O Latin America’s 50 Best Restaurants 2024 acaba de anunciar a sua lista principal de 1 a 50, em cerimônia realizada no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, na noite desta terça (26).
A comunidade gastronômica esteve em peso no Rio de Janeiro pelo segundo ano consecutivo para a cerimônia do Latin America’s 50 Best Restaurants 2024, patrocinado por S.Pellegrino & Acqua Panna. Apresentada no icônico Museu Histórico Nacional, na noite de ontem (26 de novembro), a 12a edição anual do ranking celebra a riqueza e a diversidade culinária da América Latina, representadas por estabelecimentos de 22 cidades, escolhidos por 300 especialistas e profissionais do setor.
São Paulo chega a sete estabelecimentos ne importante ranking, e se iguala em número de restaurantes a Lima, capital peruana mundialmente conhecida pela gastronomia. As duas cidades ficam atrás apenas de Buenos Aires, que se mantém como potência culinária da região. É de lá, inclusive, o No.1: a parrilla Don Julio, que reconquista a posição que ocupou em 2020.
Além de São Paulo, o outro destino brasileiro com dois destaques na lista é o Rio de Janeiro. A metrópole abriga o The Best Restaurant in Brazil: o Lasai, do chef Rafael Costa e Silva. Resultado dos votos de 300 jurados do setor, o ranking celebra no total 22 regiões da América Latina, entre elas seis estreantes.
Refletindo o emergente panorama gastronômico da região, seis restaurantes surgem na lista pela primeira vez. O Trescha, em Buenos Aires, estreia na posição No.33, levando o título de Highest New Entry Award e reforçando a reputação de potência gastronômica da capital argentina. O Huniik, em Mérida, figura na posição No.36, e o Lo de Tere, de Punta del Este, entra na posição No.41 do ranking, firmando-se ainda como The Best Restaurant in Uruguay. Outras novidades são o Manuel (No.42), de Barranquilla, e o Cordero (No.44), de Caracas, prestigiado também com o prêmio The Best Restaurant in Venezuela. O Máximo Bistrot (No.43), na Cidade do México, e o Aramburu (No.46), em Buenos Aires, retornam ao ranking depois de dois anos.
O italiano Stefano Bolognese, diretor da unidade de negócios internacionais da Sanpellegrino, diz: “Como patrocinadores de longa data do Latin America’s 50 Best Restaurants, a S.Pellegrino e a Acqua Panna têm muito orgulho em apoiar esta prestigiosa celebração da excelência culinária. O evento ressalta as experiências mais finas de toda a região, além de talento e criatividade incríveis, que continuam moldando a vibrante cena gastronômica da América Latina. Celebramos a paixão e a inovação de todos os chefs e equipes que deixam aqui suas marcas e aguardamos ansiosos a oportunidade de testemunhar seu impacto no futuro do setor. Parabéns ao restaurante vencedor e a todos na lista. Continuem transpondo as barreiras da criatividade para, por meio da gastronomia, fazer do mundo um lugar melhor”.
CONHEÇA O CRITERIOSO PROCESSO DE VOTAÇÃO 50 BEST
O papel da organização do 50 Best é promover os restaurantes e demonstrar que o talento gastronômico mantém sua vital importância, continuando a apoiar o setor de hospitalidade e inspirando os consumidores a buscar experiências culinárias inesquecíveis. O 50 Best trabalha com a firma de consultoria Deloitte, sua parceira oficial e independente de arbitragem, para ajudar a proteger a integridade e autenticidade do processo de votação e da lista de vencedores do Latin America’s 50 Best Restaurants 2024.
A Latin America’s 50 Best Restaurants Academy é composta por 300 membros da região, todos selecionados cuidadosamente em razão de sua opinião especializada sobre o panorama gastronômico na América Latina. Os votos da Academy definem a lista da Latin America’s 50 Best Restaurants. A Academy é dividida em cinco regiões: México, América Central, América do Sul (norte), América do Sul (sul) e Brasil. Os votantes são jornalistas, críticos gastronômicos, chefs, restaurateurs e gourmets com vasta experiência em viagens. Cada membro envia 10 votos, apresentando o que considera as suas melhores experiências culinárias vividas nos 18 meses anteriores. Ao menos quatro desses votos devem mencionar restaurantes fora de seu país de origem.
Prêmio Beronia Melhor Sommelier:
Prêmio LatAm24 Beronia Melhor Sommelier da América LatinaA enóloga colombiana Laura Hernández Espinosa é reconhecida pelo Beronia Latin America’s Best Sommelier Award por suas descobertas e seus estudos sobre as bebidas originárias de comunidades indígenas. Laura atua como sommelier-chefe no Leo, em Bogotá, e no bar La Sala de Laura (no mesmo endereço). Ela também é diretora-executiva do Funleo, fundação dedicada a restaurar e promover o conhecimento ancestral.
CONFIRA A LISTA 1-50 COMPLETA: Ranking – Estabelecimento – Cidade
1 Don Julio Buenos Aires
2 Maido Lima
3 El Chato Bogotá
4 Kjolle Lima
5 Boragó Santiago
6 Celele Cartagena
7 Lasai Rio de Janeiro
8 Mérito Lima
9 Quintonil Cidade do México
10 Leo Bogotá
11 Nuema Quito
12 Alcalde Guadalajara
13 Mayta Lima
14 Maito Cidade do Panamá
15 A Casa do Porco São Paulo
16 Tuju São Paulo
17 Fauna Valle de Guadalupe
18 Gran Dabbang Buenos Aires
19 Rafael Lima
20 Evvai São Paulo
21 Oteque Rio de Janeiro
22 Sublime Cidade da Guatemala
23 Villa Torél Ensenada
24 Pujol Cidade do México
25 Sikwa San José
26 Nelita São Paulo
27 Metzi São Paulo
28 Cosme Lima
29 Mishiguene Buenos Aires
30 La Mar Lima
31 El Preferido de Palermo Buenos Aires
32 Arca Tulum
33 Trescha Buenos Aires
34 Niño Gordo Buenos Aires
35 Maní São Paulo
36 Huniik Mérida
37 Julia Buenos Aires
38 Gustu La Paz
39 Mercado 24 Cidade da Guatemala
40 Cantina del Tigre Cidade do Panamá
41 Lo de Tere Punta del Este
42 Manuel Barranquilla
43 Máximo Bistrot Cidade do México
44 Cordero Caracas
45 Humo Negro Bogotá
46 Aramburu Buenos Aires
47 Sud 777 Cidade do México
48 Rosetta Cidade do México
49 Mil Moray
50 Kotori São Paulo