Ações estratégicas visam crescimento do mercado de vinho no Brasil
Lançada em janeiro de 2019, a Pró-Vinho completa seis anos atuando em prol do crescimento do mercado de vinho no Brasil. Nesse período, muitas ações foram desenvolvidas, novos profissionais e associações passaram a fazer parte da entidade, participando ativamente de reuniões presenciais, onde são apresentados contextos atuais do mercado e elaboradas novas estratégias para alcançar o consumidor de vinho no país.
2024 foi um ano particularmente especial para a Pró-Vinho, com a veiculação de uma nova campanha publicitária e o lançamento da nova assinatura “A vida é melhor com vinho”. Seguindo a pauta da entidade, a campanha teve como objetivo fomentar o mercado de vinhos no Brasil a partir de estímulos ao consumo consciente em situações em que o brasileiro não está familiarizado.
Criada pela Zoégas Comunicação, a campanha mostrou situações de consumo nas quais o brasileiro está acostumado a associar a outros tipos de bebidas, como churrasco, jogos de futebol, lazer na praia, piscina, entre outros, com publicações nas redes sociais, plataformas de buscas e outras mídias digitais.
Parte de um projeto amplo de marketing implementado pelo Pró-Vinho, a campanha contou com a participação de 40 influenciadores digitais de gastronomia e profissionais do segmento de vinhos, junto com um programa de relacionamento com as empresas do varejo, canal Horeca (hotéis, restaurantes, cafeterias e catering) e de redes especializadas na venda de vinhos, através da parceria com a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e a ANR (Associação Nacional de Restaurantes).
“Estamos entusiasmados com o sucesso da campanha e confiantes com a perspectiva de mais apoiadores para 2025”, diz Didu Russo, Diretor de Comunicação da Pró-Vinho.
GUIA ESSENCIAL DE HARMONIZAÇÃO DE VINHOS
Nessa mesma campanha, a Pró-Vinho lançou seu Guia Essencial de Harmonização de Vinhos, que conta com o patrocínio de Vinhos de Portugal, e pode ser acessado no site, nas redes sociais e através das ferramentas de buscas, como o Google. Esse guia ajuda a explorar as melhores combinações para cada tipo de vinho, começando pelos brancos, passando pelos tintos, roses, espumantes e de sobremesa, trazendo dicas de momentos de consumo, uvas utilizadas e harmonização com alimentos.
SOBRE A PRÓ-VINHO
A Pró-Vinho reúne profissionais e associações de diferentes setores do mundo do vinho, desde a produção até o seu consumo e divulgação, com o objetivo de aumentar o consumo desta bebida no país, hoje em torno de dois litros por habitante/ano.. Lançada em janeiro de 2019, tem entre seus fundadores a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), a ABBA (Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas), o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), além de jornalistas e influenciadores que atuam no setor.
@pro_vinho.br #provinho #avidaemelhorcomvinho