores redes de supermercados e importadores de alimentos e bebidas para visitar a Vinitaly, realizada no último mês de abril, e cujos primeiros resultados em novos produtos em circulação no mercado brasileiro devem começar a ser vistos a partir do segundo semestre deste ano.
Também bastante aguardada, a campanha Sabores da Itália, realizada em colaboração com os principais e-commerces e redes de supermercados do país, bem como as ações realizadas no âmbito da Semana da Cozinha Italiana do Mundo e que envolvem toda a rede diplomática italiana, que devem trazer muitas novidades e oportunidades para os brasileiros conhecerem ou aumentarem o consumo de produtos Made in Italy.

www.ice.it * www.madeinitaly.gov.it
Instagram: @ita.brasil
Twitter: @icesanpaolo
Facebook: @ICEBrasil
Linkedin: company/ice-sanpaolo
www.italianwines.com.br

Sobre a Wine South America

Considerada uma das maiores feiras profissionais de vinhos na América Latina, a Wine South America é realizada na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil. O evento reúne produtores, grupos, importadoras e empresas nacionais e internacionais, com foco na realização de grandes negócios em toda a cadeia do vinho.
www.winesa.com.br
Instagram: @winesouthamerica
Facebook: @feirawinesouthamerica
Linkedin: company/wine-south-america

Sobre a Vinitaly 

A Vinitaly é a principal feira internacional do setor vitivinícola do mundo. A feira tornou-se ponto de referência mundial para o segmento graças à contínua apresentação de novidades, unindo uma exposição comercial com referências para a vinificação mundial. O setor vitivinícola italiano estabeleceu-se como o melhor embaixador dos produtos “Made in Italy”, representando a excelência e a qualidade italianas.
www.vinitaly.com
Instagram: @vinitalyofficial
Twitter: @VinitalyTasting
Facebook: @vinitalyofficial
Linkedin: company/vinitaly

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