leon

Apenas 480 garrafas: Brasil recebe o novo ícone da Luigi Bosca, o LEON Cabernet Sauvignon

O Luigi Bosca LEON Cabernet Sauvignon finalmente chega ao Brasil. Considerado o mais novo vinho ícone da vinícola argentina, o rótulo tem uma tiragem limitadíssima, com apenas 480 garrafas destinadas ao nosso país. A vinda do vinho é um marco, pois na América Latina, ele estará disponível exclusivamente no Brasil, Uruguai, México e Argentina. A responsável por trazê-lo é a Importadora Decanter, parceira de longa data da Luigi Bosca.

Com mais de 120 anos de história e pioneirismo na renomada região de Mendoza, a Luigi Bosca, fundada pela família Arizu em 1901, criou o LEON como uma homenagem a Leoncio Arizu, que acreditava no potencial da Cabernet Sauvignon em terras mendocinas. A visão de Leoncio, da primeira geração da família, inspirou seus descendentes a continuarem explorando e inovando, mostrando que a Argentina poderia ir muito além da Malbec.

O projeto foi liderado por Alberto Arizu, da quarta geração da família, que contou com o apoio do talentoso enólogo Pablo Cúneo. Para Alberto, o lançamento do LEON é um retorno às origens e uma celebração da história da vitivinicultura argentina. “Cada Cabernet Sauvignon que elaboramos ao longo da nossa história foi um degrau no caminho que nos levou a este vinho,” resume ele.

 

O Processo de Criação e as Características do Vinho

O enólogo Pablo Cúneo dedicou cinco anos à criação do LEON, buscando entender as sutilezas que definem um grande Cabernet Sauvignon de Mendoza, um terroir de clima continental sem influência oceânica. Segundo Cúneo, o vinho “expressa um caráter de continentalidade. Elegante, com taninos equilibrados e grande capacidade de evolução em garrafa, ele é vibrante, de textura macia, final longo e frutado.”

Composto por 91% Cabernet Sauvignon e 9% Cabernet Franc, o Luigi Bosca LEON Cabernet Sauvignon 2022 é produzido com uvas de vinhedos próprios em Vistalba e Gualtallary. O vinho amadurece por 12 meses em foudres e barricas de carvalho francês, seguindo as tradições de Bordeaux.

Sua coloração é um vermelho escuro e profundo. No nariz, se destacam os aromas intensos de frutas negras, com notas de especiarias e toques herbáceos. O paladar é rico em sabores, e o vinho tem um potencial de guarda de até 15 anos.

A Luigi Bosca é um dos nomes mais respeitados no mundo do vinho argentino, e atualmente, está entre as cinco maiores exportadoras de vinhos de luxo do país.

O preço sugerido para o Luigi Bosca LEON Cabernet Sauvignon no Brasil é de R$ 975,00. Onde encontrar: www.decanter.com.br e nas lojas Decanter.

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta