Rótulos funo preto

Réquiem, vinícola espanhola de Ribeira del Duero tem sócios brasilienses

 Cinco empresários da capital federal adquirem vinícola que promete ser um dos maiores ícones do mercado de vinhos.   

Empresários de Brasília investem em vinícola espanhola da região de Ribeira Del Duero

Na consagrada  região vitivinícola de  Ribeira Del Duero, ao lado do renomado Vega Sicília, encontra-se  a Bodega Réquiem Hispania especificamente,  na província de Peñafiel, próxima à cidade de Valladolid – antiga capital da Espanha –  onde imperam vinhedos antigos  destinada a uma exclusiva produção de vinhos de alta gama.  Fundada pelo viticultor  espanhol Pablo Miranda, que também atua como diretor comercial da vinícola, agora ganha novos sócios  de Brasília e, consideráveis investimentos. A porta de entrada foi por meio da Importadora Del Maipo, do empresário brasiliense Cyro Torres Junior, que já importava  rótulos comercializados por  Miranda, que há 10 anos  visita o país trazendo um pouco da cultura enológica espanhola.

Cyro Torres Júnior, sócio da Bodega Réquiem  – Credito: Su Maestri

 Para a nova empreitada o fundador da Del Maipo Cyro Torres Junior e o sócio Bernardo Avelar, convidaram mais 3 empresários  brasilienses, também amantes de vinho para se juntar a esse grandioso projeto. São eles os empresários Fabiano Cunha Campos, Márcio Salomão e o médico Luiz Leite . Os cinco detêm 50% do capital da bodega Réquiem

 História da Bodega Réquiem

 A Bodega Réquiem foi fundada por Pablo Miranda no ano de 2000 e se baseou em 3 pilares: paixão, família e terroir. A música erudita permeia a historia  da vinícola que leva o nome da última e inacabada composição do músico austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. Miranda conta que na sala de sua casa materna, havia um piano de cauda, onde a  mãe, pianista, tocava e estudava música; anos depois todo esse cenário serviu de  inspiração para o nome da vinícola,  Réquiem.

Os Vinhos:

 Réquiem Hispania é a canção da terra; os vinhos com  notas intensas provenientes de videiras de mais de 80 anos produzem uvas mais concentradas, tornando seus vinhos mais exuberantes, com  acidez finamente equilibrada, excelente carga aromática,  taninos macios e equilibrados.  Com uma produção regular e poucas variações entre safras, a Réquiem  faz um manejo de colheita manual  e todo o cuidado nas vinhas refletem na adega com vinhos de bastante caráter e personalidade.

A filosofia de envelhecimento dos vinhos da Bodega Réquiem Hispania consiste em encontrar a “harmonia oculta”  promovendo  o afinamento em barricas  de carvalho, com o objetivo de domar a carga tânica tão presente na variedade Tempranillo.  Para tal, opta-se por uma contribuição moderada de barricas novas (20%) para vinhos de guarda, como o Réquiem, que conta com a personalidade de uma obra pronta, durante não menos que 16 a 18 meses. 

 Para vinhos mais jovens, como o Re Minor, considerado por Miranda “quase um Rock & Roll escrito em Ré menor”, que pode ser  degustado sem esperar grande complexidade estagiando  de 6 a 8 meses em barricas de carvalho.

 A Bodega Réquiem Hispania responde à filosofia do pequeno, do exclusivo, do limitado, do bem feito e do respeito pelo seu ambiente natural, pelos costumes do seu povo e pelo legado das suas tradições, sem nunca esquecer o imperativo da inovação e um inconfundível toque pessoal.

Lançamento no Brasil

 A vinícola acaba de lançar o terceiro rótulo em seu portifolio,  um Tempranillo com 24 meses de maturação em barricas, trazendo toda a complexidade e elegância dos grandes vinhos da Ribeira del Duero. Com o sugestivo nome Dies Irae” – Dia da Ira, traduzido para o português-  é um hino em latim, frequentemente associado ao Réquiem de Mozart, e que é parte de um rito litúrgico da Igreja CatólicaEste hino descreve o Juízo Final com descrições apocalípticas da volta de Jesus.

O enólogo à frente  da  Bodega Réquiem Hispania  que assina os rótulos  é Emanuel Ivars Encinas, nascido no Vale do Loire na França,  estabeleceu em  Ribera de Duero, justo na época em que eclodia a fama da região, cerca de 25 anos atrás. Desde então, por meio de sua participação em diferentes projetos, desenvolveu um conhecimento e um instinto, que somente podem ser observados naqueles que, como ele, internalizaram os aromas, os gestos e os sentimentos que dão sentido a uma região vinícola.   

Onde encontrar os rótulos Réquiem em Brasília:  

Os rótulos podem ser encontrados na carta de vinhos dos melhores restaurantes da cidade: Norton, A Mano, Aroma, Bloco C, Cozze, Don Leon, Fazenda Churrascada, Fuego, Marie Cuisine, IVV, DOC Cucina, Restaurante Lago, Wine Garden, Manuelzinho, Palomina Wine Bar, entre outros.

 Distribuidoras: Wine C, Manda Vinho, Somms Wine Bar, entre outros.

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta