A campanha “Prazeres da Europa | Queijos da França”, uma iniciativa cofinanciada pela União Europeia e pelo CNIEL (Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira da França – associação dos produtores de queijo da França) para divulgar os queijos europeus de origem francesa importados pelo Brasil, está de volta à Restaurant Week, um dos maiores festivais gastronômicos da América Latina, agora em Florianópolis pela primeira vez. Além de movimentar o setor, o evento fomenta a diversa cultura gastronômica do país, e entre os dias 21 de junho e 21 de julho os restaurantes da ilha irão incluir nos seus menus exclusivos essas delícias inesquecíveis da França.
Para a primeira edição do evento na cidade, que tem como tema “Revolução Vegetariana”, foram selecionados alguns dos
melhores restaurantes da região para oferecer aos clientes um menu que representa um movimento cultural que desafia conceitos pré-estabelecidos e estimula a experimentação. O resultado são novas texturas, sabores e combinações que fazem um convite à reflexão sobre nossas escolhas alimentares e o impacto que elas têm no mundo que vivemos.
Com valores fixos, são oferecidos entrada, prato principal e sobremesa em três diferentes categorias: tradicional, plus e premium, com valores entre R$ 54,90 e R$ 109,00. Os restaurantes vão oferecer duas opções de cada item, para o público escolher a preferida. As bebidas, o couvert e o serviço não estão inclusos no valor.
Este ano, queijos como o amanteigado Brie, o azul Bleau d´Auvergne, o clássico e versátil Camembert, ou mesmo o alaranjado Mimolette, entre outros, serão servidos em tábuas como parte dos menus da Florianópolis Restaurant Week, trazendo novas experiências que prometem aguçar os sentidos e fazer as pessoas iniciarem uma deliciosa jornada gastronômica sem caminho de volta.
Com o intuito de seguir as tradições da França, os queijos serão servidos em número ímpar: para uma ou duas pessoas, três tipos de queijos; três a quatro pessoas, cinco tipos de queijos; e a partir de cinco pessoas, sete tipos de queijos.
Aude Torlach, gerente de marketing e comunicação do CNIEL, explica: “Em nosso terceiro ano de ações no Brasil, a campanha Prazeres da Europa | Queijos da França patrocina novamente a Restaurant Week em algumas das maiores cidades do país, como Florianópolis e Curitiba. Desta vez, a experiência do consumidor passará pela degustação dos queijos europeus de origem francesa in natura, em tábuas de aperitivo. É uma excelente chance para conhecer sabores mundialmente famosos por suas peculiaridades culturais, tradicionais e históricas, resultantes de receitas milenares que deram fama para autênticas preciosidades francesas encontradas Brasil como o Brie, o Camembert, o Emmental, o intenso azul Bleu d’Auvergne ou o inusitado Mimolette, entre outros”.