Após a primeira unidade na Barra Funda, em São Paulo, e a segunda na cidade do Porto, em Portugal, a Casa Tão Longe, Tão Perto abre suas portas no bairro de Botafogo. “Ao lado de São Paulo, o Rio de Janeiro é um dos mercados mais maduros para o universo do vinho. É importante estarmos em um lugar aberto a modelos de negócios como a Casa Tão Longe, Tão Perto, um bar de vinhos de torneira”, diz a sommelière, sócia-fundadora, Gabriela Monteleone, sobre a escolha pela capital carioca.
A Casa Tão Longe, Tão Perto – Botafogo tem como sócios Ariel Kogan (sócio-fundador do TãoLongeTãoPerto), Ricardo Rebello, ( Sebastian Gastrobar e Soga Beach,) e Nelson Soares Pinto e Juan Manuel Prada, ambos do SULT, com o qual divide a rua. “A expansão dos bares de vinhos ‘na torneira’ para mais cidades pretende aumentar o número de pontos de venda para pessoa física, assim como a visibilidade do portfólio de produtos e produtores que representamos”, diz Kogan.
Na nova casa carioca, o objetivo segue o mesmo: evidenciar vinhos brasileiros e fortalecer a conexão entre agricultores e viticultores familiares e consumidores finais, a partir de um envase sustentável. Além de apreciar brancos, laranjas, rosés, claretes e tintos em taça (por volta de 25 reais) ou embalagens de 1 litro (por volta de 130 reais), na Casa Tão Longe, Tão Perto – Botafogo, o cliente pode abastecer o próprio growler de vidro ou cerâmica e levá-lo para casa.
Para acompanhar os vinhos brasileiros, a unidade de Botafogo traz uma seleção de pães, queijos e embutidos de produtores artesanais brasileiros, servidos em tábuas, além de azeitonas e nuts. Os pães de fermentação natural são da Slow Bakery, premiada padaria que se preocupa com o não desperdício de água e energia, a redução de lixo e a produção local. Os queijos são da Queijaria Rima (Porto Feliz, SP), que tem foco na fabricação artesanal dos laticínios de ovelha, a partir de uma cadeia produtiva sustentável, com produtos sem aditivos e conservantes. Os salames, embutidos e maturados são da Porco Alado e Cochon Rouge (ambas cariocas), além dos produtos do mar feitos com esmero pelo projeto A.MAR (Ilhabela-SP).
O Tão Longe, Tão Perto
Focado na representação de vinhos de pequenos produtores brasileiros, com base na curadoria, comunicação e distribuição das bebidas, o projeto Tão Longe, Tão Perto atua, hoje, em três frentes comerciais: os bares de vinhos “na torneira”, as torneiras de vinho em hotéis e estabelecimentos gastronômicos, e a comercialização de rótulos de vinícolas nacionais parceiras.
Os bares de vinhos “na torneira”, onde os consumidores podem encher seus growlers de 1 litro e beber
vinhos na taça, são três: a Casa Tão Longe, Tão Perto – Barra Funda, em São Paulo; a Casa Tão Longe, Tão Perto – Porto, no Porto, em Portugal – com vinhos de pequenos produtores portugueses; e a Casa Tão Longe, Tão Perto – Botafogo, no Rio de Janeiro.
As torneiras de vinho em hotéis, restaurantes e bares já estão em mais de trinta estabelecimentos do país, enquanto os rótulos de vinícolas nacionais parceiras podem ser adquiridos por e-commerce ou WhatsApp e são enviados para todo o Brasil.
Ao fazer a representação de pequenos produtores 100% brasileiros, priorizando os vinhos de mínima ou nenhuma intervenção química, o Tão Longe, Tão Perto busca estreitar a conexão entre agricultores familiares e consumidores finais. Com a intenção de trazer soluções sustentáveis para o mercado de alimentos e bebidas, o projeto ainda propõe o armazenamento dos vinhos em barris de inox de 20 litros, diminuindo a produção de lixo e a emissão de carbono. A comercialização de rótulos de vinícolas nacionais parceiras também contribui para a diminuição da pegada de carbono, assim como valoriza a produção local.
Casa Tão Longe, Tão Perto Botafogo
Rua Fernandes Guimarães, 93
Horário de Funcionamento: de 4a a 2a. feira, das 17 às 0h
@casatltp.botafogo