O Rio Grande do Sul é o maior produtor de uvas e vinhos do país. Contando com mais de 500 vinícolas e cerca de 47 mil hectares dedicados ao cultivo da fruta, o estado foi representado na 8ª edição do Salão Nacional do Turismo por duas regiões que são expoentes na elaboração de vinhos: a Campanha e a Serra Gaúcha. Pela primeira vez, em uma parceria com a Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), a Campanha Gaúcha esteve participando ao lado da Serra na exposição dos produtos elaborados com as uvas do terroir da região — que é responsável pela produção de mais de 30% dos vinhos finos brasileiros.
Caracterizados com a indumentária típica do RS, o prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves — representando a região do Pampa Gaúcho — e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Flores da Cunha (Serra Gaúcha), Tiago Centenaro Mignoni, promoveram a degustação de rótulos, em um momento regado a verso, trova e poesia gaúchos
Nomeada como o “Encontro dos gigantes”, a degustação no Salão Nacional do Turismo foi acompanhada por visitantes da feira e também prestigiada por lideranças políticas, como o secretário estadual de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior. O evento, que ocorreu no Rio de Janeiro, reuniu cerca de 100 mil participantes ao longo de três dias de programação.